Entrevista: Deraps

 


As maravilhas da tecnologia permitem coisas fantásticas como esta: dois canadianos e um australiano, cada um na sua parte do mundo, mas juntos a criar um power trio de classic hard rock cheio de personalidade e intensidade. O líder é Jacob Deraps, filho de músicos, canadiano, vocalista e guitarrista é quem empresta o nome à banda. Mas, sendo o Canadá a origem dos melhores power trios que o mundo da música já conheceu, nenhum deles influencia diretamente os Deraps. Aliás, este foi um dos temas abordados com o canadiano nesta conversa.

 

Olá, Jacob! Em primeiro lugar, obrigado pela disponibilidade. Deraps é uma banda nova, portanto, podes apresentá-la aos hard-rockers portugueses?

Absolutamente! Acho que a melhor maneira de descrever a nossa música é compará-la ao Classic Rock. Somos fortemente influenciados por artistas dos anos 70 e 80 como Van Halen, AC/DC, Stevie Ray Vaughan, Whitesnake, Toto e muitos mais... A nossa música tem uma grande variedade de géneros e influências, mas tem um som consistente e o estilo de tocar é muito orgânico e autêntico, feito como antigamente.

 

Quais são os teus objetivos com os Deraps?

Fazer o máximo de música que pudermos e fazer uma tournée pelo mundo. Adoramos tocar, adoramos criar, é a única coisa que queremos poder fazer o tempo todo.

 

Que nomes ou movimentos mais vos influenciaram?

Van Halen é a nossa influência número 1, também somos influenciados pelos AC/DC, Guns N' Roses, Whitesnake, Michael Jackson, Dire Straits e muitos outros... Muitos estilos diferentes.

 

Qual é o vosso background musical? Que experiências musicais anteriores trouxeram para a mesa em Deraps?

Há música nas minhas primeiras memórias, a tocar no carro, em casa... Os meus pais são músicos, o meu pai é guitarrista, a minha mãe é saxofonista de jazz e pianista clássica, também fui a alguns dos seus ensaios quando eles tinham uma banda, quando eu era criança. Sempre gostei de ouvir música. Quando comecei a tocar guitarra, por volta dos 11 anos, fiquei instantaneamente viciado e obcecado pelo instrumento, fui melhorando muito rapidamente e parecia natural, sou totalmente autodidata.

 

A banda é um power trio. Inspiram-se em alguns dos maiores power trios que vieram do Canadá?

Adoro Rush e Triumph, mas não são uma grande influência para mim como músico. Neil Peart é uma influência para o nosso baterista Josh.

 

Como trio, dois membros são do Canadá e um da Austrália. Como conseguem trabalhar tão longe uns dos outros?

Paixão, dedicação e trabalho duro. Às vezes foi muito difícil e desanimador trabalhar neste álbum. Distância e horários totalmente diferentes, foi um processo longo e difícil. Nós também tivemos que aprender muitas coisas além de as fazer… Mas nós gostamos muito de música para desistir e precisávamos fazer funcionar, portanto fizemos.

 

Como se proporcionou esta ligação a Metalville Records?

O meu empresário entrou em contacto com eles, eles propuseram-nos um bom negócio e adoraram a banda, logo concordei em me juntar a eles.

 

Contam com algum músico convidado ou foi um esforço apenas de vocês os três?

Tirando algumas músicas que coescrevi com Vann Delorey e Jesse Bradman, o álbum foi feito inteiramente por mim e Josh. Criámos as músicas, produzimos, gravámos, misturámos, etc… A única coisa que não fizemos foi a masterização. Josh até fez todos os nossos videoclipes. Estou nos vocais, baixo, guitarra e backing vocals. Josh está na bateria, alguns vocais principais e alguns vocais de apoio.

 

Após este grande trabalho, quais serão os próximos passos e ambições para os Deraps?

Sair em tournée pelo maior tempo possível, em tantos lugares quanto possível.

 

Obrigado, mais uma vez, Jacob. Queres acrescentar mais alguma coisa?

Obrigado a vocês, apreciei a entrevista! Confiram o nosso álbum de estreia Deraps, já disponível em pré-venda em diversas lojas e plataformas digitais. Se são fãs de Classic Rock, irão adorar isto!



Comentários