Entrevista: Merryweather Stark Wackerman

 


Cosmic Affect, o álbum e Merryweather Stark Wackerman, o projeto resume-se a uma história incrível de como um duo se transforma em trio quando menos se espera e perde um dos seus elementos, também de forma dramática. John Wackerman apareceu sem estar previsto e o resultado é o álbum Cosmic Affect delineado, criado e gravado num relâmpago. Mas Neil Merryweather infelizmente já não viveu o tempo suficiente para ver o seu disco ser lançado. Janne Stark conta-nos tudo a respeito desta incrível, mas também triste, história.

 

Viva, Janne, como estás? Antes de mais, obrigado pela disponibilidade. A história do nascimento deste trio carrega algo de curioso. Podes contar-nos como esta dupla se transforma em trio?

Foi uma coisa realmente não planeada, impulsiva do momento. Em 2019, fui para Las Vegas quando eu e Neil estávamos a terminar o álbum Rock Solid de Merryweather Stark. Tínhamos 75% das músicas prontas, mas íamos terminar de compor juntos e na altura o baterista Michael Maysonet entraria e tocaria bateria no álbum. Terminámos a composição muito rápido e Michael entrou e gravou a bateria. Enquanto estive lá, Neil foi convidado por Bobby Ferrari para visitar o seu estúdio Skeleton Key. Quando estávamos lá, conhecemos o baterista John Wackerman, que estava a fazer alguns trabalhos de estúdio para Bobby. Demo-nos imediatamente bem e ele e a sua esposa Linda convidaram-nos para jantar no fim-de-semana. Divertimo-nos muito e Bobby sugeriu que nós três pudéssemos ir ao estúdio e tocar durante o fim-de-semana. Não tínhamos planos, músicas, nada, mas estávamos ansiosos por tocar. E fizemo-lo. E, como se vê, tudo se transformou num álbum! Como era diferente de Merryweather Stark, originalmente, planeamos chamar este projeto de algo completamente diferente, mais um nome de banda, tendo Neil sugerido High Coup (uma peça de Haiku) e John Cosmic Affect. No final, pensamos em chamar o álbum de Cosmic Affect e usar apenas os nossos nomes como “nome da banda”. Em Merryweather Stark os bateristas nunca fizeram parte da composição. Eles eram mais “mãos contratadas”, enquanto aqui John foi parte integrante do processo de composição, daí o seu nome também estar no nome da banda.

 

E há outra história sobre o facto de não teres nenhuma guitarra e é aí que o lendário Mike Varney entra nesta história, não é verdade?

Como eu fui para Las Vegas só para escrever e gravar a bateria, não levei nenhuma guitarra. Neil tem uma antiga Telecaster que costumo usar quando estamos a escrever. Mas quando estávamos prontos para gravar, percebi que queria usar uma guitarra que eu gostasse mais, e uma das minhas favoritas é uma Gibson Les Paul Junior DC. Conheço Mike Varney desde os anos 90 e sempre nos encontramos e saímos quando estou em Las Vegas (ele é um colecionador de música louco como eu). Perguntei-lhe se tinha alguma guitarra que me pudesse emprestar e ele tinha uma que era muito parecida com a minha guitarra e que generosamente me emprestou.

 

De que forma essa reunião se transformou em Cosmic Affect?

É muito louco às vezes como algo não planeado se transforma numa grande coisa. Não tínhamos intenção de gravar, nem mesmo de nos encontrar! Sem músicas, sem ideias, sem planos para isso, e simplesmente aconteceu. Em 2,5 dias, escrevemos e gravamos 10 músicas! Isso simplesmente não acontece nos dias de hoje! John surgiu com o título Cosmic Affect porque era assim que parecia. O cosmos estava do nosso lado e as estrelas alinharam-se perfeitamente!

 

O que nos podes dizer a respeito deste álbum? Como o definirias?

Já que nós três tínhamos um grande amor pelo hard rock clássico influenciado pelos anos 70, baseado no blues, foi tudo muito fácil. Estávamos todos na mesma vibe. Musicalmente, eu diria que escolhemos influências de bandas como Bad Company, Free, ZZ Top, Montrose, Point Blank e até alguma de King's X. Também tem alguns riffs fixes aqui e ali.

