Entrevista: Peter Goalby

 


Atualmente com 72 anos, Peter Goalby é um homem feliz. Afastado da indústria musical há bastantes anos, deu consigo a pensar que as músicas que havia escrito e gravado no passado já tinham sido pirateadas com um mau som. Depois lembrou-se de Trevor Bolder, Lee Kerslake e Ken Hensley já partiram. Foi o click para, finalmente, uma edição a sério dos temas que gravou após a sua saída dos Uriah Heep. Assim surgem Easy With The Heartache, I Will Come Running e The Solo Anthology, que será uma reunião dos dois primeiros com alguns temas extra. Um regresso ao ativo não está previsto, mas a felicidade do vocalista britânico está garantida.

 

Olá, Peter, como estás! Em primeiro lugar, deixa-me dizer que é uma verdadeira honra poder fazer esta entrevista contigo. Algumas das tuas músicas foram lançadas recentemente. Mas, essas músicas não são atuais, pois não? Quando as escreveste e gravaste?

Todas essas músicas foram escritas depois de ter deixado os Uriah Heep. Portanto, entre 1986 e 1992. Eu tinha um contrato de publicação com a Rondor Music, eles permitiram-me ter tempo no estúdio de gravação para fazer demos do meu trabalho. Descobri que naquela altura estavam a escrever músicas muito fortes. Muito estilo dos anos 80 que adoro.

 

Por que não lançaste essas músicas/álbuns na altura?

Naquela altura, para mim, não pensava nas músicas como um álbum. Esperava que outros artistas as gravassem. Eu escrevi Easy With The Heartaches para Tina Turner, mas ela não a gravou. Também escrevi The Last Time pensando que seria adequado para Tina. Lembro-me que naquela altura fiz 3 composições com John Parr para o seu álbum Man With A Vision. John é um grande artista e tornamo-nos bons amigos, embora eu não o veja hoje em dia.

 

E agora, o que te motivou a finalmente lançar essas músicas? O que mais influenciou estes lançamentos?

Essas músicas foram pirateadas 3 vezes ao longo dos anos e o som era muito mau, o que é uma pena porque sempre acreditei nas músicas. Achei as músicas muito boas. Depois perdemos Trevor Bolder e depois Lee Kerslake e depois Ken Hensley. Isso fez-me pensar muito sobre o que iria acontecer com a minha música quando eu partisse. Eu queria mostrar a minha música no seu melhor. As pessoas pedem-me há muito tempo para lançar as músicas, portanto pensei que assim posso ficar feliz sabendo que elas não serão novamente pirateadas.

 

As músicas sofreram alguma melhoria em termos de rearranjos ou estão exatamente iguais às gravações originais?

Pedro essa é uma boa pergunta, eu insisti que as gravações não fossem alteradas de forma alguma. Estão exatamente como eu as gravei, nada foi alterado, Pedro.

 

E incluíste alguma música extra?

Nenhuma música extra adicionada. Todas foram gravadas há mais de 30 anos e lembra-te que são apenas demos (mas muito boas).

 

Mas foram remasterizadas? Quem foi o responsável e qual foi a sua principal prioridade?

Sim, as músicas foram remasterizadas. O meu muito obrigado a Mike Pietrini em Boston, EUA. Ele fez um trabalho fantástico para mim. O som está simplesmente ótimo.

 

Primeiro foi Easy With The Heartache, depois foi I Will Come Running. O último será The Solo Anthology. Em que consiste este último?

O último é uma mistura dos dois primeiros com algumas músicas extra.

 

Nos últimos anos tens estado afastado da indústria musical. Com estes lançamentos, podemos esperar um regresso ao ativo?

Estou agora com 72 anos, muito feliz, não tenho planos para um regresso, Pedro. Estou muito orgulhoso de que finalmente o mundo possa ouvir as minhas melhores músicas.

 

Muito obrigado, Peter, mais uma vez. Queres acrescentar mais alguma coisa?

Sim, gostaria de agradecer a todos os meus amigos por se lembrarem de mim depois de todo este tempo. Eu é que agradeço. Sejam felizes, honestos e gentis.


Comentários