Entrevista: Koritni

  


O australiano Lex Koritni rodeou-se de novos músicos (em determinado momento das gravações todos espalhados pelo mundo, mas atualmente todos em França) e quatro anos depois do seu memorável concerto no Hellfest, o coletivo por si liderado, Koritni, lança o seu sexto álbum, Long Overdue, um excelente regresso e mais uma excelente proposta, ao nível do que o australiano já nos habituou. Numa interessante entrevista, Lex Koritni falou-nos deste álbum e da sua nova banda.

 

Olá, Lex, como estás? Antes de mais, podes falar-nos um pouco sobre a tua carreira?

A minha carreira até agora tem sido muito divertida. Koritni começou por volta de 2006, quando reuni alguns membros para fazer a tournée Green Buck Tour. Passamos mais ou menos um mês na Europa a atuar ao vivo, a conhecer-nos e a beber demais como é costume com os rapazes. Depois voltamos para a Austrália e fomos para a sala de ensaios, escrevemos algumas músicas e gravamos o primeiro álbum de Koritni, Lady Luck. Fui sempre o capitão de um navio que navega nas retas das águas do hard-rock e blues. A nossa formação permaneceu a mesma nos primeiros três álbuns de estúdio, depois, à medida que as pessoas envelhecem e começam a viver vidas sérias, torna-se mais difícil de se comprometerem com uma agenda de tournée, mas tive a sorte de encontrar sempre ótimos músicos para preencher o vazio, como Manu Livertout, Tom Freemont ou Yves “Vivi” Brusco. No entanto, este novo álbum, Long Overdue, é uma nova era: todos os membros agora moram na França (com exceção do baterista Daniel Fasano), portanto a tournée e a gravação ficaram longe de ser mais fáceis, porque numa determinada altura eu tinha um guitarrista no Japão, um na Austrália, um baterista na Inglaterra e eu na França... tudo isso equivale a uma complicação logística para tocar e gravar.

 

Long Overdue é o novo álbum, já o sexto. O que nos podes dizer, para já, a seu respeito?

Estou muito satisfeito com este novo companheiro de gravação. Sabes que às vezes quando se muda a formação de uma banda, haverá uma resistência dos fãs, no entanto, acho que porque os Koritni ainda soam como sempre soaram, as pessoas ficam felizes em colocar as suas mãos nele. Um novo disco! Os músicos que eu tenho neste arrasam, soa muito bem!

 

Podes explicar-nos a tua metodologia de trabalho nesta mistura de hard rock tradicional, Southern Rock e Blues?

Não é surpresa para quem me conhece. Cresci a ouvir rock e blues. Se és um chef que cresceu nas cozinhas de Lyon, na França, naturalmente não criarás ótimos caril indianos. Eu tenho um gosto musical bastante eclético, no entanto, uns bons 70% do que ouço diariamente cai sob a bandeira do blues rock. Mas tento sempre misturar, acho que se eu ouvir muito Annihilator, de repente, quando estou a tocar na guitarra, começo a escrever riffs que soam como Jeff Waters! Funciona para qualquer banda que eu gosto, como Electric Mary, Airbourne, AC/DC… exceto talvez Malmsteen: se eu ouvir muito disso, sinto-me enjoado e não quero escrever nada (risos)!

 

Sendo este o teu sexto álbum, como analisas a tua evolução ao longo dos anos?

Eu não diria que evoluí de per se, acho que as minhas composições se tornaram um pouco mais polidas ou concisas, e quando lancei Night Goes On For Days fiquei feliz em mostrar aos fãs um estilo com uma vibração acústica mais baseado no blues em algumas faixas… mas o destino e a atitude permaneceram sempre os mesmos. Eu sinto que se pegares em qualquer álbum dos Koritni, sabes o que vais ter, talvez alguns sabores diferentes, mas sempre na mesma linha.

 

Para Long Overdue, tentaste algumas novas abordagens de composição?

