Entrevista: Dark Matter

 


The Rectory é o novo álbum do projeto Dark Matter liderado pelo britânico Dave Gilbert. É já o quarto seu trabalho e marca a estreia para a editora italiana Wormholedeath Records. São cinco longos temas de um trio inspirado pelo classic rock de influência doom e algum heavy metal old-school e sem propósitos de atuar ao vivo. E para nos falar deste registo, estivemos à conversa com o mentor Dave Gilbert.

 

Olá, Dave, obrigado pela disponibilidade. Antes de mais, podes apresentar o teu projeto aos rockers portugueses?

Olá, obrigado pelo teu interesse em Dark Matter. Dark Matter é uma banda de hard rock/metal old school, naturalmente doomy com uma natureza natural e progressiva.

 

Dark Matter originalmente era um projeto a solo teu. Agora é um power trio. Quando e por que aconteceu essa mudança?

Isso aconteceu no ano passado. Dark Matter precisava de um grande sopro de vida. O projeto estava a morrer. Era necessária uma grande mudança, portanto os meus bons amigos embarcaram. Definitivamente, foi a decisão certa.

 

Podes explicar-nos que ligação existe entre Dark Matter e Arcadian Temple?

Arcadian Temple foi um projeto que eu e Alex Perry decidimos fazer juntos, porque não tínhamos certeza se o arranjo anterior em Dark Matter funcionaria. Basicamente, queríamos fazer alguma música entre nós. Arcadian Temple é, na realidade, um álbum Dark Matter sem Gary.

 

The Rectory é o quarto álbum dos Dark Matter. Em que aspetos se aproxima ou afasta dos álbuns anteriores?

Eu sou o escritor principal de Dark Matter, portanto esse lado das coisas é o mesmo. Também espero que a minha escrita tenha melhorado. O que é diferente em grande escala é um guitarrista solo fenomenal na pessoa de Alex.

 

Que nova abordagem trouxeste para a mesa desta vez?

Acho que já respondi a isso na pergunta anterior. Devo acrescentar que nos Dark Matter não estamos a tentar reinventar a roda. Estamos apenas a gravar as músicas que gostaríamos de ouvir.

 

Como decorreu o processo de gravação? Tudo como planeado?

O processo de gravação foi totalmente planeado. Estamos felizes por ter trabalhado juntos e continuamos como uma casa a arder.

 

O artwork da capa é fantástico! Quem foi o criador de tão magnífica obra de arte?

Uma ilustração de Jaroslaw Grudzinski.

 

Uma coisa engraçada é que começaste a tua carreira musical não muito cedo. Porque é que só com mais de 40 anos sentiste a força e a motivação para iniciar este projeto artístico?

Para ser totalmente honesto, na minha juventude, não tinha confiança. Sempre me interessei por tocar guitarra, mas achava que não conseguiria. Um amigo vendeu-me uma guitarra quando estava na casa dos 40 anos, comprei uma pequena unidade Boss e comecei a escrever e a gravar músicas. Eu apenas pensei, "que diabos".

 

Estás pronto para ir para palco? O que tens preparado?

Não, absolutamente não. Isso é apenas sobre gravar música e estou totalmente dedicado a isso 100%.

 

Muito obrigado, mais uma vez, Dave. Queres acrescentar mais alguma coisa?

Gostaria de te agradecer novamente pelo interesse e mencionar que temos muito mais material forte escrito e gravado, portanto fiquem atentos para mais Dark Matter.


Comentários