Entrevista: Fatal Vision

 


Fatal Vision foi um sonho deixado no passado. Quem o afirma é o próprio Simon Marwood, mentor do projeto. Mas nunca é tarde para que alguns sonhos se tornem realidade. E é precisamente este caso. Once é o álbum de estreia do canadiano e apresenta temas que foram escritos, ou pelo menos alinhavados, entre 1987 e 1991 (com exceção do tema-título que é recente). Da banda original apenas Simon Marwood está presente o que não significa que não seja possível ouvir, em determinados momentos, os antigos membros. Percebam como, nesta interessante conversa com o canadiano que gosta das vistas e da comida de Portugal!

 

Olá, Simon, obrigado pela disponibilidade. Os Fatal Vision existiram nos anos 80. A primeira pergunta é por que razão nunca lançaram nada naquela altura?

Obrigado pelo convite! Basicamente éramos uma banda do ensino secundário, que ensaiava aos fins de semana em celeiros e caves. Reunimo-nos porque a estação de rádio local de rock estava a realizar um concurso para as melhores novas bandas de Ottawa, onde poderias colocar uma faixa num álbum anual e obter algum tempo de estúdio. No entanto, a vida real e a universidade intervieram e isso nunca aconteceu. Tudo o que sobreviveu foi um conjunto de músicas que eu escrevi e algumas fitas demo antigas onde podes ouvir Glass Tiger e Bryan Adams e onde gravamos por cima de algumas fitas misturadas que eu fiz!

 

E a segunda pergunta é o que fizeram durante todo este tempo? Estiveram ativos ou não?

Zero. Fatal Vision foi um sonho deixado no passado.

 

Quando começaste a trabalhar em Once?

No verão de 2019, a minha esposa comprou-me um vale-presente de um estúdio local, onde poderia gravar uma música e um vídeo. Eu continuei sempre a cantar, portanto foi um presente perfeito, mas ela não tinha ideia onde isso levaria! Quando cheguei lá, descobri que o que isso realmente significava era “escolhe uma música de Toto ou The Cars ou Bon Jovi e podes gravá-la”. Eu não tinha interesse nisso... Levei o meu antigo conjunto de músicas, com a ideia de fazer uma delas. Felizmente, o dono do estúdio apresentou-me a um engenheiro que estava a trabalhar lá naquele dia. Acontece que esse engenheiro era dono do seu próprio estúdio. Descobriu-se também que esse engenheiro era um guitarrista fantástico chamado Juan Miguel Gómez Montant, que agora é o guitarrista e diretor musical dos Fatal Vision! Começámos a fazer apenas uma música, que imaginei que seria Miguel a tocar guitarra e eu a cantar (Time Keeps Slipping Away). Parecia sólido. Foi quando pensei “ei, eu tenho estas fitas antigas, podemos regravá-las antes que fiquem completamente destruídas?”. As músicas Little Rebel, Burning For You e Open Your Eyes são praticamente cópias nota por nota do que a banda original fez em 1988. Pensei “hmmmm… dez num álbum…” e partimos para as corridas. Dez músicas já se transformaram em cerca de quarenta!

 

Então as músicas são todas antigas ou incluíste alguma mais recente?

A única música nova do álbum é a faixa de encerramento Once, que é essencialmente a minha música para todas as pessoas que conheci ao longo dos anos que fizeram parte da minha história. Todo o resto eu já tinha as letras e melodias na minha cabeça, além de uma ou duas como Wings Of The Night e Haven’t We Been Here Before que tinha um verso e um refrão, mas precisava ser finalizado. Uma coisa que tem sido divertida é que alguns críticos dizem que “algumas destas músicas têm letras um pouco clichés”. Bem, é claro que têm! Foram escritas em 1987! Todo o objetivo para este primeiro disco era apenas produzir o que poderíamos ter feito no passado. Os próximos álbuns começam agora a progredir.

 

O single Turn Around foi muito bem recebido. De alguma forma foi o gatilho para a gravação deste longa-duração?

Turn Around é uma história engraçada. Eu escrevi essa música em 2019 para ser a melhor balada poderosa na veia Survivor, Night Ranger, REO Speedwagon enquanto estávamos a trabalhar em Once. Acabei por me ligar com Ron Nevison, que misturou e produziu todas as grandes baladas como The Search Is Over, High Enough, Alone, etc. – ou seja, basicamente a banda sonora da minha juventude – e eu simplesmente tive que obter o mesmo som, por isso apressamos Turn Around, assim como algumas outras baladas do segundo álbum, Don't Fall In Love With A Dreamer e The Last Summer Night, para lhas apresentarmos e ele colocou a sua magia sobre elas. De alguma forma, um DJ e músico chamado Oliver Sean pegou em Turn Around e tocou-a no seu programa em WOAFM99 e, de repente, começamos a receber hits nas redes sociais, mas não havia onde o comprar e há uns anos que não estava planeado o seu lançamento, por isso lançámo-lo de forma independente e entrou nas tabelas na Nova Zelândia, nos EUA e no Reino Unido, portanto ficamos muito satisfeitos com isso!

 

Isso também foi importante para ver que, depois de todos estes anos, a tua música ainda tem seguidores. Tens algum feedback dos fãs mais antigos a respeito destas músicas?

