Entrevista: Thy Listless Heart

 


Deverão conhecer Simon Bibby dos Seventh Angel, banda de doom/thrash metal britânica, cujo último álbum, The Dust Of Years, já data de 2009. Mas o guitarrista andava já andava, há algum tempo, a magicar umas canções. Que finalmente e felizmente puderam ver a luz do dia no projeto Thy Listless Heart. Com o selo da Hammerheart Records, Pilgrims On The Path Of No Return é uma obra épica onde o doom e o folk se cruzam em momentos únicos de religiosidade e de cenários com belas, mas entristecidas paisagens de desolação.

 

Olá, Simon, como estás? Obrigado pela disponibilidade e parabéns pelo teu excelente álbum. Quando decidiste decide partir para a criação de um álbum por conta própria?

Olá, Pedro! Obrigado pelo convite para fazer esta entrevista! Há muito tempo que eu queria enfrentar o desafio de escrever e gravar um álbum a solo. Senti sempre que tinha a música dentro de mim e suponho que queria me queria colocar à prova. É claro que pensar em algo e fazer são coisas muito diferentes - o que me fez transformar a ideia em realidade foi o início da pandemia de Covid e o facto de que naquela altura estava a chagar aos 50 anos.

 

E quais foram os teus objetivos na altura?

(Risos) Bem, não tenho a certeza se tinha alguma ideia sobre objetivos específicos na altura. Foi apenas algo que fui levado a fazer. Em alguns sentidos, foi quase como um presente para mim mesmo – algo que foi uma verdadeira expressão de quem eu sou, mas em forma musical. Um legado. Lembro-me de Greg Chandler (que misturou e masterizou o álbum) me ter perguntado quais eram os meus planos para o álbum. Eu disse-lhe que não tinha pensado muito além de o completar. Foi Greg quem me fez considerar os próximos passos e me ajudou a formular uma biografia e me deu uma lista de editoras para contacto.

 

Agora, olhando para trás, sentes que todos esses objetivos foram alcançados?

Bem, embora eu não tivesse um plano mestre, acho que os resultados foram ótimos. Eu sinto que o álbum me representa como pessoa musical, emocional e liricamente. Epic Doom foi sempre o meu subgénero favorito e acredito que consegui marcar essa caixa. E ter a Hammerheart Records a lançá-lo é a cereja no topo do bolo. Suponho que outro ponto positivo disso é que me ajudou a sair das sombras. Sou naturalmente alguém que não gosta de estar no centro das coisas - prefiro estar confortavelmente seguro em segundo plano e, por mais estranho que isso me faça sentir, acho que me ajudou a crescer como pessoa.

 

Como dissemos, avançaste sozinho, mas não estiveste sozinho. Trazes vários músicos para a tua criação. E também, muita diversificação em termos de instrumentação. Foi uma tarefa fácil juntar todos esses nomes?

Outra parte da minha personagem é naturalmente querer fazer tudo sozinho. Achei que essa não seria necessariamente a melhor abordagem e, por isso, esforcei-me para identificar pessoas com quem colaborar. Algumas pessoas eu já conhecia bem – eu e Ian Arkley remontamos ao final dos anos 80 e Seventh Angel e também conheço Greg Chandler e o baterista Ben Griffiths há muito tempo. Mas outras amizades são mais recentes e isso se deve principalmente ao Instagram. Comecei uma conta no Instagram há pouco mais de dois anos para documentar a jornada de Thy Listless Heart e também para fazer contactos com outros músicos que pensam como eu. Fiz alguns grandes amigos no processo e, dessas pessoas, pedi a Sergio Gonzalez Catalan (Rise To The Sky), Paul Jones (Enchantment) e Ella Zlotos (Ephemeral) para contribuir no álbum. As colaborações funcionaram muito bem e acredito que adicionaram toques importantes ao álbum.

 

Em algum momento trabalham juntos ou foi feito tudo remotamente?

Quase tudo foi feito remotamente. Encontrei-me com Ben para discutir a bateria em apenas duas ocasiões curtas e, por causa das restrições da Covid, tivemos que nos sentar com temperaturas congelantes do lado de fora do seu jardim. Ele gravou as faixas de bateria na sua garagem tocando juntamente com as faixas demo. Todos os outros gravaram as partes nas suas casas, exceto Greg, que gravou as suas partes vocais no seu estúdio pouco antes de iniciarmos o processo de mistura.

 

Na minha opinião, poderíamos descrever o teu álbum como Bathory vs My Dying Bride. Concordas com esta visão? O que mais acrescentarias?

