Entrevista: Darian & Friends

 


A ideia é do italiano Dario Beretta (Drakkar, Crimsow Down) e já estava em germinação desde o final do século passado. Finalmente reuniram-se as condições para que o projeto Darian & Friends avançasse para o álbum Lost Horizons. Mas este é um disco diferente. O italiano juntou cerca de 30 músicos da cena metal e criou um álbum de beneficência, cuja totalidade das receitas das vendas reverterá para a AIL – a Associação Italiana contra a Leucemia. Uma causa nobre à qual Via Nocturna 2000 se associa, trazendo todos os esclarecimentos com o mentor.

 

Olá, Dario, obrigado pela disponibilidade. Esta ideia de criar um álbum de beneficência está na tua cabeça desde os anos noventa. Porque só agora foi possível colocar esse projeto em prática?

Bem, sabes como é. Uma coisa é ter uma ideia e outra é poder fazê-la acontecer. Por mais que eu gostasse de fazer algo assim no início dos anos 2000, teria custado muito dinheiro, já que naquela altura não tínhamos a tecnologia para permitir que todos gravassem em suas casas ou num pequeno estúdio em qualquer lugar do mundo e, em seguida, juntasse tudo e fizesse com que parecesse bom e profissional. Agora tudo isso é possível e depois de alguns anos a fazer amigos na cena internacional do metal eu senti que era o momento certo para finalmente o realizar.

 

Só para esclarecer – onde será aplicado o dinheiro arrecadado com as vendas deste álbum Lost Horizons?

Irá todo para a AIL – a Associação Italiana contra a Leucemia. Eles financiam pesquisas contra a doença e também tentam ajudar os pacientes que a têm e as suas famílias. www.ail.it é o site deles se quiserem dar uma olhadela.

 

Esta é uma luta tua através dos tempos que agora tem um resultado visível. Foi fácil conseguir todos estes cantores e músicos talentosos que te ajudaram a gravar este álbum?

Foi fácil no sentido de que todos eles aceitaram rapidamente a minha proposta e fizeram o melhor para ajudar com algumas performances realmente incríveis. Mas deu muito trabalho – coordenar os esforços de mais de 30 pessoas não foi brincadeira. Mas, no final, fizemos algo de que estou muito orgulhoso. Eu acredito verdadeiramente que esta é uma música que vale a pena ouvir, mesmo que não estivesse vinculada a um projeto de caridade.

 

Houve alguns músicos que quisesses ter e não tenha sido possível?

Apenas dois. Para um, não houve nenhuma possibilidade de gravar em casa, portanto não foi possível prosseguir, apesar dos nossos esforços. O outro, apesar de concordar inicialmente, a determinado momento interrompeu toda a comunicação. Acho que estava muito ocupado. Mas honestamente esperava que pelo menos me tivesse dito alguma coisa em vez de me deixar à espera. Mas percebo que sou um sortudo porque esse foi apenas um caso entre mais de 30 pessoas, portanto…

 

Musical e liricamente foste o único responsável pelas músicas ou tiveste ajuda de alguns amigos?

Eu escrevi todas as músicas, exceto Reborn Through The Fire. Essa foi doada para o projeto pelo meu amigo Ricky Dal Pane, da incrível banda de hard rock Witchwood. Ricky escreveu e tocou guitarra e cantou nela. Foi um verdadeiro prazer apresentar uma das suas músicas, ele é um grande compositor, além de ser uma óptima pessoa.

 

Enquanto membro de bandas como Drakkar e Crimson Dawn, que inspiração trouxeste dessas bandas para o processo de composição deste álbum?

Bem, a música é diferente – tirando The End Of The Human Race, que é uma música de power metal, quase todo o resto aqui é mais hard rock dos anos 70/80 do que qualquer outra coisa, que é um estilo que tocamos com Drakkar e Crimson Dawn, mas apenas marginalmente. Aqui sou eu a olhar para a música com a qual cresci e a prestar homenagem às minhas raízes, à época em que eu era adolescente e às minhas bandas favoritas, como Def Leppard e Black Sabbath, entre outros. No entanto, a minha experiência como compositor e ter publicado vários álbuns, claro, tornou mais fácil para mim aplicar as minhas habilidades num novo género. Na sua essência, composição é composição – algumas de suas regras estão sempre lá, independentemente do género.

 

Portanto, musicalmente, como descreverias Lost Horizons?

Acho que já respondi – é principalmente música inspirada nas grandes bandas de hard rock dos anos 70 e 80, dos Thin Lizzy aos Def Leppard, dos Rainbow aos Uriah Heep, com um toque de Twisted Sister ou Dio para uma boa medida. Obviamente, há muitos convidados e cada música tem um cantor diferente, o que o torna muito mais variado do que um álbum de banda “normal”.

 

O que nos podes dizer a respeito das tuas outras bandas?

Bem, para dar algumas novidades, com os Drakkar acabamos de lançar um remix completo do nosso disco de 2012 When Lightning Strikes. Parece muito bom, muito melhor que o original – mais poderoso e com mais profundidade. Ainda adoro as suas músicas, portanto é ótimo ouvi-las nesta versão aprimorada. Com os Crimson Dawn, estamos atualmente a gravar o nosso quarto álbum, que é o primeiro com o nosso novo vocalista, Claudio Cesari. Obviamente um álbum crucial, mas estou super empolgado com isso e tenho certeza que vai ficar ótimo.

 

Muito obrigado, Dario, mais uma vez. Queres acrescentar mais alguma coisa?

Apenas um grande OBRIGADO por me dares uma plataforma para promover este disco, que é muito querido para mim, tanto pelo facto de apoiar uma causa importante, quanto pelo facto de ser uma celebração de uma vida na cena do metal, onde se juntam muitos músicos incríveis que me sinto privilegiado por poder também chamar de amigos. Por favor, dirijam-se ao Bandcamp e façam-no vosso, para que também possamos ajudar as pessoas menos afortunadas!


Comentários