Entrevista: Yossi Sassi & The Oriental Rock Orchestra

 


 

Yossi Sassi. Nome mítico do metal e não só de inspiração oriental. Fundou os seminais Orphaned Land e neles esteve até ao álbum All Is One. A partir daí a sua procura em termos musicais foi outra. Saiu, fundou a Yossi Sassi Band a o projeto The Oriental Rock Orchestra. Este mesmo que agora volta ao período pré-dilúvio com o sexto álbum Prediluvian. E foi este, precisamente, o principal mote da nossa conversa com o simpático e genial guitarrista israelita. Uma conversa que, como não podia deixar de ser, também passou pelos Orphaned Land.

  

Olá, Yossi, tudo bem? Em primeiro lugar, deixa-me dizer que é uma verdadeira honra ter a possibilidade de fazer esta entrevista contigo. Para começar, podes falar-nos um pouco sobre este projeto The Oriental Rock Orchestra?

Olá, Pedro! Claro, não te preocupes. O prazer também é meu. O ensemble Orchestra é algo com o qual sonhei há uns sonhei anos atrás. Sempre tive a sensação, especialmente quando toco ao vivo, de que há uma lacuna entre como a música é sentida e tocada ao vivo e como é gravada, camada por camada. Tudo começou em torno de Roots And Roads, quando tinha a certeza de que havia uma banda principal aqui, um conjunto completo, com músicos “extra” em instrumentos como flautas Kanoon e Nay. Eu queria deixar de usar computadores nos espetáculos. Eu queria livrar-me do clique/metrónomo no ouvido do baterista. Eu queria que tudo fosse REAL. E - Inegavelmente ótimo. E chegamos a esta experiência. A Oriental Rock Orchestra é, para mim e para muitos que conheço, uma experiência inegavelmente GRANDE. Pode gostar-se mais ou menos, mas é único e avassalador, independentemente do gosto e preferências musicais.

 

Qual a diferença para a Yossi Sassi Band?

A principal diferença é sentida ao tocar ao vivo em palco – tu vês e ouves 9 músicos em vez de 6, e a fusão de Leste e Oeste, acústico e elétrico – é muito clara e única.

 

Em Prediluvian, o teu novo álbum, apresentas um trabalho quase 100% instrumental, com apenas uma música cantada. Porquê?

Como multi-instrumentista, naturalmente desenho para compor todas as partes nas diferentes guitarras e bandolins. Muitas vezes sinto que a guitarra entrega muito bem a melodia principal. No entanto, também gosto de escrever letras e combinar vocais convidados com a Oriental Rock Orchestra, como Zaher Zorgatti (Myrath), Mats Leven e outros. Em Prediluvian temos a companhia de Ross Jennings (Haken) para os vocais em Armaros Fall.

 

Precisamente, uma música que tem a curiosidade de ser cantada pelo autor da letra. Como se proporcionou isso?

Ross Jennings escreveu a letra e faz os vocais. Já colaboramos com os Haken e Ross há alguns anos. Eles apresentaram-se em Israel algumas vezes, connosco a juntarmo-nos a eles, tanto eu quanto a minha filha Danielle a tocar flauta ao vivo e também Roei, o meu percussionista e humilde irmão na música. Ross é um vocalista absolutamente fantástico, tanto em estúdio quanto ao vivo. Admiro a sua voz e as suas habilidades para escrever letras. É a nossa segunda colaboração em estúdio. Ross também escreveu e interpretou Reveal, do álbum Illusion Of Choice.

 

E tens outro convidado no álbum – o pianista Urial Herman. Qual foi a sua contribuição para as músicas?

Uriel é um talentoso pianista louco (risos). Ele deu a sua contribuição em 3 faixas, principalmente adicionando atmosfera, pontos de pedal e improvisações únicas em geral no topo das melodias. Adoramos colaborar com músicos convidados, sempre.

 

Podes explicar-nos como é a tua metodologia de trabalho de mistura dos sons tradicionais da tua área geográfica com o rock progressivo?

Sempre adorei misturar géneros e estilos. Heavy/rock com música tradicional, oriental e ocidental, acústica e elétrica. Além disso, aqui no Médio Oriente, de onde venho, temos uma mistura de culturas de vários continentes e países diferentes. Isso contribui bastante para a música vinda de Israel. Podes encontrar aqui muitas influências e estilos de ritmos, instrumentos e abordagem geral da música.

 

Sendo este o teu sexto álbum como The Oriental Rock Orchestra, como analisas a tua evolução ao longo dos anos?