Na verdade, não, a minha abordagem é quase sempre a mesma: estou sentado de cuecas em frente à televisão a ver desporto ou um filme antigo e estou a tocar guitarra, às vezes a praticar licks de guitarra ou a tocar diferentes grooves e riffs. E às vezes toco algo que é interessante e gravo o riff de 10 segundos ou algo assim, depois volto a ver desporto. Devo ter cerca de 1000 pequenas ideias de riffs como essas. Quando chega a atura de escrever uma música, ouço a minha biblioteca de ideias e escolho as que mais se destacam, depois é só uma questão de construir uma música em torno disso. Para mim é muito simples e quase científico, como se estivesse a projetar uma casa. Talvez houvesse caraterísticas diferentes, como uma escada fixe de uma lareira maluca no meio da sala, mas no final do dia ainda são precisos alguns quartos e casas de banho, cozinha etc. para a casa ser funcional. Eu vejo a música assim. Precisas bater o pé, precisas evocar alguma emoção ou fazer querer beber, fazer querer aumentar o volume, fazer querer conduzir demasiado rápido, fazer querer fazer sexo. Essa é uma música funcional para mim.

 

O processo criativo esteve totalmente sob o teu controlo ou tiveste alguma ajuda?

Sim, o controlo é predominantemente meu, no entanto, tenho algumas pessoas para quem toco sempre as faixas e ouço as suas reações, alguns são músicos de confiança, alguns são apenas amantes da música que não sabem nada de música; mas o mais importante é o meu amigo e empresário de longa data, o Imperador do meu Darth Vader. Em vários álbuns ele é creditado como coprodutor, embora na realidade ele devesse ser creditado como coprodutor em todos os meus álbuns.

 

Durante quanto tempo trabalhaste neste álbum em todo o processo?

A composição da música levou cerca de 12 meses, cerca de 15 faixas. Mas não foram 12 meses só a escrever, foi durante os anos de covid, por isso também estive a renovar a minha casa e jardim (como a maioria das pessoas em todo o mundo). Também tive algumas férias, muitos churrascos e bebidas ao sol, também passei muito tempo a treinar o meu novo cão. Podes ouvir a sua participação especial a cantar na faixa Bone For You. Mas acho melhor escrever assim: fazes uma pausa, fazes algo diferente e, quando voltas e ouves com ouvidos frescos, torna-se mais claro o que fazer a seguir. Depois a gravação também durou cerca de 12 meses, na verdade foram cerca de 2 meses, mas houve muitos feriados e preguiça. Portanto, foram 2 meses de gravação e mistura ao longo de 12 meses… Posso procrastinar com os melhores!

 

Que banda te rodeou para estas gravações? Serão os mesmos que irão para palco?

A banda que gravou o álbum é exatamente aquela que verás ao vivo com o bónus adicional de Mathieu Albiac (ex-guitarrista de Laura Cox) no baixo! Infelizmente ele não tocou no álbum porque eu não o conhecia, por isso toquei baixo nas gravações, mas temos ensaiado e está a ser monstruoso!

 

Kevin Shirley misturou e Ryan Smith masterizou o álbum. Como foi trabalhar com eles?

Trabalhar com Ryan é sempre fácil como ABC: ele sabe o que está a fazer e faz sempre um excelente trabalho, sem trocadilhos. Mas fazer a masterização não é realmente um processo longo. A mistura, por outro lado, é um pouco mais demorada e trabalhei sempre com Mike Fraser ou Kevin Shirley. Por que se contentar com nada além do melhor?! O facto de Kevin ser produtor e também engenheiro é ótimo, pois, embora eu lhe dê notas para o guiar na mistura, muitas vezes ele não precisa delas porque já sabe o destino. Ele é capaz de ouvir onde eu quero que a música vá e quase sempre acerta na primeira ou na segunda mistura de referência.

 

Já tiveram oportunidade de tocar estas músicas ao vivo? Como foram as reações?

Não, ainda não as tocamos ao vivo, apenas ao vivo em estúdio, mas geralmente se os músicos estão a sentir na sala de ensaio, o público também sentirá. Pela minha experiência, é raro o público gostar de algo que não se sente a tocar. Às vezes acontece, mas não com tanta frequência.

 

E quanto a uma tour? O que têm planeado?

Temos algumas datas anunciadas, mas muitas mais estão para vir, portanto fiquem atentos ao nosso site/facebook para ver o que estamos a fazer. Como disse antes, esta nova formação permite-nos ser mais fluidos com o planeamento de datas, portanto tenho a certeza que chegaremos a um lugar perto de vocês em breve!

 

Muito obrigado, Lex, mais uma vez. Queres acrescentar mais alguma coisa?

Acho que já cobrimos tudo, amigo! Muito obrigado e vai com calma, faz duas vezes se puderes.


Comentários