Entrevista: Ben Craven

 


Se em Last Chance To Hear Ben Craven ainda teve alguma ajuda, a aposta para Monsters From The Id foi ir completamente em solitário. Bem, completamente não, porque trouxe o génio de Freyja Dean para o incrível artwork da capa. De resto, em termos musicais, foi apenas o australiano. E com Monsters From The Id foi até onde nunca tinha ido. Este é aquilo que se pode chamar a criação de uma vida artística, o ponto clímax da capacidade criativa. Contactamos o outro lado do mundo para que Ben Craven nos contasse as peripécias da criação desta brilhante obra.

 

Olá, Ben, mais uma vez! Como estás? A última vez que conversamos foi a respeito do álbum Last Chance To Hear, em 2016. O que fizeste durante todo este período, mesmo com uma pandemia no meio?

Estive a tentar ganhar a vida sem enlouquecer! No meu tempo livre, experimentei diferentes projetos musicais. Co-escrevi e produzi cinco singles numa banda de rock clássico-pop progressivo chamada Frankfenfido. As faixas são realmente ótimas, e peço a qualquer pessoa vagamente interessada que as confira no seu serviço de streaming favorito. Infelizmente, ninguém as ouviu e nunca encontramos uma audiência, portanto temos horas de material fantástico simplesmente adormecido. Também forjei um relacionamento musical com outro multi-instrumentista chamado Tim Bennetts. Fizemos um espetáculo ao vivo como ProgAustralis, lançámos no Bandcamp e começámos a escrever juntos durante a pandemia. É uma experiência muito diferente de fazer um álbum solo, porque comunicamo-nos musicalmente sem pensar muito nisso. Há novas gravações a caminho. Eu sinto que está a acontecer uma vibração emocionante de Gilmour/Wright!

 

Usaste todo este tempo para trabalhar no teu novo álbum?

Bem, o tempo todo, a música que se tornou Monsters From The Id acumulou-se de forma constante e começou a transbordar. Mas a complexidade de ligar todas as peças estava a deixar-me maluco. Foi quando tirei cerca de nove meses de todas as outras distrações, para gravar o álbum corretamente e fazer todas as outras coisas que uma editora faria, incluindo mistura surround, masterização, videoclipes, embalagem, promoção e assim por diante.

 

Falando no teu novo álbum, deixa-me dar-te os parabéns por essa excelente obra de arte! Podemos dizer que Monsters From The Id é o trabalho de uma vida?

Acho uma afirmação justa! Pode parecer estranho, mas eu abordei este álbum como se fosse o último álbum que eu faria. Não que eu planeie parar, mas queria que refletisse todas as minhas esperanças e sonhos musicais e fosse um trabalho com o qual eu pudesse ficar completamente satisfeito. Portanto, abrange a maioria das minhas ambições. Épicos laterais. Grandes arranjos orquestrais. Grandes solos de guitarra. Passagens instrumentais que são interessantes. Vocais que melhoram a música, não apenas preenchem o espaço.

 

Mais uma vez trabalhaste sozinho nesta magnífica obra?

Sim, para o melhor ou para o pior. Eu tinha uma visão muito clara do que estava a tentar alcançar com este álbum e simplesmente segui em frente. O maior desafio foram os arranjos orquestrais. Mas acho que a razão pela qual eles funcionam é que eu uso a orquestra como uma paleta enquanto estou a escrever, em vez de a adicionar mais tarde, portanto não recebo argumentos, digamos, do guitarrista de que ele não pode ser mais ouvido, ou do teclista que outra pessoa está a fazer a sua parte! Por outro lado, se as coisas não funcionarem, não tenho ninguém para culpar além de mim mesmo. Deve dizer-se, porém, que não foi inteiramente um esforço a solo. Essa pintura de capa incrível é obra de Freyja Dean. Às vezes não faz mal trazer um génio.

 

Desta vez, optaste por criar apenas duas músicas longas. Era o teu objetivo desde o início ou foi o desenvolvimento do trabalho que te levou por esse caminho?

Criar um álbum com um épico de cada lado foi sempre algo que eu quis fazer, na tradição do Pink Floyd, Yes, Genesis, e assim por diante com Echoes, Close To The Edge, Gates Of Delirium e Supper’s Ready. À medida que a música se revelava, percebi que tinha a sorte de ter não uma, mas duas músicas longas nas minhas mãos! Portanto, direcionei o álbum mais para uma estrutura de Parte Um e Parte Dois, como os álbuns clássicos de Mike Oldfield. Musicalmente, um épico foi inteiramente no tempo 7-8 e o outro foi uma combinação de 4-4 e 6-8. Tinha as estruturas básicas na minha cabeça e foi o caso de combinar as teclas de cada parte para complementar uma à outra e ao meu alcance vocal. Inesperadamente, mais músicas continuaram a aparecer e durante um tempo seria um álbum duplo com quatro épicos de lado! Mas a sanidade superou a ambição, felizmente ou infelizmente, dependendo do ponto de vista. Um álbum duplo é muita informação. Até hoje, as pessoas ainda se debatem se The White Album, The Wall ou Tales From Topographic Ocean deveriam ter sido álbuns únicos. Mas, mais importante, seria muito caro produzir em vinil se a oportunidade surgisse.

 

São duas peças que seguem a metodologia das bandas sonoras ou das obras clássicas. São algumas das tuas influências criativas?

