Entrevista: Chaos Frame

 


Foram sete anos onde Matt Hodsdon teve que refazer a sua vida. Isso aplicou-se, também, aos Chaos Frame que assinam pela Pure Steel Records e lançam um álbum magistral! Entropy tem recebido rasgados elogias dos mais diversos quadrantes e são bem merecidos porque até agora este é o expoente máxima da carreira da banda americana. E para nos falar sobre isso estivemos à conversa com o líder e guitarrista Mark Hodsdon e com o mais recente membro da banda, o baterista Andrew Julkowski.

 

Olá, pessoal, como estão? Obrigado pela disponibilidade. Entropy é o novo álbum dos Chaos Frame. Qual foi o processo que vos levou até este álbum depois de Paths To Exile?

MATT HODSDON (MH): Estamos bem, obrigado. É bom ter algo por aí novamente, depois de quase esquecermos como era a sensação. Houve muita luta entre essa altura e agora, incluindo o swell dos últimos dois anos que todos tivemos. Para mim, pessoalmente, não importa quanto tempo eu esteja longe, lançar álbuns é simplesmente algo que eu tenho que fazer para estar bem comigo mesmo, portanto, aqui estamos. Isto nunca vai parar!

 

Mas podemos ir um pouco atrás? A banda nasceu em 2010. Quais foram os vossos propósitos na altura?

MH: Tinha acabado de sair do ensino secundário, rasgando como Yngwie e convencido de que tudo o que eu estava a fazer musicalmente estava correto. Eu era capaz de tocar, portanto tive que gravar. Se ouvires essa estreia, é uma confusão de composição e tenho que dar muito crédito a Dave (Brown, vocal) por ter ficado comigo durante isso. Ao mesmo tempo, conceptualmente, surpreendo-me como tudo era claro. A faixa-título era como uma promessa de nunca deixar de fazer arte e nunca ser derrotado numa existência normal. Naquela altura, eu sabia realmente qual era o meu propósito, mesmo sendo um idiota. Ainda é o mesmo, mas hoje em dia é muito mais fácil desviarmo-nos das porcarias.

 

Por que um hiato de 7 anos entre o lançamento anterior e este?

MH: Tudo o que tenho a dizer é que podes fazer tudo bem, e, mesmo assim, o mundo pode destruí-lo sem motivo. Efetivamente, reconstruí a minha vida inteira desde 2016, quando alguém invadiu o que era então a minha casa e matou um grande amigo meu (Andrew Rehberger, dono da Tridroid Records e um grande defensor do metal no Minnesota). Além das consequências imediatas disso... Qual é o sentido de qualquer coisa quando a melhor e mais generosa pessoa que conheces pode ser assassinado sem motivo? Eu sempre fui meio niilista, mas essa era uma prova difícil. Demorou muito tempo para realmente me importar com qualquer coisa novamente. Desculpa este sentimento.

 

OK, tudo bem! A respeito de Entropy, qual foi a vossa ideia quando começaram a trabalhar nele?

MH: É engraçado, mesmo antes de as coisas ficarem mesmo más, eu já tinha esse título em mente... Não me lembro exatamente porquê. Podes voltar às coisas que eu fazia quando tinha 18 anos e já encontrar um estranho fascínio pelo tempo e pela decadência. Tínhamos demos de algumas músicas progressivas e modernas (Skyscraper, Solaire), portanto um título científico parecia apropriado. A palavra Entropia tornou-se cada vez mais relevante para mim, entre completar 30 anos, ver sinais de impérios modernos desmantelarem-se, pessoas que conheço morrer ou desistir da música etc. Por outro lado, há algo nobre em lutar contra isso, mesmo que nada dure. Portanto, o álbum é ao mesmo tempo sombrio e desafiador.

 

Qual foi a metodologia de trabalho para este álbum? Tentaram experimentar alguns novos elementos ou sons?

MH: Eu sinto que tudo continua a evoluir naturalmente. Há, novamente, algumas coisas malucas no álbum, mas, mais que tudo, estamos constantemente a tentar controlar as coisas e obter músicas mais focadas. Parece sempre em retrospetiva que as músicas eram 50% mais loucas e mais confusas do que pensávamos.

ANDREW JULKOWSKI (AJ): Uma coisa que decidimos experimentar um pouco foi adicionar mais break beats e outras batidas de estilo eletrónico em algumas das músicas. A bateria em Paths To Exile focava muito mais em power metal e blast beats, portanto decidimos manter as coisas frescas adicionando influências de outros géneros e estilos de bateria. A minha formação em jazz, funk e world music, além de metal, fez disso uma experimentação frutifica e as transições de estilo para estilo perfeitas.

 

Todas essas músicas são novas ou foram resultado do vosso processo criativo nos últimos anos?

