Entrevista: Vast Conduit

 



Bill Jenkins, teclista e vocalista dos Enchant e Thought Chamber, tem vindo a criar as suas músicas. Agora estava na altura certa de as lançar e com um conjunto de músicos conhecidos (alguns mesmo dos dois coletivos citados) e até de familiares (a bateria foi entregue ao seu filho!) nascem os Vast Conduit que assinam um pessoal e emocionado Always Be There. Um disco em torno da importância da família e que teve data de lançamento no aniversário do falecimento do seu pai. Musicalmente, o prog rock apresentado é deslumbrante e foi isso que nos levou a conversar com o mentor do projeto.

 

Olá, Bill! Em primeiro lugar, obrigado pela disponibilidade. Vast Conduit é o teu novo projeto, portanto, podes começar por apresentar a banda aos rockers portugueses?

Obrigado, Pedro, por quereres saber mais sobre nós! Aqui ficam os membros da banda: na guitarra, temos Michael Harris que esteve nos Arch Rival, formou os Thought Chamber e tem muitos álbuns a solo com os seus créditos. No baixo está Jeff Plant, também dos Thought Chamber (além disso, ele fez tournées com Norah Jones, Wynonna Judd e Kirk Whalum, além de estar em inúmeras gravações). Tendo gravado com Thought Chamber, Michael e Jeff ficaram ambos entusiasmado em fazer parte deste projeto. Na bateria está o meu filho Will, que tirou tempo dos seus próprios projetos e ensina a estabelecer as faixas de bateria e a participar em vários outros aspetos deste projeto. Friel é o vocalista. Conheço Friel desde os dias antes de Early Eclipse e queria a sua voz neste projeto. No violino temos Jim Hurley. Jim andou em tournée com Ritchie Blackmore e os Blackmosre’s Night, Trans-Siberian Orchestra, Ancient Future e Queen Ida's Bon Temps Zydeco Band. Eu toco com ele na banda local de Jim, Night Harvest, que foi a forma como nos ligamos para este projeto. Ah, e estou eu próprio, Bill Jenkins nas teclas. Como teclista dos Enchant, algumas portas se abriram para gravar com os Thought Chamber e sentar com os Spock’s Beard e Sound Of Contact. Todas essas experiências levaram, de uma forma ou de outra, a conhecer a maioria dos músicos que estiveram envolvidos neste projeto (claro, Will diz que nasceu neste projeto - é verdade!).

 

Quais são os teus objetivos e ambições com Vast Conduit?

Para mim, o principal objetivo ao iniciar este projeto foi levar ideias de músicas que eu tinha e transformá-las nas melhores gravações finais possíveis e depois tocá-las ao vivo. Ter o resto dos membros a contribuir com os seus talentos trouxe essa primeira parte a fruição melhor do que eu imaginava. Agora, continuamos a ver o que podemos fazer para performances ao vivo. E também espero acompanhar esta primeira versão com uma segunda versão.

 

Always Be There é um álbum conceptual a respeito de relações familiares, não é? Podes explicar melhor esse conceito?

A música Always Be There foi escrita enquanto passava por um divórcio. Estar lá para os meus filhos foi de extrema importância para mim e isso é expresso nessa canção. Parte da razão pela qual eu me sinto tão fortemente sobre isso foi devido a ter perdido os meus pais quando estava no secundário, que é onde se baseia a música Early Eclipse. Essas duas músicas foram uma espécie de pilares para o tema do álbum. Algumas das músicas não estão tão fortemente ligadas a isso e, francamente, Too Busy é uma música mais divertida para nós (embora eu suponha que poderias transformar o título para significar algo relacionado ao tema geral). De qualquer forma, despois destas ideias, o ponto é que eu considero o álbum temático ao invés de ser um álbum conceptual.

 

E podemos considerá-lo também um álbum pessoal, considerando que escolheste a data do 40º aniversário do falecimento do teu pai para data do lançamento?

O tema do álbum é definitivamente pessoal e essa data aconteceu para coincidir para que tudo faça sentido. No entanto, também se trata de divulgar algumas músicas que esperamos que os outros gostem e se relacionem com as suas próprias experiências e gostos.

 

Voltando à música de Always Be There, és é o principal compositor destes temas? Como foi o processo criativo deste álbum?

Quase todas essas músicas começaram como progressões de acordes ou linhas melódicas em piano. Eu gravava ideias e eventualmente criava faixas demo para enviar a todos os outros. A maior parte da criatividade do meu lado aconteceu ao piano e também a experimentar vários patches em estúdio. Os outros músicos tiveram rédea solta para usar a sua própria criatividade nas suas partes, embora houvesse algumas orientações básicas através das faixas de demonstração sobre aonde eu estava a tentar chegar. Aqui e ali houve um pouco de iteração, mas na maioria das vezes enviava as demos iniciais para o meu filho, Will, que colocaria uma bateria de verdade, groove e feel nas demos. As faixas demo seriam então enviadas para os outros. Na maioria das vezes, Michael enviava as suas faixas de volta em seguida. Como Jim está por perto, ele vinha e gravávamos o seu violino no meu estúdio. Depois Jeff colocava as faixas de baixo (geralmente durante a noite!). Depois voei para onde Friel está com as faixas finais (ainda com os vocais demo) e gravamos a sua parte no seu estúdio. A ordem de rastreamento nem sempre foi assim, mas geralmente foi. Em três das músicas, houve alguma colaboração. Tive ajuda com letras de Betsy Walter em 500 Miles e Suzanna Spring em Barrier. Bloqueei algumas das progressões anteriores de Endless Days com Doug quando estávamos a ensaiar com os Enchant e ele trouxe uma variação de progressão de acordes e a ideia de a chamar de Endless Days.