Comecei a música solo há mais de 12 anos, muito pelo impulso e inspiração de Marty Friedman. Nos primeiros dias, era principalmente guiado pela guitarra, muitos solos, naturalmente, e expressando a extravagância da guitarra ao máximo. No entanto, logo no segundo álbum Desert Butterflies, senti que precisava levar o rock oriental para o próximo nível – para explorar verdadeiramente como essa mistura de rock progressivo, heavy e world music pode soar. Portanto, a principal evolução foi explorar as opções que eu tinha com diferentes culturas e batidas – sejam egípcias, turcas, gregas, marroquinas etc. E tenho a sorte de estar rodeado por alguns dos melhores músicos do mundo que são capazes de executar as minhas composições e arranjos.

 

E para Prediluvian, tentaste algumas novas abordagens ao nível da composição?

Sim. Em Prediluvian, voltei para a guitarra elétrica. Principalmente eu compunha em instrumentos acústicos, bouzouki, etc. O facto de ter voltado para a guitarra rítmica fez uma clara diferença nas composições gerais e no som.

 

O processo criativo esteve totalmente sob o teu controle ou tiveste alguma ajuda?

A minha filha Danielle compôs 3 músicas comigo. Também há uma grande liberdade para os músicos individuais. Às vezes eu sugiro versos, frases, partes de bateria e preenchimentos, etc., mas, no geral, eles expressam-se como sentem e sabem.

 

Durante quanto tempo trabalhaste neste álbum em todo o processo?

As composições acontecem aos poucos, ao longo de alguns anos, algumas ideias aqui e ali, mas a gravação demorou uma semana. Depois mais um mês ou mais para mistura, masterização etc. Repara que os músicos não sabem o que realmente irão tocar antes de virem gravar. Voamos para Santorini, uma ilha grega, e no próprio estúdio eles aprendem as partes e gravam-nas. Uma semana, 12 músicas, todas tocadas e gravadas ao vivo. Isso causa um grande impacto na forma como o álbum soa.

 

É um álbum conceitual, não é? Podes falar-nos brevemente a respeito do conceito?

O título e o conceito do álbum referem-se a um período de tempo narrado entre a queda do homem e o dilúvio da génesis. A história continua a repetir-se e, enquanto escrevia e fazia um brainstorming, senti que essa seria uma estrutura adequada para reunir vários sentimentos e capturar um pouco da essência deste período atual da humanidade. O que acontece na Ucrânia, pós-Covid, mudança climática etc. - tudo isso continuou a aumentar a ponto de eu sentir que precisava de me relacionar com isso. Em 2002, juntamente com os meus irmãos dos Orphaned Land criei o álbum e o conceito de sucesso Mabool (lançado pela Century Media em 2003), portanto parecia natural voltar a antes do dilúvio.

 

Vision Of Water e Armaros Fall foram os singles. Por que escolheste estas músicas?

Bem, Vision Of Water foi uma das primeiras músicas a serem compostas, juntamente com a minha filha Danielle e sempre pareceu fluir de forma natural. Adoro como soa o riff principal, bastante incomum. Quanto a Armaros Fall – é a faixa vocal do álbum, e a performance de Ross foi tão épica que foi uma escolha clara.

 

Foste um dos membros fundadores dos Orphaned Land, acabando por sair após o álbum All Is One. Tens acompanhado a sua carreira desde aí?

Orphaned Land permanecerá para sempre no meu coração e história, mas eu sou um homem do agora e do futuro. A banda foi o projeto da minha vida durante quase 24 anos. Dei tudo o que pude - tempo, dinheiro, esforços, relacionamentos, energia, talento, etc. etc., mas às vezes é preciso seguir em frente para as próximas grandes aventuras da vida. Foi a melhor decisão da minha vida ter criado a minha música a solo e a The Oriental Rock Orchestra, que é verdadeiramente única. De tempos a tempos tenho contacto com os restantes membros. Não os sigo musicalmente, mas eles continuam bons amigos.

 

Existe alguma possibilidade de um regresso teu aos OL?

Eu nunca digo nunca, mas, de momento, não vejo nenhuma possibilidade. Eu tenho o meu caminho e ele não se alinha com eles.

 

Muito obrigado, Yossi, mais uma vez. Queres acrescentar mais alguma coisa?

Obrigado, Pedro & Via Nocturna! Aprecio o alcance e apoio – keep it heavy! Rock On!


Comentários