Entrevista: Art Griffin's Sound Chaser


 

Sound Chaser é um dos temas mais intensos e fora do comum que os Yes escreveram. Talvez por isso mesmo, foi o nome escolhido por Art Griffin para o seu projeto, Art Griffin’s Sound Chaser. O segundo álbum, The Seven Ages Of Starlight demorou seis anos a concluir, mas valeu a pena. Este é um projeto apenas de estúdio, embora o seu criador e mentor, Art Griffin, não descure a oportunidade de algumas apresentações ao vivo e até gravar um álbum nesse formato.

 

Olá, Art, obrigado pela disponibilidade. Antes de mais nada, podes apresentar o teu projeto aos rockers portugueses?

O projeto Art Griffins’s Sound Chaser começou como um veículo para eu gravar músicas que já havia escrito com uma coleção de grandes músicos. Ao longo de alguns anos, consegui Kelly Kereliuk na guitarra, Steve Negus na bateria e Victoria Yeh no violino elétrico para me ajudar a trabalhar essas faixas. Estes acabaram no primeiro álbum, Visions From The Present. Musicalmente, é um cruzamento entre fusão, rock progressivo e rock influenciado por um pouco de Jean-Luc Ponty, alguns artistas clássicos do rock progressivo como YES e Genesis e alguns outros artistas instrumentais como Brand X e Dixie Dregs.

 

Sound Chaser é uma das músicas mais espetaculares dos Yes. Foi aí que foste buscar o nome do projeto? Os Yes são, portanto, uma influência no teu trabalho?

Correto, sim, é uma forte influência para mim. Eu cresci em meados dos anos 70 a gostar muito da música dos YES e concordo que a música Sound Chaser é uma música espetacular! Mas desde a primeira vez que ouvi essa música o título foi quase tão intrigante quanto a própria música! Gostei muito da ideia de ser um caçador de som, alguém que busca o som! Isso atraiu-me! Por isso sempre pensei que o título era tão bom quanto a música em si e eu pensei que quando eu estivesse a montar uma banda seria um ótimo nome para ela.

 

The Seven Ages Of Starlight é um ótimo novo álbum. Podes falar-nos um pouco do que acontece musicalmente nele?

Obrigado! Sim, estamos muito felizes com o resultado! O que acontece musicalmente é quase o que vem na minha cabeça (risos)! Torna-se o germe de uma ideia, depois torna-se uma estrutura a partir da qual trabalhar e depois torna-se uma trilha completa. Há muitos gostos musicais diferentes a acontecer neste álbum, definitivamente há uma sensação de Jean-Luc Ponty e, de facto, uma das músicas chama-se JLP para o homenagear a ele e à sua influência na minha escrita. Eu acho que há um bom equilíbrio entre uma sensação de fusão jazzística e, às vezes, uma boa sensação de rock e eu sinceramente gosto do facto de que as músicas tendem a ser um pouco diferentes umas das outras e não soam todas iguais. Mantém muito interesse!

 

Mas, por que este hiato de seis anos entre este e o teu álbum anterior?

Concordo! O hiato entre o primeiro e o segundo álbum, os seis anos, foi muito longo e houve algumas razões para isso. A música para o segundo álbum já foi escrita em 2017, mas na altura o nosso baterista estava a fazer algumas reformas no seu estúdio caseiro e isso deixou-o fora de serviço durante um período e houve outros atrasos antes do advento da COVID-19, onde tivemos que gravar remotamente sem a perspetiva de nos reunirmos a qualquer momento. Isso atrasou-nos muito, mas eu farei o meu melhor para nunca mais ter seis anos entre álbuns novamente!

 

Como foi a tua metodologia de trabalho para este álbum? Tentaste alguma abordagem nova?