 

O processo de criação foi muito rápido, não foi? Foram momentos de grande criatividade?

Foi uma loucura! Do género, eu comecei a tocar alguns riffs e eles imediatamente entraram no ritmo. Neil introduziu algumas mudanças e John teve algumas ideias rítmicas. Nós trabalhamos apenas as partes, tocamos a música uma ou duas vezes até terminarmos, gravamos 2-3 takes e foi isso. Sem faixas de cliques, sem coisas extras. No segundo dia, antes de irmos para o estúdio, sentei-me no sofá de Neil de manhã quando ele estava a fazer o café da manhã e criei alguns riffs que gravei no meu telefone e que depois transformamos em músicas.

 

Além de vocês os três, houve mais algum outro músico envolvido nas gravações?

Fomos apenas nós os três a gravar em estúdio, mas como eu usei a guitarra de Mike e ele estava a acompanhar o que fazíamos, perguntamos-lhe se estava disposto a fazer um solo como convidado e estou feliz por ele ter aceitado! Mike é um guitarrista fantástico!

 

Mas toda esta história não teve um final feliz com a morte de Neil. Mesmo assim, decidiram terminar e lançaram o álbum. Com certeza, seria o desejo de Neil, certo?

É tudo muito triste. Naquele fim-de-semana gravamos o básico para as músicas, mas terminei as minhas guitarras no meu estúdio na Suécia e Neil gravou os vocais no seu próprio estúdio em Las Vegas. O nosso plano era que eu fosse para Las Vegas e terminássemos de misturar o álbum juntos. Infelizmente, há pouco mais de um ano, Neil começou a ter alguns problemas nos olhos e foi ao médico. Descobriu-se que ele tinha um tumor cerebral maligno. Fez uma cirurgia para a remover e correu tudo bem. Uma noite ele ligou-me no FaceTime e conversamos. Ele estava fraco, mas de bom humor. Conversamos sobre eu ir assim que o Covid afrouxasse o seu controle e terminávamos o álbum. Na manhã seguinte, acordei com a triste notícia de que Neil havia falecido poucas horas depois de conversarmos. Decidimos terminar o álbum em homenagem a Neil.

 

O título Cosmic Affect foi dado após a morte de Neil ou já tinha sido decidido antes?

Sim e não. John surgiu inicialmente como uma sugestão para um nome para a banda. Mas depois achamos que da forma como tudo aconteceu, seria um título de álbum muito apropriado. Neil também gostava muito de coisas espaciais.

 

E a partir de agora? Que ideias para os vossos passos artísticos?

Obviamente e infelizmente não haverá mais coisas de Merryweather Stark Wackerman, mas tenho muito mais coisas a acontecer. Acabei de lançar o meu segundo álbum dos Bandolier Kings (tribute aos Budgie) intitulado Volume Two: Time To Remember. Também estou a trabalhar no meu quinto álbum Mountain of Power a ser lançado no próximo ano, o quarto álbum dos Constancia, além de estar a tocar na banda tributo dinamarquesa aos Thin Lizzy, Falling Hazard, onde também estamos a trabalhar num álbum de material original na veia de Thin Lizzy. Também estou a gravar e a escrever para alguns outros projetos que surgirão num futuro próximo. Além disso, escrevi três enciclopédias de hard rock sueco e atualmente estou a trabalhar em The History of Swedish Hard Rock. Além disso, em breve começarei a misturar o terceiro álbum inédito de Neil Merryweather & Space Rangers, que havíamos planeado quando ele ainda estava vivo, além de outro álbum inédito de Neil chamado Cosmic Sushi. A Regain Records também irá relançar algumas das coisas antigas de Neil, onde eu tratarei da remasterização e arte/layout. Também estou a trabalhar com a Regain e Cult Metal Classics com outras reedições porreiras. John está a administrar um ótimo estúdio de gravação e ensaio com a sua esposa em Las Vegas e toca em todos os tipos de espetáculos. Também podemos gravar mais algumas coisas juntos.

 

Muito obrigado, Janne, mais uma vez. Queres acrescentar mais alguma coisa?

Obrigado pelo interesse em nós e espero que as pessoas gostem do álbum!


Comentários