MH: Algumas dessas músicas começaram na época do Paths, e algumas delas são totalmente novas. São sete anos, durante os quais tudo mudou drasticamente para nós como músicos e pessoas. Mas todas as músicas foram finalizadas e arranjadas em 2020-2021 - por exemplo, teclados, melodias vocais, etc. – portanto há uma conexão, mesmo que dificilmente sejamos as mesmas pessoas de quando começamos.

 

Têm um vocalista e um pianista convidados. Onde os descobriram e quando perceberam que eles poderiam trazer algo novo para o álbum?

MH: O pianista é Fred Colombo, que trabalhou comigo em algumas coisas para o último álbum a solo de Lance King. Eu tinha as partes do piano um pouco bloqueadas numa forma básica e pedi-lhe simplesmente para as elaborar. Temos gostos estranhamente semelhantes e o seu conhecimento de música faz-me sentir como um idiota. Se ele estivesse aqui ou eu estivesse na França, definitivamente estaríamos a fazer algo a tempo inteiro. Quanto aos vocais, é uma tradição ter uma parte vocal dura por álbum e nada melodicamente se encaixa nessa parte da música, portanto trouxemos Jonah Robertson, que eu conhecia do blog de reviews The Progressive Subway. Foi um belo quick e consegui colocar as peças sem modificações.

 

Andrew, és o novo baterista da banda. Desde quando estás com os Chaos Frame? Tiveste oportunidade de participar no processo de escrita?

AJ: Juntei-me aos Chaos Frame como músico de estúdio para gravar o álbum em meados de 2020. Depois de gravar o álbum e descobrir que eu me encaixava bem no projeto, Matt ofereceu-me a posição de baterista da banda a tempo inteiro no final de 2020. Na altura, o processo de composição de Entropy já estava praticamente completo. Fui recrutado, mas não contribuí para o processo de composição deste álbum. Mas tenho uma extensa experiência em escrita e composição musical, por isso definitivamente deixa a porta aberta para contribuir com o processo de composição de músicas no futuro.

MH: Estamos realmente ansiosos para colocar algumas coisas de Andrew lá e livrar-me do papel de produtor solitário.

 

Na vossa música, podemos encontrar alguns cenários musicais diferentes. De onde vem a inspiração?

MH: Não sinto que tenha tanto controle sobre isso – coloco o meu tempo e o que sai é o que sai. Podemos orientar o navio aplicando um pouco de lógica depois, mas a composição bruta é basicamente apenas uma combinação de todas as influências que tive. Isso inclui metal em todas as suas formas, drum and bass, trance, ambient, jazz, música de videojogos e até rap. Não estamos a tentar ser os Mr. Bungle, mas tudo contribuiu de alguma forma.

 

As críticas têm sido ótimas. Esperavam esta reação?

AJ: Este álbum é algo de que todos nos orgulhamos e colocamos uma quantidade imensa de trabalho, mas não sei se algum de nós estava preparado para as críticas positivas unânimes! Ao longo dos anos, os Chaos Frame têm vindo a refinar as suas capacidades de execução e composição e acho que finalmente chegamos ao ponto culminante com Entropy. Parece que outros também notaram isso, pois esse tem sido um tema comum em muitas das reviews. Estamos tão felizes que tantas pessoas se estejam a divertir muito com este novo álbum!

 

Agora, com um contrato de vários álbuns assinado com a Pure Steel e com os problemas do passado resolvidos, até onde podem ir os Chaos Frame?

MH: Haverá um período de transição aqui, enquanto descobrimos como integrar a escrita de Andrew e decidir o que queremos ser exatamente. Ele tem quatro ou cinco músicas, eu tenho um monte de demos que preciso terminar... Atualmente estou a trabalhar na música para o próximo jogo Monomyth e, assim que terminar, poderemos começar o próximo álbum a sério. Pode ser mais sinfónico, ou talvez desfaçamos tudo e façamos um álbum de speed metal dos anos 80. Não sei. Tudo o que faço acaba por soar como Chaos Frame.

 

Estão prontos para subir ao palco? O que têm planeado?

AJ: Bem, já que nem todos moramos atualmente em Minnesota, onde a banda está centralizada, logo subir ao palco seria um desafio. Durante algum tempo, os Chaos Frame têm sido principalmente uma banda de estúdio, mas estamos a tomar medidas para localizar o grupo e reunir uma banda de trabalho para que possamos tocar ao vivo.

 

Muito obrigado, pessoal, mais uma vez. Querem enviar alguma mensagem para os vossos fãs?

AJ: Muito obrigado por todos os comentários positivos e elogios praticamente unânimes ao Entropy! Realmente entregamo-nos criativamente a este álbum e ouvir que tantos outros gostaram traz-nos muita alegria! Esperamos poder trazer essas músicas ao vivo em algum momento no futuro próximo, portanto, fiquem atentos enquanto vos mantemos a todos atualizados.


Comentários