Entrevista: Hollentor

 


Glen Poland já vai com o terceiro lançamento do seu projeto Hollentor. E nesse aspeto, a sua parceria com Glen Drover têm-se mostrado muito produtiva. Poland cria e Drover arranja os necessários convidados (todos grandes executantes) para dar vida às suas criações. Divergency é a mais recente proposta e por isso fomos falar com o guitarrista norte americano sobre este seu novo lançamento.

 

Olá, Glen, como estás? Obrigado pela disponibilidade. O terceiro álbum de Hollentor acaba de ser lançado. Como têm sido as reações até agora?

Até agora, as coisas têm sido ótimas. Pré-lançamento, o vídeo no YouTube tem em média de mais de mil visualizações por dia. Estou a usar apenas redes sociais e alguns pequenos serviços para publicidade. Divulgar o novo álbum parece estar a ir muito bem.

 

Entre Hollentor e Escaping Myself, houve um intervalo de 5 anos. No entanto, entre Escaping Myself e Divergency houve apenas um ano. Por que razão este novo álbum foi feito de forma muito mais rápida? A pandemia foi, de alguma forma, responsável?

Exatamente. Escaping Myself demorou mais tempo. Enquanto o segundo álbum estava a ser trabalhado, já estávamos a gravar as músicas do terceiro, Divergency.

 

Liricamente, sobre o que fala este álbum?

Todos os três álbuns refletem períodos da minha vida. No primeiro álbum basicamente estava em depressão. No segundo álbum, estava a ficar com raiva da vida o suficiente para fazer mudanças para sair da depressão. Divergency foi a perceção, após a depressão, de que eu não precisava permitir aquelas coisas na minha vida que estavam a causar a depressão. Este álbum, liricamente, está a acordar da depressão e a experimentar todas as emoções e profundidades que vêm com ela.

 

Como foi o teu processo de composição para este álbum? Mudaste alguma coisa em relação ao anterior?

Mantive a mesma fórmula. Batidas fictícias de bateria, enquanto escrevia os riffs de guitarra e os padrões rítmicos. Adicionei bateria real e baixo. Escrevi as letras. Tinha contratado armas para gravar as letras. De seguida, adicionei guitarras principais e outros sons e enfeites. Feito tudo isso, fomos para a mistura e masterização finais. O mesmo processo.

 

Assim como nos teus álbuns anteriores, contas com uma quantidade incrível de convidados de nomeada. Como os conseguiste juntar a todos?

Consegui juntá-los através de Glen Drover. Ele e eu tornamo-nos amigos. Ele sugeriu que eu escrevesse músicas e ele as projetaria para mim. Ele projetou todos os três álbuns. À medida que avançamos, as portas começaram a abrir-se para a participação de outros convidados. Para Divergency, contratamos George Lynch novamente, mas desta vez o seu amigo de longa data, Jeff Pilson, fez a engenharia de gravação para ele. Foi muito bom.

 

Tiveste ideia para algum convidado que não foi possível estar aqui?

Não, todos a quem perguntamos disseram que sim e tínhamos todos os que precisávamos. Eu não queria ir avançar com demasiados.

 

Se pudesses escolher qualquer músico do mundo para teres como convidado que nunca tiveste antes, quem seria?

Jesse Leach, vocalista dos Killswitch Engage.

 

Ainda assim, acho que Divergency é o álbum com mais convidados desde que começaste o projeto Hollentor. Tentaste dar um passo em frente neste capítulo?

À medida que as oportunidades se abriram, concordei em adicionar mais. Mas, deve haver um limite. Pretendo dedicar-me a outras coisas. Por exemplo, estou a fazer um álbum de covers. Não sei se vou fazer isso em Hollentor ou em meu nome. Mas já completamos algumas músicas. Uma delas é uma cover de Stone Cold dos Rainbow dos anos 80. Temos Todd La Torre para cantar. Contratamos o teclista original dos Rainbow, David Rosenthal, para tocar as teclas e David Langguth para tocar bateria. Ficou espetacular. Vejam aqui: https://youtu.be/sEDioUSpUN0

 

Como incluis cada um dos convidados nas tuas músicas? Escreves especificamente para eles?

É uma ótima pergunta. Praticamente sei quem vai atuar no projeto e tento escrever os papéis para eles, conhecendo os seus pontos fortes e fracos específicos, no entanto, parece muito mais aleatório. As músicas são simples. As peças são simples. Não há técnicas difíceis ou novas. É a fórmula do metal old school.

 

E quanto ao teu trabalho de guitarra? Tentaste alguma abordagem diferente desta vez?

Sim. Os meus riffs são mais propositais. Há mais cores nas guitarras, ao contrário dos tons mais secos do primeiro álbum. Com Escaping Myself, sabendo que Tim Ripper Owens cantaria em todas as faixas, tentei escrever as músicas e riffs com um feeling Judas Priest em mente. Não tenho ideia se resultou, mas era a intenção. Com Divergency, voltei aos meus tons que mais gosto.

 

Que equipamento usaste durante o processo de gravação deste álbum?

Uma Gibson LP Standard de 84', uma Fender Strat de 74' (stock), um Schecter personalizado (feito para Glen Drover) Kemper com alguns perfis de Glen Drover e Andy Snipe, Protools e um Macbook Pro.

 

Tendo tantos convidados no álbum, duvido que consigas fazer a tournée que gostarias. Que line-up estás a preparar para apresentar este álbum ao vivo?

Se alguma vez tivesse a oportunidade, sei que poderia ter Henning Basse, Shawn Drover, Glen Drover e eu mesmo. Os outros, não tenho tanta certeza, só se os promotores puderem pagar!

 

Que espetáculos tens agendados até agora?

Até agora, nenhum.

 

E agora? Qual é o próximo passo para ti e para os Hollentor?

Continuar a escrever e continuar a publicar as minhas músicas. Continuar a pedir aos meus heróis para tocar nelas comigo.

 

Muito obrigado, Glen, foi uma honra. Queres enviar alguma mensagem para os teus fãs portugueses?

Portugal tem alguns dos melhores fãs de metal do mundo. Sigam os vossos sonhos. Toquem a vossa música como gostariam de a ouvir. Haverá sempre quem goste e outros que não. Eu aprecio ambos.


Comentários