Entrevista: Phivos Papadopoulos (William J. Tsamis Tribute)

 

Nascidos em 1980 e sempre com uma atividade inconstante, os Warlord são, independentemente disso, unanimemente considerados como um dos nomes maiores do metal mundial. Desde sempre na banda, o guitarrista e baixista William J. Tsamis foi uma das forças motrizes da banda. Com 60 anos deixou-nos no dia 13 de maio de 2021 e perpetuar o seu legado com um tributo era mais que necessário. Quem lançou mãos à obra foi Phivos Papadopoulos, dono da editora cipriota Pitch Black Records, que conseguiu juntar dezasseis nomes para outras tantas versões. O álbum intitula-se A Crack In The Sky e é-nos explicado, de forma sentida, pelo próprio.

 

Olá, Phivos! Em primeiro lugar, obrigado pela disponibilidade. A Crack In The Sky é a tua homenagem à memória de William J Tsamis. A primeira pergunta é, quão importante foi William na tua carreira musical?

Olá, Pedro e muito obrigado por esta entrevista. Bem, a música de Bill Tsamis tem sido muito importante para mim desde os meus primeiros anos de metal até o final dos anos 80/início dos anos 90, quando me deparei com a cassete Deliver Us. Acho que me considero sortudo por ter descoberto os Warlord desde muito cedo na minha jornada pelo metal. Do ponto de vista musical, as suas composições e estilo definitivamente tiveram um efeito no meu estilo de tocar e de composição durante meu tempo com a minha antiga banda (Diphtheria) no início dos anos 90. A um nível mais pessoal, claro, a música dos Warlord está intimamente ligada à minha adolescência, crescimento, etc. e, em geral, sempre esteve comigo em várias fases da minha vida. Simplesmente não conseguia cansar-me de nenhuma das músicas de Bill, desde as mais antigas até as mais recentes, e isso é algo muito raro de acontecer com apenas um artista. E quando algo assim acontece, simplesmente valorizas esse artista para sempre no teu coração.

 

Quando te surgiu a ideia de fazer uma homenagem como esta?

A ideia ocorreu-me alguns dias após a notícia da sua morte em maio de 2021 e comecei a planear todo o projeto em junho de 2021. Não foi preciso pensar muito - decidi o que queria fazer e que queria fazer o melhor trabalho que conseguisse. Depois disso, fiz algumas ligações, discuti as coisas com o management dos Warlord e a bola começou a rolar

 

Quais são/foram os teus objetivos e ambições com A Crack In The Sky?

Como menciono nas notas do álbum, este álbum é, obviamente, uma maneira de honrar o legado de Bill e prestar os nossos respeitos a ele, mas também é para mostrar o quanto ele significava para tantas pessoas, bem como que tipo de pessoa ele era. Isso é conseguido lendo tudo o que é dito sobre ele no CD, pelas bandas participantes, bem como algumas outras pessoas que convidei para dizer algumas palavras sobre Bill. Mas não é só isso, uma das minhas maiores ambições com este álbum é que os fãs mais jovens (existentes ou que ainda não nasceram) talvez um dia descubram isso e aprendam sobre Bill e a sua música através deste álbum tributo e depois procurem o seu original gravações.

 

Podemos dizer que é um projeto muito pessoal teu? Porquê?

Com certeza! Além do impacto que ele teve em mim durante a minha adolescência, em algum momento eu liguei-me com Bill através do Facebook e trocávamos mensagens ocasionalmente. Curiosidade, compartilhamos o mesmo aniversário (com alguns anos de diferença, é claro)! De qualquer forma, finalmente encontramo-nos em Atenas em 2013, quando os Warlord iriam tocar ao vivo lá, mas o que sempre me impressionou foi o quão pés na terra e amigável ele era e fácil de conversar. Escusado será dizer que, pelo quanto eu o admirava e o quanto as suas criações significavam para mim, mesmo antes de nos conhecermos ou começarmos a conversar online, sempre o considerei um amigo muito próximo! Como disse antes, a sua música sempre esteve comigo desde o início da minha vida, ainda continua a estar e continuará a estar para sempre.

 

Para esta homenagem, tens 16 nomes de diferentes estilos. Como foi feita a gestão desta seleção?

Isso não foi tão fácil quanto possas imaginar, mas graças à Internet e inúmeros e-mails e mensagens do Facebook, consegui. O processo que criei foi relativamente simples. Eu não queria simplesmente “atribuir” faixas específicas a nenhuma banda; em vez disso, pedi que escolhessem as suas 4-5 faixas favoritas e as enviassem para mim por ordem de preferência. Por sorte, não houve nenhum “confronto” sério entre as bandas em termos de escolhas de músicas, portanto tudo funcionou bem.

