Entrevista: Confidential

 


Devil Inside é o disco de estreia dos Confidential, banda norueguesa que compete no terrivelmente competitivo campeonato das bandas com vocalistas femininas. Este álbum saiu na primavera pela Massacre Records e mostra-nos uma abordagem muito pessoal, apresentando informações quase, se não mesmo, confidenciais, a respeito da mentora Astrid K Mjøen, a vocalista que connosco partilhou os seus pensamentos.

 

Olá, Astrid! Obrigado pela disponibilidade. Podes apresentar os Confidential aos metalheads portugueses?

Olá! Muito obrigado por nos receberes! Confidential é uma banda de metal sinfónico da Noruega que lançou o seu primeiro álbum em 25 de março de 2022. A banda foi fundada por mim Astrid, mas Frode Hovd e eu dirigimos a banda juntos. Os membros são:

• Vocais: Astrid K Mjøen

Synth/Piano/Backing vocals: Charlotte Stav

• Guitarra solo: David Hovde

• Guitarra: Frode Hovd

 

Sendo uma banda jovem, que ambições têm?

As nossas ambições são, claro, alcançar o maior número possível com a nossa música e que os nossos ouvintes mergulhem nas letras e encontrem o que precisam se estiverem a passar por um momento difícil. E estamos a trabalhar numa tour! Ir para a estrada é um grande sonho!

 

Que nomes ou movimentos mais vos influenciam?

Existem muitas bandas que posso citar aqui, Nightwish, Epica, Amaranthe e assim por diante. MAS, a banda que mais me influencia é uma banda sueca de metal chamada ELEINE! Tudo o que eles representam é a mesma direção que queremos seguir. Quando começamos a gravar a música e fazer videoclipes, fazíamos tudo sozinhos. E quando encontramos os ELEINE vimos que elas também tinham a mesma visão e faziam tudo sozinhas. Madeleine, fundadora e vocalista principal dos Eleine é a pessoa mais gentil e doce que conheço. Ela compartilhou toda a sua experiência comigo e eu realmente sinto que ela quer que tenhamos sucesso! Se vocês ainda não o fizeram, sigam-nos e ouçam as suas músicas incríveis. E juntem-se à comunidade de patronos e façam parte da Eleine Legion!

 

Como surge o vosso nome? Têm algum significado especial?

O nome da banda Confidential vem da letra. A letra é quase como um diário para mim, onde expresso os meus pensamentos interiores que ninguém deveria ouvir. Portanto, confidencial.

 

Como definirias este álbum?

A intenção com a música nunca foi lançar um álbum. Sentei-me na minha sala de estar. Quebrada e derrotado por coisas que aconteceram na minha vida. Fiz terapia, mas os sentimentos que me assombram todos os dias não me ajudaram muito a processar. Sentei-me ao piano e nunca tinha escrito uma música antes, mas tive que “cantar” alguns demónios. A definição deste álbum deve ser: este é o meu diário!

 

Qual foi a tua intenção ao lançar este álbum?

O álbum é certamente uma fuga musical para mim. Procurei o Frode, o guitarrista da banda, para gravar as músicas no seu estúdio pensando que seria bom tê-las num link drop box para que eu as pudesse ouvir em casa. Mas Frode disse-me para produzir um álbum e lançá-lo. Ele fez-me acreditar que era possível! E agora a música também pode capacitar os nossos ouvintes.

 

Jacob Hansen no baixo e Robert Myrhaug na bateria foram os músicos que participaram no álbum, como músicos de sessão. Já têm membros permanentes para esses postos?

Não, o baterista que agora temos connosco chama-se Geir Marvin Johansen. Ele é o baterista de uma banda chamada Keiser. No baixo temos Espen Hammer. Ele toca baixo numa banda chamada Lumsk. Por enquanto eles estão a ajudar-nos como músicos de sessão.

 

Queres falar-nos dos convidados que participaram em Devil Inside?

Achamos que seria bom ter alguns músicos convidados no álbum. Frode já tinha trabalhado com Jake E no seu projeto de opera metal Aldaria. Portanto, acabamos por lhe enviar um e-mail e ele disse que sim! Não poderíamos estar mais felizes. Jake E tem uma voz incrível que combinou perfeitamente com a música Salvation. Eu tropecei na banda de Madeleine no Spotify e imediatamente me apaixonei pela sua música e voz. Fiz algumas aulas de canto com ela online e ela era a pessoa mais doce. Portanto, quando lhe pedi para ela fazer um dueto comigo e ela disse que sim, fiquei super feliz! Tenho orgulho de a ter a ela e Rikard no álbum. Rikard faz o solo em Black Angel e também é a voz que ouves a falar em My Kiss Of Death.

 

De alguma forma a pandemia afetou a criação e desenvolvimento deste disco?

Não muito, de qualquer maneira, estivemos a trabalhar na cave de Frode e enviamos arquivos para outras pessoas que também estavam sentadas nos seus estúdios. Mas a música Prophecies nasceu por causa do Covoid.

 

Obrigado, Astrid, queres acrescentar mais alguma coisa?

Obrigado pelo convite! Gostei bastante! Nesta altura estamos a trabalhar no Confidential 2. Mas, o objetivo principal é, claro, é ir para a estrada e fazer mais espetáculos. E espero conseguir algumas grandes tours!


Comentários