Entrevista: Behind Your Fear

 


A vida sem música? Impossível. Por isso surgem os Behind Your Fear, o novo projeto liderado pela ex-vocalista dos Flowing Tears, Stefanie Duchêne. A vocalista alemã de 42 anos fundou este novo projeto, Behind Your Fear, em 2015 e com ele já lançou o elegante Ophelia e prepara-se para lançar, no final deste mês, mais outra obra de fino requinte, intitulada Anthropocene. Via Nocturna foi apanhar a vocalista em fase de ensaios para nos falar deste novo registo.

 

Olá, Stefanie, tudo bem? Obrigado pela disponibilidade. Podes apresentar os Behind Your Fear aos rockers portugueses?

Sim, claro! Behind Your Fear é uma banda de dark rock/gothic metal com vocais femininos da Alemanha.

 

Começaste esta banda depois de saíres dos Flowing Tears. Quais foram os teus objectivos?

Apenas fazer música! Começámos Behind Your Fear mais de 10 anos depois de ter deixados os Flowing Tears. Portanto, houve uma pausa muito longa. Na altura senti tanta falta de fazer música... e não havia alternativa. T. (guitarrista) entrou em contacto comigo em 2015, a ver se eu estava interessada em fazer alguma música. Trocamos alguns riffs e ideias de piano. Esse foi o começo de Behind Your Fear.

 

Que nomes ou movimentos mais vos influenciaram?

Queres dizer que artista? A minha influência número um é definitivamente Tori Amos. Quando tinha 15/16 anos, ouvia-a em loop infinito. Ela tem esse talento gigante, de tocar a tua alma com a sua música de piano.



Anthropocene é o vosso novo álbum. Qual foi o processo que vos trouxe até este álbum após o último lançamento.

Foi um processo de qualquer maneira, já que todos se continuam a desenvolver, a receber novas influências, a ouvir, ver e ler coisas diferentes... Acho que foi um grande passo desde Ophelia até Anthropocene, porque nos unimos como Band and Friends. Gravamos riffs e ideias permanentemente e, de vez em quando, encontrávamo-nos e trocávamos essas ideias, escolhendo em quais queríamos trabalhar agora/mais tarde/nunca.

 

Em que este novo álbum é diferente da vossa estreia?

O novo álbum pode ser um pouco mais pesado na sua totalidade, mas também temos algumas partes muito íntimas e minimalistas no disco.

 

E este novo álbum foi construído logo após o lançamento do primeiro?

Não imediatamente. Quando terminas um álbum, precisas de uma pequena pausa antes que todos possam começar a compor novamente. Após essa pausa mental começamos com as músicas. As ideias têm que crescer, portanto todo o processo precisa de tempo para isso.

 

Para este novo álbum, mudaram a formação com a inclusão de um segundo guitarrista, Moritz. Qual foi o objetivo com esta alteração?

Nós mudamos a posição do baixo. Tony (Crimson Moon) tocou o baixo para a gravação completa. Mas ele estava sempre ocupado. Por isso tivemos que tomar uma decisão por alguém mais flexível. Mas o corte foi de acordo mútuo, como amigos. O segundo guitarrista (Moritz) juntou-se a nós depois de Ophelia. Queremos tocar ao vivo, por isso precisamos da segunda guitarra e David Buballa (baixo).

 

Ele é membro dos Crimson Moon e Horn, portanto, nos Behind Your Fear é um membro permanente ou apenas um músico de sessão para este álbum?

Moritz é um membro da Família BYF. Ele é um membro permanente da banda.

 

Têm algo planeado para uma tournée ou espetáculos ao vivo?

Ainda não há datas, mas já começamos com os ensaios.

 

Muito obrigado Stefanie, mais uma vez. Queres quer acrescentar mais alguma coisa?

Obrigado por esta entrevista. Cuidem-se!


Comentários

DISCO DO ANO 2024 - Categoria Hard Rock (Internacional): Κυκεώνας (KHIRKI) (Venerate Industries)

MÚSICA DA SEMANA #04/2025 VN2000: On The Verge Of Becoming A Shadow (SACRED) (Stormspell Records)