Entrevista: Little Bihlman

 


Ainda não passou muito tempo desde que conversámos com Scot Little Bihlman, dos Grinder Blues. Agora o músico, já vencedor de um Emmy, regressa a solo, em nome próprio com um disco que roça o americana - The Legend Of Hipster Billings. Por isso fomos perceber o que motivou o americano a criar este álbum e de que forma as suas composições a solo se cruzam ou não com as do coletivo que mantém com o seu irmão e com Dug Pinnick.

 

Olá Scot, obrigado, mais uma vez, pela tua disponibilidade. Recentemente falámos sobre o teu álbum com os Grinder Blues. Agora estás de volta em nome próprio. Que diferenças marcam The Legend Of Hipster Billings em comparação com El Dos?

A diferença entre os Grinder Blues e o meu projeto solo é notória. O que adoro em Grinder Blues é que vamos para estúdio e é tudo feito na hora. Realmente não há preconceções na agenda. Todos nós temos alguns riffs e ideias, mas na verdade é sempre apresentado a todos como uma colaboração. É como jogar a bola. Todos tocam o que querem, é muito livre e aberto. Com o meu projeto a solo é uma dinâmica totalmente diferente. Eu trabalho as músicas vezes e vezes sem conta. Tento com que cada letra valha a pena e depois tento de novo! Principalmente nas letras. Estou muito fascinado com a condição humana e a luta que todos nós passamos na vida. As escolhas das pessoas, se quiseres, e como as pessoas se adaptam a lidar com tudo isso. Seja espiritualidade ou vício, é escapismo de uma forma ou de outra. Pode ser um simples jogo de palavras cruzadas ou heroína, é realmente uma toca de coelho e definitivamente uma escolha de até onde alguém pode ir com as coisas. É uma história sem fim e o cubo mágico de todos para descobrir o que funciona para eles.

 

Além de ti, quem está mais neste projeto? Que músicos te acompanham?

Miles Fulwider que produziu os dois discos dos Grinder Blues e eu temos uma ótima relação de trabalho. Ele assinou para o meu projeto a solo e estou muito grato por isso! Miles tem uma equipa fantástica com quem trabalha. Sr. Andrew Glasmacher, produtor e o músico Ron Meyer. Ambos indivíduos extremamente talentosos! Andrew produz e também faz produção de vídeo etc. Ele fez todos os meus três vídeos e fez um trabalho incrível a tentar fazer com que eu parecesse bem (risos). E Ron Meyer é um guitarrista fantástico, backing vocal e baixista. Esses elementos são ótimos para trabalhar! Dou uma saudação ao meu amigo e vocalista dos Grinder Blues, Sr. Dug Pinnick, por tocar baixo e Josh Paul (Daughtry) por ajudar no álbum. Todos os músicos do The Legend Of Hipster Billings são fenomenais!

 

Este álbum representa uma viagem pela América. Que postais musicais envias do teu país?

Bem, já que muito disso aconteceu por causa do Covid e como a nossa indústria foi tão devastada, juntamente com o resto do mundo, os músicos em tournée perderam um terreno sério. Não havia para onde ir! Sem turismo! Sem trabalho e sem viajar tanto nacional como internacionalmente. Na verdade, adoro enviar cartões-postais e, naquela altura, devia haver milhares de cartões-postais solitários e empoeirados à espera de serem enviados a alguém. No entanto, fiquei em contacto com os meus entes queridos, certificando-me de que todos estavam bem, além de enviar mensagens ocasionais pelas redes sociais aos meus amigos músicos. No entanto, esses sinais praticamente se perderam no grande abismo. As conversas de tours e projetos seguiram o caminho das recomendações na Netflix, para cortar a relva, lavandaria e o influxo do consumo de álcool de todos! Sem brincadeira, todos começaram a dormir mais cedo e a acordar mais cedo, etc. Todos ainda estamos a tentar recuperar da enorme cratera que o Covid deixou no mundo!

 

Musicalmente, também trazem influências diversas de acordo com o local que visitas?

