Entrevista: Aksel Røed's Other Aspects

 


Liderados por Aksel Røed, o projeto Other Aspects reúne a nata do jazz de Bergen, que é como quem diz da Noruega. Um octeto excitante que se estreia com um colorido trabalho onde o freejazz e a improvisação marcam pontos. E que, naturalmente, se intitula Do You Dream In Colours?. Mas também um coletivo que estreia uma nova editora dedicada a esta sonoridade, a Is It Jazz? Records. Para nos falar desta aventura, contactámos o saxofonista e mentor do projeto Aksel Røed.

 

Olá, Aksel, como estás? Obrigado pela disponibilidade. Em primeiro lugar, podes apresentar este projeto?

Olá, Pedro! Estou bem, obrigado. Espero que também estejas bem. Muitas coisas a acontecer, por isso estou feliz! A minha banda e foco principal, Other Aspects, começou como uma prática de composição enquanto estudava na Grieg Academy em Bergen. E antes que eu percebesse, havia investido tanto tempo, tanto dinheiro e obtido tanto em troca. Uma banda composta por alguns dos meus melhores amigos que também são alguns dos melhores músicos da cena do jazz norueguês hoje (completamente imparcial - risos), incluindo o meu irmão no trompete e fliscorne, o que é muito bom.

 

Já tocaste com várias bandas e constelações, portanto quando e por que decidiste iniciar este projeto?

Na minha passagem pelo conservatório mergulhei fundo no oceano da música improvisada livre, em busca de sons e técnicas com os meus colegas Isach Skeidsvoll e Sigurd Steinkopf. Ambos tocam no disco. Quando percebi que estava na altura de lançar um disco de estreia com o meu próprio nome, voltava sempre para a composição e o arranjo. Eu tinha vontade de manter o aspeto do freejazz muito vivo no meu som e na banda, mas também queria mantê-lo na mente compositora de todos os grandes nomes do jazz que vieram antes de mim. A resposta curta é que eu queria estrear-me com força! Um grande conjunto, comigo a compor e a arranjar ao lado dos meus melhores amigos.

 

E o que procuravas a trabalhar com uma formação como esta, em octeto?

Procurava um coletivo com pessoas afins em quem eu confiasse que dariam vida e personalidade a cada música. Músicos que podem fazer uma peça de 15 minutos a partir de um único drumgroove. Eu também queria testar as minhas habilidades a trabalhar logisticamente com uma banda tão grande. Será que conseguiríamos algum espetáculo? Seria capaz de obter financiamento? A música soaria da forma que eu esperava? E assim por diante. Acho que acertei em todas essas coisas... por enquanto (risos).

 

Sendo um coletivo de oito elementos, o processo de escrita e composição é um esforço da banda ou surge de trabalho individual?

Essa é uma ótima pergunta e uma pergunta na qual penso muito e não tenho a certeza se tenho uma boa resposta para ela. Eu quero, é claro, que soe como eu e como o meu trabalho, mas confio em 99% da banda e nas suas vozes individuais e feedback. Talvez eu seja um pouco cínico ao trazer todas essas personagens para a minha banda. Eu ganho tanto de graça a trabalhar com estes elementos! O meu mentor de longa data, Michael Barnes, é um compositor de bandas sonoras e arranjador incrível e recebo boas dicas dele e Isach ensinou-me muito sobre música em geral e os pontos externos do que achas que a música é e o que pode ser. O meu irmão ensinou-me a importância de tocar bonito e liricamente quando a música pede. A gama de sons de Hatzi no trompete é surpreendente, o empurrão das cordas do baixo enorme de Sverre é o próprio poder e une-o com os excedentes técnicos da bateria de Sigurd e tenho uma banda matadora, acho eu. E claro, Lauritz Skeidsvoll, irmão de Isachs no tenor e soprano. De longe, o meu tenorista favorito na Noruega. Músico absolutamente brilhante e pessoa igualmente fantástica. Ainda tenho que colocar os tijolos para a casa ser construída, mas se eu não o tivesse minha banda não adiantaria nada. Ainda não estou no processo de fazer um álbum a solo.