 

Todas as versões que estão incluídas neste álbum foram gravadas especificamente para ele?

Sim, todas as versões são gravações absolutamente novas. Na verdade, ofereceram-se para incluir algumas que haviam sido lançadas anteriormente, mas eu não queria isso, portanto recusei.

 

Como surge este título A Crack In The Sky? Por que o escolheste?

Desde o início que sabia que o título tinha que ser uma referência a uma das suas músicas, mas ao mesmo tempo ter algum tipo de significado ou simbolismo. Houve muitas opções, mas no final fiquei com este. A referência imediata e óbvia é (em termos simples) que essa “força” que é Bill Tsamis está agora no céu. Claro que eu poderia analisar isso durantes horas e explicar todo e qualquer simbolismo, porque há muitos mais, especialmente em relação ao incrível artwork.

 

Já agora, quem o criador dessa obra de arte fantástica?

O criador foi Giannis Nakos da Remedy Art Design. Ele é um artista fantástico e promissor que também é uma ótima pessoa para se trabalhar. O conceito básico que eu tinha era que queria algum tipo de referência à capa de Deliver Us, mas é claro que não exatamente a mesma coisa. Eu também sabia que queria algo mais moderno, mas ao mesmo tempo, quando olhas para isso, consegues entender a que cena se refere.

 

Qual foi a reação do management dos Warlord?

Eles estiveram, é claro, muito positivos e interessados ​​em trabalhar comigo para fazer isto. Já nos conhecíamos antes, portanto sabiam que podiam confiar em mim para levar este projeto adiante e espero não os desapontar!

 

Além da presença de 16 bandas incríveis com 16 grandes versões, o que mais apresentas neste álbum?

Como referi anteriormente, o encarte inclui algumas palavras sobre Bill de cada uma das bandas participantes. Mas também há palavras de algumas outras personalidades da indústria que convidei, a maioria delas tendo algum tipo de ligação, com Bill durante a sua carreira. Essas pessoas incluem Brian Slager, Joacim Cans, Jack Starr, Rick Anderson e outros. Considero o encarte deste álbum em particular de grande importância e esta é a razão pela qual serão disponibilizados gratuitamente como um livreto digital especial no nosso site no dia em que o álbum for lançado para qualquer pessoa ver ou baixar.

 

Para finalizar uma pergunta pessoal – qual é a tua música favorita do William?

Ah! Essa é uma ótima pergunta! E é ótimo porque tem uma resposta ainda maior! A minha música favorita do Bill Tsamis é uma que não está incluída na compilação! Bem, “quase” não incluída… Isso seria Deliver Us From Evil (lembra-se do título do nosso álbum?). Eu precisaria de páginas e páginas para descrever o que essa música significa para mim e o quão importante ela é para mim. Mas eu não queria que ninguém fizesse uma versão dela porque senti que é uma daquelas coisas que dizemos que “às vezes é melhor deixar algumas coisas intocadas”. Mas por outro lado eu queria que essa música fosse, de alguma forma, incluída. E é aqui que entra aquele belo final que temos para encerrar as coisas. Eu pedi ao meu grande amigo e “mestre” da guitarra Socrates Leptos que criasse um bom arranjo para isso e ele realmente fez um excelente trabalho.

 

E uma pergunta fora deste tema – próximos projetos para a Pitch Black Records?

Bem, nós temos mais 3 lançamentos a chegar até ao verão. Primeiro o novo, terceiro álbum da banda norueguesa de heavy metal old-school SINSID, depois o segundo álbum de uma lendária banda brasileira de Doom Metal chamada THE CROSS e finalmente no início de junho, teremos o novo e décimo quinto (ou décimo sexto – não tenho certeza, já perdi a conta!!) dos HOLY DRAGONS. Mais alguns lançamentos virão no final do ano, mas para esses terão que esperar um pouco mais…

 

Muito obrigado, Phivos, mais uma vez. Queres acrescentar mais alguma coisa?

Gostaria de te agradecer, Pedro, por esta entrevista e pelo teu apoio de longa data. Espero que as pessoas, especialmente os fãs de Bill Tsamis, apreciem este álbum e pensem que é uma homenagem apropriada. Espero que algum dia eles compartilhem com os seus filhos ou outros jovens fãs de metal e lhes expliquem o quão grande Bill era e então talvez eles possam passar para os seus filhos e assim por diante...


Comentários