Não concordo, nem discordo. Uma das coisas bonitas a respeito da música é que ela é muito subjetiva. Duas pessoas podem ouvir a mesma música e ainda assim ouvir influências diferentes e sentir emoções diferentes. As minhas influências musicais são amplas - passei a minha adolescência a ouvir bandas como Candlemass, Trouble, Celtic Frost e Crimson Glory e depois, no início dos anos 90, descobri o Peaceville Three. Continuo a ouvir música no extremo mais pesado e lento do espectro, mas no que diz respeito à influência, eu diria que sou igualmente inspirado por algo como as canções Symphony Of Sorrowful de Gorecki quanto pelos vários subgéneros do metal. No entanto, é um verdadeiro elogio para mim, dizeres que o álbum soa como um cruzamento entre Bathory e My Dying Bride!!

 

Pilgrims On The Path Of No Return é um título muito enigmático. Como surge e o que significa?

Pilgrims On The Path Of No Return é uma linha da primeira faixa do álbum chamado As The Light Fades. Senti que realmente encapsulou a atmosfera geral do álbum, bem como a ligação com muitos dos temas líricos. O álbum tem temas recorrentes de busca, jornada e morte. A peregrinação está associada a esses temas, talvez de busca ou algo além de nós mesmos. Suponho que a diferença aqui é que não há retorno da peregrinação – e isso é algo que, em última análise, todos temos em comum. É uma jornada compartilhada de ida.

 

Para mim, o título também tem alguma aura religiosa, aspeto que também é percetível em algumas partes do álbum. Era, de facto, tua intenção trazer esse aspeto religioso para a música?

É interessante que algumas pessoas tenham destacado isso. Na verdade, fui criado numa família cristã devota e segui essa fé até à idade adulta. Aqui temos outro forte tema subjacente do álbum – o meu afastamento da fé religiosa. Mas, tendo dito isso, não tenho dúvidas de que esses anos de crença tiveram um impacto na maneira como escrevo e me expresso musicalmente. Há uma medida de esperança a ser encontrada no álbum. Para mim, a melhor música tem sempre um elemento de luz na escuridão. E, no fundo, sou uma pessoa positiva, embora ache que expressar tristeza, dor e perda é muito mais natural do que outras emoções.

 

Além disso, também as influências folk são muito audíveis. De onde vêm essas influências?

A influência folk é uma mistura do meu próprio amor pela música folk (tanto do tipo tradicional das Ilhas Britânicas quanto bandas como Wardruna e Forndom) e também o envolvimento de Ella Zlotos que toca diversos tipos de flautas no álbum – esses instrumentos também são bastante tradicionais no sentido da música folk. Eu também toco o kravik lyre na música Aefnian. Foi bom usar alguma instrumentação que não é facilmente pensada para ir de mãos dadas com o doom metal.

 

Em geral, quais foram as tuas principais prioridades artísticas?

Para ser honesto, a minha principal prioridade artística foi criar algo honesto e autêntico, poderoso, mas vulnerável, sombrio e bonito. Espero ter conseguido isso de alguma forma.

 

A arte da capa é realmente fantástica. Quem foi o responsável? Conseguiu capturar toda a tristeza, dor, saudade e esperança que apresentas no álbum, não concordas?

A arte da capa foi pintada pelo grande e falecido Mariusz Lewandowski – o mesmo homem que pintou a incrível capa do álbum Mirror Reaper dos Bell Witch. Acho que a pintura capta perfeitamente a essência do álbum em todos os sentidos e considero-me afortunado por poder usar a arte de Mariusz. Gosto especialmente do facto de não podermos ver além da abertura distante para onde os peregrinos se dirigem – isso deixa algo para a imaginação.

 

Como está a situação com os Seventh Angel? O último álbum foi lançado em 2009, mas a banda continua ativa? Alguma projeção para um novo lançamento?

Tecnicamente os Seventh Angel ainda existem, mas não é uma banda em funcionamento atualmente. Nenhuma decisão foi tomada em relação a álbuns futuros, mas é improvável que seja uma banda ao vivo novamente.

 

Haverá possibilidade para espetáculos ou tournées para divulgar este álbum? O que tens planeado?

Eu criei Thy Listless Heart puramente como um projeto de estúdio. E ainda me sinto assim, apesar de ser questionado várias vezes sobre a possibilidade de criar uma banda para atuar. O tempo e a energia são escassos, pois a vida está sempre ocupada e não me quero comprometer com algo que me cause mais dor do que alegria. Mas quem sabe... talvez eu mude de ideias em algum momento. E talvez apenas me concentre em gravar outro álbum se e quando for a hora certa.

 

Muito obrigado, Simon, mais uma vez. Queres acrescentar mais alguma coisa?

Só para agradecer por me dares a oportunidade de falar sobre Pilgrims on the Path of No Return – espero que seja um companheiro valioso na tua jornada.


Comentários