 

Acredito que tenhas tentado afastar-te das tuas outras bandas – Enchant e Thought Chamber. Achas que conseguiste superar isso?

Na realidade, não havia nenhuma agenda a esse respeito. As músicas são o que são e soam da maneira que soam em grande parte por causa dos músicos envolvidos nas gravações finais. Já que metade da banda é, num sentido, dos Thought Chamber (Michael e Jeff também estão em ambos os projetos), sem dúvida às vezes haverá elementos sonoros semelhantes. Além disso, essas músicas tendem, eu acho, um pouco mais para o lado melódico e talvez não tanto metal, o que também poderá ser semelhante a Enchant, às vezes. Mas a linha inferior é que para estes, e quaisquer outras músicas que gravarmos no futuro, nos esforçaremos para fazer o melhor que pudermos com pouca consideração por quem elas podem lembrar às pessoas ou como se podem encaixar no género. Claro, também nos esforçaremos para que as coisas sejam diferentes e originais, mas muito disso será na exploração do que pode ser encontrado na paleta de melodias, harmonias e tons disponíveis para nós enquanto escrevemos as próximas músicas.

 

Este álbum foi criado durante os confinamentos? Que influência teve isso no vosso trabalho?

Eu diria que quase todas as progressões e ideias básicas das músicas vieram antes dos confinamentos. Nesse sentido, os confinamentos tiveram pouca influência. Os confinamentos e outros eventos deram-me tempo e motivação para dar prioridade à sua conclusão. Há bastante tempo que eu queria completar muitas dessas músicas e talvez os confinamentos também tenham aberto algumas oportunidades para os outros elementos terem mais disponibilidade para trabalhar nesse projeto.

 

Como foi o processo de gravação com essas circunstâncias estranhas?

Na verdade, tendo trabalhado dessa maneira com Michael no passado, esse processo funcionou muito bem. Já estávamos treinados para trocar arquivos e ideias pela Internet. Jeff e Will também já eram bem versados ​​em trabalhar dessa maneira, pelo que foi realmente um ambiente muito bom, de baixa pressão. A mistura final foi feita por Will e por mim. (Como um aparte, devo mencionar que, apesar de infelizmente já não estar connosco, Tom Size teve um grande impacto em mim no que diz respeito à mistura. Ainda tenho muito que aprender, mas ser capaz de o ver trabalhar no passado provou ser inestimável.)

 

Tens uma música neste álbum chamada Odessa. Considerando a situação atual na Ucrânia foi uma premonição ou uma terrível coincidência?

Terrível coincidência, certamente. Eu não tive nenhuma premonição dos eventos atuais na Ucrânia. Só podemos esperar que a humanidade e compaixão possam de alguma forma prevalecer para aliviar e prevenir o sofrimento de tantos inocentes.

 

Já agora, essa música fala de que?

Essa música começou como um instrumental inspirado por alguém que conheço que mudou o seu nome para Odessa. Encontramo-nos numa estação de comboios - eu ia para um lado e ela ia na direção oposta. Por muitas razões, as nossas vidas como que se moveram em direções diferentes assim e quando chegou a altura de a completar como uma música com letra, criei uma história mais ou menos baseada naquelas circunstâncias.

 

Também tens alguns convidados a cooperar contigo neste álbum. Como se proporcionou essa situação?

Essa foi realmente a parte fácil! Desde que os conheci na minha primeira tournée com os Enchant que sempre quis ter os California Guitar Trio numa música. Fiquei em êxtase quando Bert disse que faria a guitarra em Early Eclipse! (Com sorte, vamos conseguir fazer algo assim novamente). Conseguir que o meu irmão Tom fizesse Philly Etymology foi uma espécie de conjunto fortuito de circunstâncias. Na altura em que essa música estava a ser escrita, o tema do álbum já estava pronto e fazer uma coisa familiar em termos de instrumentação e título baseado na cidade do amor fraterno era automático. Conheci Manon na Holanda e sabia o quão bem ela cantava e, precisando de uma vocalista feminina para essa parte em Barrier, perguntei-lhe se ela faria isso para nós e ela concordou - sorte a nossa! Para o vocal de Betsy em Early Eclipse, simplesmente pedi-lhe permissão para usar uma gravação já existente. Ela colocou os vocais demo nessa música há algum tempo atrás e ainda tinha uma gravação multipista que havia transferido de uma Tascam 238 antiga dessa demo. Colocar a sua voz sob o solo de sintetizador encaixa-se perfeitamente no clima daquela secção. Essa foi a parte fácil, a parte difícil será lidar com alguns desses nomes numa situação de performance ao vivo. Tenho algumas ideias sobre como vamos abordar isso e estou ansioso para resolver esse desafio!

 

Vast Conduit é um projeto de estúdio ou tens intenção de subir a palco?

Todos no grupo têm experiência em tocar ao vivo e desejo de o fazer. Esperamos levar isto para o palco. Provavelmente teremos alguma coisa depois do verão. Sinceramente, espero que possamos levá-lo ao palco.

 

Muito obrigado, Bill, mais uma vez. Projetos e ambições para o futuro? O que nos podes adiantar?

À medida que a poeira baixa de fazer isso como um lançamento independente (um processo de aprendizagem, com certeza), de momento mantemos o foco num futuro não muito distante. Preparamo-nos para algumas apresentações ao vivo, se possível, e a trabalhar num segundo álbum dos Vast Conduit. Em notícias um pouco relacionadas, o terceiro álbum de Thought Chamber poderá sair em breve. Mais do que isto, não posso dizer, mas em termos de ambições, algumas apresentações ao vivo dos Vast Conduit e mais gravações são a esperança.


Comentários