Todos os meus amigos do ensino secundário adoram, sim (risos). A única apresentação que fizemos naquela altura foi um Cheap Trick airband show!

 

Este álbum foi gravado por todos os membros originais dos Fatal Vision?

De modo nenhum! Os nossos outros membros originais não estão na indústria. No entanto, através da magia da produção moderna, consegui tirar algumas coisas daquelas fitas antigas: somos nós três no início de Open Your Eyes e a versão de 18 anos do nosso baterista original dizendo Here we go para lançar o álbum. Eu sou muito sentimental, e isso dá simetria ao álbum, que eu gosto. Fatal Vision Mark II é um grupo de músicos fantásticos. Enviei ao Miguel um monte de temas de Bad English, Hardline e Journey e disse “Neal Schon é o teu novo mentor” e Miguel é um músico espetacular. Scottie Irving nos teclados e piano pode liderar uma balada, espalhar pó de fada ou rockar as coisas. Alex Wickham na bateria bate sem esforço e a bateria é enorme numa sala grande. E o nosso baixista Andrew Burns sustenta tudo isso com um groove de baixo muito sólido.

 

E também contam com vários convidados, com alguns nomes de nomeada. Como conseguiste todos esses nomes extraordinários?

Não te posso contar todos os meus segredos ou toda gente faria isso (risos). As primeiras pessoas com quem conversei foram JK Northrup, que fez a mistura e masterização para nós, e Jim Peterik, com quem fiz um workshop virtual de composição durante a pandemia. Ambos foram super simpáticos e comecei a entrar em contacto com as pessoas e a falar deste projeto, esta pasta de músicas antigas e que eu queria essa parede de backing vocals, a que chamamos de Fatal Vision Choir. Ao estilo Blue Tears/Def Leppard/Meatloaf, mas com esteroides. Eu fui apresentado a alguns dos elementos, mas outros apenas gostaram da história!

 

Como decorreu o processo de gravação? Tudo como planeado?

Bem, não. Surgiu uma coisinha chamada COVID. Tínhamos acabado de começar a tocar bateria para Once em março de 2020 e o mundo virou-se de cabeça para baixo. Por um lado, obviamente tem sido horrível, e ainda sou muito, muito, muito cauteloso. Por outro lado, fez com que muito mais pessoas tivessem muito mais tempo para trabalhar connosco, pois não podiam fazer mais nada. Acabamos por gravar a grande maioria nos nossos estúdios caseiros, o que na verdade se tornou bastante eficiente, pois não precisávamos ter muitas pessoas juntas ao mesmo tempo, para que pudéssemos ter sessões de Zoom com conexões da Itália, Califórnia, Toronto e Ottawa com relativa facilidade.

 

Já lançaste alguns vídeos de Once. Dois vídeos, penso eu. Por que escolheste as músicas Heartbreaker e Times Keep Slipping Away?

Sempre quis fazer Time Keeps Slipping Away, pois é uma música tão triste e sou capaz de ligar emocionalmente para velhos amigos e familiares. Heartbreaker foi sempre planeado como o primeiro single, mas por causa da pandemia o vídeo não esteve disponível até recentemente. Esse vídeo mudou alguns planos para nós. Temos uma atriz fantástica chamada Julie Mainville, que rouba a cena. A minha mente começou a tiquetaquear, como uma das coisas que eu sempre pensei com Once é que também poderia ser um musical de rock... ele e ela crescem juntos, muito bons amigos, há uma tensão tácita, mas nada acontece. Eventualmente, ela diz-lhe que o ama, mas ele é um idiota e estraga tudo. Sai da cidade, promete voltar um dia, mas quando ele volta, ela foi-se... ou assim parece. Esta história irá ser reproduzida nos próximos vídeos: Into The Twilight, Once, Do You Remember Me? e nosso grand finale, Haven’t We Been Here Before?.

 

Será possível apresentar este álbum ao vivo? O que tens planeado para isso e como te estás a preparar?

Como banda canadiana, fazer espetáculos ao vivo é um verdadeiro desafio. Por um lado, como eu disse, ainda sou muito cauteloso com o COVID. Por outro lado, não há realmente nenhuma cena para o AOR/rock melódico na América do Norte... e os promotores e festivais europeus são compreensivelmente cautelosos sobre as bandas que têm que voar. Tudo também está completamente fechado porque todos que deveriam ter saído em 2020 e 2021 foram remarcados para agora. Portanto, provavelmente não faremos nenhum espetáculo ao vivo para Once. De momento, estamos a terminar os backing vocals para o segundo álbum Twice, estamos a fazer demos para Three Times Lucky e depois Four Sides To Every Story vem a seguir. Há também um plano vago de fazer Five: Live em Los Angeles quando chegar a hora. Veremos. Eu adoraria superar e fazer alguns dos festivais na Europa em 2023.

 

Muito obrigado, Simon, mais uma vez. Queres acrescentar mais alguma coisa?

Muito obrigado por conversares comigo. Pessoalmente, adoro Portugal. Passei muito tempo em Lisboa ao longo dos anos, muitas vezes só em 2019, e sinto falta das vistas e da comida. Espero que possamos voltar lá em breve! Obrigado!


Comentários