O nosso processo de gravação para este álbum foi basicamente o mesmo do primeiro álbum. O guitarrista vinha ao meu estúdio em casa e trabalhávamos juntos, a violinista vinha ao meu estúdio em casa e trabalhávamos juntos e eu ia ao estúdio do baterista para discutir como as coisas estavam a ir. Com este álbum, no entanto, porque tivemos que fazer a maior parte de nossa gravação numa situação remota, foi um pouco mais difícil para mim, como produtor, obter performances dos músicos (apenas do ponto de vista da comunicação). Como resultou, as performances são ótimas, mas é mais fácil conversar com alguém numa sala contigo, em vez de ir e vir ao longo de vários e-mails e envio de partes em potencial para faixas. Espero que com este próximo álbum em que estamos a trabalhar agora, eles estejam aqui comigo. Nenhuma pandemia para lidar seria ótima e podemos continuar a gravar da maneira usual, alguns de nós juntos de cada vez.

 

Ao longo destes anos foste lançando alguns singles que agora estão incluídos no novo álbum. Qual foi a tua intenção ao fazer isso?

Sim, durante o hiato entre os dois primeiros álbuns tivemos algumas faixas que ficaram prontas mais cedo do que outras e pensamos em manter os fãs felizes e avisá-los que ainda estávamos a funcionar como uma banda, que terminaríamos essas faixas e estariam disponíveis para que eles pudessem ouvir algumas músicas novas antes que o segundo álbum estivesse completamente terminado. E assim fizemos isso. Foi bom receber uma reação positiva dos fãs e também foi um grande incentivo para terminar o resto do álbum!

 

Podes falar dos convidados? Como foram possíveis essas participações e qual foi a sua contribuição nas tuas músicas?

Em relação aos convidados que aparecem no álbum, a maioria deles foi-me apresentada por alguns amigos musicais em comum. Eu estava interessado em ter alguns novos sabores de músicos no álbum e quando eu falava com esses músicos com a ideia de fazer alguma gravação com eles, responderam 'sim!', o que foi muito bom! Então, Jamie Glaser é um guitarrista fantástico da banda de Jean Luc Ponty e ele tem um fraseado e um sentimento diferentes do nosso incrível guitarrista Kelly Kereliuk. É bom ter um pouco de contraste. E eu tinha escrito uma parte vocal específica para Michael Sadler dos Saga. Quando entrei em contacto com ele para fazer isso, ele disse que sim e essa parte era só para ele. Se ele dissesse que não queria fazer isso, essa parte não estaria na música Seventh Wave. Da mesma forma, o baterista Todd Sucherman dos Styx, aparece em duas faixas deste álbum. Foi um caso em que eu pensei que algumas faixas precisavam de um toque um pouco diferente e ele claramente forneceu isso e fez algumas performances matadoras! No que diz respeito às várias faixas em que foram convidados a tocar, geralmente tenho uma ideia do que gostaria de ouvir e comunico isso aos músicos. Muitas vezes eles dão-me uma gravação onde tocam o que eu gostaria e fazem uma gravação onde tocam o que eles gostam e eu adoro isso! Geralmente esse é o desempenho que usamos. Eu apenas lhes dou um ponto de referência para começar e eles seguem a partir daí.

 

Como referiste, Art Griffin’s Sound Chaser é essencialmente um projeto de estúdio. No entanto, estão previstos alguns espetáculos de apoio a este álbum?

Definitivamente AGSC é um projeto de estúdio e já estamos a trabalhar arduamente no álbum número três, mas gostaríamos de fazer alguns espetáculos! Um espetáculo ao vivo aqui ou ali seria ótimo, mas a logística de juntar as coisas com toda a gente a morar em lugares diferentes é difícil. Mas em algum momento eu gostaria de ensaiar um conjunto de músicas e fazer alguns espetáculos ao vivo, filmá-los e gravá-los ao vivo. Eu acho que seria ótimo e algo que eu ficaria muito animado para fazer!

 

Obrigado pelo teu tempo, Art. Queres acrescentar mais alguma coisa?

Pedro, qualquer outra coisa que precises, avisa-me! Muito obrigado pelo teu interesse!


Comentários