Bem, eu nasci fora de Chicago e tenho uma séria influência do rock clássico. Estando tão perto de Chicago, ninguém se pode esconder do blues e, portanto, isso entra no meu sangue. Isso sempre foi uma grande influência em qualquer género em que eu esteja. A sensação e a alma disso é algo real e inestimável. É essa dinâmica e ingredientes que colocam o sal na sopa, digamos assim. De lá eu fui para o Musicians Institute em Hollywood Califórnia e fui apresentado a um metal sério e penteados exagerados! A cena do rock de LA ajudou-me, mas não ajudou muito na composição. A composição era basicamente baseada em quão exibicionistas nós podíamos ser com os nossos instrumentos ao invés de realmente esculpir ótimas músicas. Graças a Deus pelo grunge!!! Eu ainda puxo pela invasão do grunge. Foi literalmente a melhor coisa que poderia ter acontecido na minha jornada musical pessoal. No entanto, este é um pouco de um buraco de coelho. O meu pai ouve muito country fora da lei como Merle Haggard, Willie Nelson, Charlie Pride, George Jones etc. Esses nomes escreveram ótimas letras e é tudo um grande caldeirão!

 

Como foi trabalhar com um nome como Miles Fulwider como produtor?

Trabalhar com o Miles tem sido fantástico e temos uma boa dinâmica de trabalho. No processo de fazer este disco, ele empurrou algumas coisas em mim que na altura eu não gostava, como adicionar um monte de órgãos/teclados ao disco. Eu fiz muito disso em todos os discos que gravei e sessões especialmente na minha banda anterior, The Bihlman Bros, que foi produzida pelo lendário produtor de Memphis, Jim Gaines. Também trabalhando com artistas de blues como Son Seals, todos tinham esse som. Eu estava um pouco esgotado com isso e realmente queria manter as coisas mais abertas e empurrar o ar. No entanto, depois de ouvir o que Miles fez adicionando esses elementos ao disco, acredito que eles não têm preço! Isso trouxe-me de volta às minhas raízes. Ele é uma ótima pessoa!

 

Como membro dos Grinder Blues, que inspiração trouxeste deles para o processo de composição deste álbum?

Eu acho que quando começo a levar as composições muito a sério eu volto para a abordagem dos Grinder Blues. Em muitos níveis, Dug esteve ao redor do quarteirão. A sua sabedoria é monumentalmente profunda e cómica ao mesmo tempo. O meu irmão andou em tour e trabalharam juntos em muitos projetos juntos há longo tempo e as experiências que tive com eles, contribuindo para esses discos são momentos especiais na minha vida musical. Isso faz-me refletir sobre como tem sido divertido fazer discos dos Grinder Blues. Isso solta-me e lembro-me por que faço isso. Mantê-lo “DIVERTIDO” é, no final de contas, o ponto principal!

 

 

A propósito, e quanto aos Grinder Blues? Há novidades?

Nós acabamos de tocar no Whisky A Gogo em Los Angeles e fizemos um espetáculo no Vamped em Las Vegas com um show em San Diego no final. Temos falado sobre fazer outro álbum juntamente com algumas tournées. A Metalville está sediada na Alemanha e temos recebido muitas ações na Europa, mas ainda há o problema do Covid. Aparentemente, os locais estão a honrar os contratos de 2020 e eu diria que acompanhem as nossas páginas sociais para todas as notícias novas e futuras!

 

Muito obrigado, Scot, mais uma vez. Queres acrescentar mais alguma coisa?

Um grito especial para Thomas e para a sua equipa da Metalville Records por tudo! Muito obrigado pela entrevista! Se puderes anexar minha árvore de links - esta é minha nova rede social para todas as coisas.

Website: https://scotbihlman.com/

Facebook: https://www.facebook.com/scotlittlebihlman

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UC0rFXY9Ls0nuo6dSewR6oXw?view_as=public

Spotify: https://open.spotify.com/artist/6KPIKYUfuqtZcNNintsehT

Instagram: https://www.instagram.com/scotbihlman/

Linkedin: https://www.linkedin.com/in/scot-little-bihlman-24294320


Comentários