Sou maravilhado com compositores de filmes clássicos e grandes arranjadores. É um conjunto de habilidades muito diferente de ser capaz de escrever uma boa música. Algumas das minhas músicas favoritas são sugestões de partituras de filmes organizadas como peças de performance. Um dos maiores espetáculos que vi aqui na Austrália, antes da pandemia dizimar a tournée internacional, foi o de Hans Zimmer. Não há muito que me inspire nos dias de hoje, mas seguramente ele fá-lo. Em vez de uma banda de rock em tournée com uma orquestra a fornecer o apoio extra para músicas que originalmente não apresentavam uma orquestra, era o oposto. Eram peças de bandas sonora executadas por uma orquestra, complementadas por incríveis músicos de rock e clássicos. Danny Elfman também está a realizar espetáculos como este agora. Num espetáculo, ele pode tocar uma retrospetiva de carreira inteira, de Oingo Boingo a bandas sonoras de filmes e trabalhos a solo. Gostaria muito de o ver pessoalmente. O seu desempenho no Coachella no início deste ano foi incrível.

 

Como surge o título do álbum, Monsters From The Id? O que significa?

O título Monsters From The Id é uma frase chave do filme de ficção científica de 1956 Forbidden Planet, que é vagamente baseado em The Tempest de Shakespeare. O filme explora as consequências de dar poder tecnológico ilimitado aos teus desejos inconscientes. Eu vi o filme pela primeira vez talvez 25 anos atrás e essa frase ficou comigo. Ainda tenho algures o caderno onde escrevi imediatamente e marquei como um futuro título do álbum!

 

O álbum é predominantemente instrumental, no entanto, dizes que as letras são incrivelmente importantes para ti. Como geriste essa situação? E quais são os assuntos abordados nas letras deste álbum?

Eu suponho que o ponto que eu estava a tentar fazer passar é que eu não tomo as letras como garantidas. Inicialmente, eu considerei fazer este álbum inteiramente instrumental, inspirado pelo meu amor pelos primeiros álbuns de Mike Oldfield e também mais recente e surpreendentemente, The Endless River dos Pink Floyd. Mas uma vez que estava convencido de que Monsters From The Id se poderia comportar como um instrumental, achei que poderia ser mais interessante se adicionasse letras! O problema que tive foi tentar escrever algumas palavras que pudessem combinar com a música e não a diminuir ou trazê-la de volta à terra com um baque. No final, tive que abordar as letras como um dramaturgo e imaginei-me como um ator cantor. As letras são poéticas, abordam grandes conceitos, têm múltiplos significados em cada linha, mas revelam poucos detalhes mundanos sobre mim pessoalmente.

 

O álbum é apresentado com um DVD. O que incluíste no DVD?

O ponto principal do DVD é incluir o mix surround 5.1. Está no formato DTS 96/24 que, embora não seja completamente sem perdas, ainda soa muito bem. Fiquei bastante surpreendido ao saber que muitas pessoas ainda não possuem players de Blu-ray, portanto optei por um DVD para alcançar o maior número possível de pessoas. Como bónus, o DVD também contém a mistura estéreo em 24 bits 96kHz sem perdas, além de quatro videoclipes.

 

É engraçado porque também inclui os quatro faixas bónus que são pequenos trechos, podemos dizer, das duas longas peças musicais. Foi uma olhadela para o airplay nas rádios?

O airplay nas rádios foi definitivamente uma consideração! Ninguém em sã consciência vai tocar uma nova música de 20 minutos na rádio, embora eu tenha o prazer de informar que alguns programas de rádio online já fizeram isso para Monsters From The Id. A outra razão principal para as edições do single, no entanto, é a promoção nas redes sociais, YouTube e Spotify. Não tenho intenção de colocar este álbum completo nos serviços de streaming, mas estou feliz em lançar as edições do single para fins de descoberta e espero inspirar os ouvintes a ouvir um pouco mais.

 

Foi uma tarefa fácil escolher e “cortar” esses trechos?

Foi muito fácil escolher as peças, mas não tão fácil editá-las! Em alguns casos, tive que ser criativo com as principais mudanças e arranjos para que os pontos de edição funcionassem. Mas essas ideias musicais foram concebidas simultaneamente como parte das peças mais longas e também como músicas curtas independentes, portanto não há nada inventado sobre elas. As edições individuais dão-me a oportunidade de apresentar, suponho, o equivalente a um arranjo de concerto mais curto de uma banda sonora completa de um filme.

 

Aos que optaram pela versão digital do álbum, também tens algo para eles, não é? Podes dizer-nos em que consiste?

Estou muito consciente do preço da postagem nos dias de hoje e dos prazos de entrega mais longos para CDs e vinis desde o início da pandemia, isto é, se as pessoas ainda estiverem interessadas em formatos físicos. Também é muito fácil personalizar um CD assinando-o, mas eu queria encontrar uma maneira de personalizar um item digital para que as pessoas pudessem simplesmente baixá-lo e ainda se sentissem calorosas e confusas! Então, tive a ideia de oferecer vídeos individuais de agradecimento para quem quisesse e autografar e dedicar a arte da capa digitalmente usando uma caneta numa tela sensível ao toque em vez de uma caneta marcadora. E qualquer um pode encomendar isso no meu site do Bandcamp!

 

O que já foi feito ou o que planeias para promover este álbum nos próximos tempos?

Essa é uma pergunta extremamente difícil, dado o meu status de artista autofinanciado, o afastamento de onde moro e a relativa impopularidade do rock sinfónico por aqui! O foco principal tem sido a publicidade, reviews e entrevistas na Europa e nos EUA para impulsionar as vendas do álbum. Parece estar a funcionar, já que este rapidamente se tornou o meu álbum mais bem recebido até hoje. O próximo passo óbvio são os espetáculos ao vivo, mas alcançar o público internacional é um desafio, portanto apresentações online podem ser a resposta.

 

Muito obrigado, Ben! Queres acrescentar mais alguma coisa?

Pedro, muito obrigado pela entrevista e foi um prazer falar contigo novamente. Por favor, fica seguro e bem!


Comentários