 

Do You Dream In Colours é vosso álbum de estreia. Durante quanto tempo trabalharam neste álbum?

Comecei a escrever (ou pelo menos a criar algumas ideias) no início de 2020. A gravação foi feita em maio de 2021 no elegante Duper Studio em Bergen e o álbum saiu em janeiro de 2023. Foi um processo e tanto, com um estilo muito diferente de endgame considerando onde começamos. A música surgiu ao longo do caminho. Gravamos o álbum um dia após o dia da independência da Noruega. Escusado será dizer que às 08 da manhã eu estava com um pouco de medo de que todos estivessem a dormir, que se estivessem esquecido ou ainda estivessem a festejar, mas lenta e constantemente todos os elementos apareceram e gravamos o álbum inteiro num dia e meio.

 

Por que este título? É por causa de todas as cores musicais que incluíram no álbum?

Sim! Esse é o ponto. Pelo menos no quadro geral. Mas tive um sonho uma noite e quando acordei tive a certeza de que estava a sonhar a preto e branco. Eu pensei que era muito estranho. Não é do hit do Bill Nelson (se é que podemos chamar assim) com o mesmo nome (risos).

 

Que percentagem da tua tem como base a improvisação?

Eu diria que talvez uma proporção de 70/30. Com 70% de improvisação e 30% de escrita. Por isso, tenho que ter certeza de que os 30% ficam bastante próximo do que eu tinha imaginado.

 

Sendo este o teu álbum de estreia, quais foram os teus propósitos?

Como referi anteriormente, tudo se tratava de estrear com uma mentalidade de all in. Big band, acordes esquisitos, belas melodias, solos explosivos e liberdade para fazer o que a malta da banda achasse que a música merecia naquele momento. Entregar um cartão de visita sólido para o meu futuro, na verdade.

 

Como foi o processo de gravação? Correu tudo como planeado?

As sessões de gravação foram ótimas! Foi a minha primeira vez como líder e estava super-stressado e quando fico stressado costumo ficar um pouco mal-humorado, mas a malta foi muito paciente comigo (risos). No início da sessão, eu estava com medo de não ter tempo suficiente, mas acho que esqueci por um segundo o quão talentosos os músicos são. Foi bom velejar como eles dizem. Todos na mesma sala a tocar ao vivo, à moda antiga. Vegard Lemme gravou o álbum, Paul Fawcus misturou e o grande Espen Höydalsvik masterizou. Muito feliz com o que todos produziram.

 

Como te sentes por ser o primeiro lançamento de uma nova editora, a Is It Jazz? Records?

Is It Jazz? Records com Martin Kvam ao leme, é maravilhoso. Um gangue de tão boas pessoas genuinamente interessadas em música. Estou muito feliz em fazer outro álbum (e espero que muitos mais venham) com a Is It Jazz? nos próximos anos. Se for permitido. Uma editora que está rapidamente a tornar-se muito importante para a cena do jazz norueguês e de Bergen.

 

Têm alguns espetáculos planeados para apoiar este lançamento?

Acabei de fazer um espetáculo de lançamento no Bergen Kjött, onde trabalho e tenho o meu estúdio/espaço de prática. Estava esgotado de familiares, amigos e amantes da música. Realmente uma ótima noite para nós. Também farei o Nattjazz Festival em Bergen no verão. Isso é enorme para nós. Depois, planeamos espetáculos de outono e o disco número dois. Não poderei fazer muito mais agora, pois estou em tournée um mês pela Europa com a banda de rock norueguesa Spidergawd.

 

Obrigado, novamente por esta entrevista, Aksel. Espero ver-te em Portugal um dia. Queres acrescentar mais alguma coisa?

Obrigado, Pedro! Foi bom poder fazer isto. Adoraria ir a Portugal. Facilmente um dos meus países favoritos em que já estive. Vamos conversar enquanto comemos uma francesinha e um pastel de nata. Ai! Por último, gostaria de enviar um grande agradecimento ao meu querido amigo, mentor e pianista de classe mundial, Knut Kristiansen, que escreveu belas notas para o booklet do álbum. Obrigado!!!


Comentários