Entrevista: Ellipsis Quintet


Avoid The Void é o disco de estreia do projeto internacional liderado pelo trompetista grego Vasilis Nalbantis. Um disco com um nível elevado de qualidade técnica individual, composições majestosas e uma destacada coerência instrumental. As influências passam pela música balcânica, grega e mediterrânica, mas, também, pelo jazz, pela fusão e pelo prog rock. Os músicos conheceram-se na Jazz University of Graz e prometem não parar por aqui, como nos conta Vasilis Nalbantis.

 

Olá, Vasilis, obrigado pela tua disponibilidade. Ellipsis Quintet é o teu novo projeto, por isso podes apresentá-lo?

Ellipsis Quintet é um ambicioso projeto musical onde "o oriente encontra o ocidente". As influências da música tradicional dos Balcãs, da Grécia e do Mediterrâneo Oriental coincidem com o jazz, o rock e a fusão, para formar uma amálgama prog-world-jazz que respeita a história de todas as diferentes influências musicais, bem como celebra uma arte aberta, desinibida e descomplicada. As principais forças motrizes são a emoção honesta e o amor pela exploração. Fizemos vários concertos de sucesso na Áustria, Eslovénia, Eslováquia e Hungria. Após o lançamento bem-sucedido de dois singles, em 20 de maio de 2022 lançamos nosso álbum de estreia, Avoid The Void.

 

Podes contar-nos um pouco da vossa história até agora?

A banda formou-se em 2016 e naquela altura todos os músicos eram estudantes da Jazz University of Graz. Começamos com alguns espetáculos locais e evoluímos para concertos internacionais e a banda estava a ganhar força. Nesse meio tempo, alguns membros da banda entraram e saíram, como pode acontecer em bandas novas. Em 2018, entramos num hiato indefinido devido a agendas lotadas e membros da banda que se mudaram para diferentes países. No entanto, durante a pandemia esse fogo para colocar este projeto em movimento foi crescendo em mim e foi quando comecei a entrar em contacto com todos e tentar descobrir de que forma poderia funcionar, apesar das distâncias. Felizmente todos os elementos estavam animados para tocar novamente e gravar estas músicas e, no final, no final resultou, reunimo-nos para gravar Avoid The Void em dezembro de 2021. Após a publicação do álbum em maio de 2022, eu tenho trabalhado a tempo inteiro para o promover e trabalhado na criação de tournées internacionais.

 

Quais são as vossas principais influências?

As minhas influências vêm de origens muito diferentes. Vou dar-te 1-2 nomes de cada género. Jazz mundial - Vasilis Rakopoulos (músico incrível, compositor e ser humano extraordinário, foi meu professor na Universidade de Corfu). Jazz - Kenny Wheeler. Prog rock-metalTool, Gojira. Worldmusic - Ergün Senlendirici (trompetista turco).

 

Como foi que surgiu o vosso nome? Tem algum significado especial?

Eu adoraria dizer que tem um significado mais profundo, mas na verdade não tem. Para mim, Ellipsis soa bem! E somos quinteto...

 

O projeto é composto por vários músicos internacionais. Trabalharam sempre remotamente?

A certa altura, todos nós morámos em Graz. Nessa altura, encontrávamo-nos com mais frequência e as coisas eram mais fáceis de agendar. Mas quando há vontade, há sempre uma forma e adoramos tocar juntos!

 

Todos vocês são músicos com muita experiência. Olhando para trás, em que projeto gostaste mais de fazer?

Bem, não posso falar pelo resto dos membros dos Ellipsis Quintet, mas para mim, gravar Avoid The Void foi de longe uma das experiências musicais mais agradáveis. Desde organizar as sessões, gravar, sair com os meus amigos/músicos, eu não trocaria por nada. E estou ansioso pelas próximas sessões de gravação!

 

Sendo Avoid The Void a vossa estreia, durante quanto tempo trabalharam neste álbum?

Ativamente, comecei a trabalhar nele de maio a junho de 2021, finalizando as partituras, procurando financiamento, pré-produção etc. Se for mais romântico, diria que desde a primeira peça, Phai que foi escrita em 2016!

 

E quais foram os vossos propósitos e objetivos quando partiram para a criação deste álbum?

Em toda a minha vida estive sempre entre dois mundos musicais. Um da Grécia e música oriental e outro do Ocidente. Acho essa dicotomia muito criativa. E com a música de Ellipsis Quintet e com este álbum, procurei capturar essa criatividade, já que ela é filtrada e aumentada pelos meus extraordinários companheiros de banda, cuja variada formação cultural adiciona outra camada à música.

 

Que percentagem da tua música tem como base a improvisação?

Eu diria que a improvisação é uma grande parte da música. Talvez entre 25 a 40%. Claro que depende do tom. O que é importante para mim é que haja uma coesão musical e que cada faixa conte uma história. Se eu sinto que uma improvisação acrescenta positivamente a esta história eu acolho, se não eu não me sinto obrigado a forçar uma na forma só porque “é isso que se faz no jazz”.

 

Podes fala-nos do convidado na música Libation. Quando pensaste que uma lira se poderia encaixar bem nessa música?

Tivemos muita sorte em apresentar nesta música um músico incrível que conhece profundamente a música tradicional oriental! Efetivamente, Dimitris Psonis deu uma nova dimensão a essa faixa. Quando comecei a pensar em gravar este álbum e a pensar em como cada faixa soaria, imediatamente ouvi um solo de lira no meio da música. E felizmente Dimitris também mora em Graz e ficou feliz em vir e gravar connosco.

 

Como foi o processo de gravação? Correu tudo como planeado?

Às vezes o processo foi cansativo e às vezes precisávamos fazer correções e correções rápidas, mas porque todos, inclusive os técnicos de som, são profissionais e temos respeito uns pelos outros, tudo funcionou perfeitamente. Além disso, trabalhei muito na organização de tudo, até ao minuto. Para mim foi muito agradável e eu nunca quis que acabasse! O que é melhor do que gravar música com os teus amigos?

 

Têm algum espetáculo planeados para apoiar este lançamento?

Nesta altura estou a trabalhar para divulgar o álbum ao maior número de pessoas possível e encontrar espetáculos. As datas serão divulgadas em breve!

 

Muito obrigado, Vasilis, mais uma vez. Queres acrescentar mais alguma coisa?

Muito obrigado pela oportunidade de falar sobre a música e a banda. A nossa música pode ser encontrada no BandCamp e em todas as plataformas de streaming. Além disso, temos alguns vídeos no Youtube. Espero falar convosco novamente a respeito do nosso segundo álbum!




Comentários