Entrevista: Matt Dorsey

 


 

Flutuando sobre o rio da vida, Matt Dorsey acredita sempre que quando uma porta se fecha outra se abre em algum lado. Aconteceu isso após o seu despedimento dos Progject. Foi esse despedimento que permitiu assumir-se como um artista a solo, assinar um contrato discográfico, lançar o disco há tanto tempo ansiado e atuar ao vivo. Let Go é o título desse álbum e foi esse o mote principal da nossa conversa com o multi-instrumentista norte-americano. Embora não tenhamos esquecido os Sound Of Contact, naturalmente.

 

Olá, Matt, como estás? Obrigado pela disponibilidade. Let Go é o teu novo álbum. Quando começaste a trabalhar nesta coleção de músicas?

Olá! Estou muito bem, obrigado. Desde adolescente que tenho trabalhado lentamente para lançar o meu próprio álbum. Algumas destas músicas são antigas, enquanto outras são relativamente novas. Tudo se juntou no ano passado para que isso acontecesse e esta coleção de músicas representa algumas das minhas favoritas de todo esse período. É um bom reflexo de toda a minha carreira de compositor.

 

Foste o único compositor ou tiveste alguma ajuda?

Eu escrevi todas as músicas. A única coisa que não escrevi foi o solo de sintetizador na música Waiting For The Fall, que foi escrito por Dave Kerzner. Na altura em que os Sound Of Contact se formaram, enviei essa música durante a nossa primeira sessão de gravação. Os restantes membros gostaram muito e gravamos uma versão, na qual o Dave gravou esse ótimo solo. A música nunca entrou no álbum, Dimensionaut, porque não se encaixava muito no conceito, por isso decidi colocá-la no meu álbum a solo. Perguntei a Dave se ele ainda tinha aquele solo em algum lugar num disco rígido, e tinha. Coloquei-o na minha nova sessão e foi perfeito. Adoro o resultado.

 

Sendo estudante de filosofia, de que forma esse aspeto influenciou a tua forma de criar músicas ou letras?

Os meus estudos influenciaram muito as minhas letras. As minhas canções são sobre o significado da vida, o que significa ser um ser humano, a relação da humanidade com a mãe natureza, a natureza fugaz do tempo e as lutas na busca do sucesso e do fracasso. Esse tipo de coisa. Mas há canções sobre desgosto, a emoção de se apaixonar e a embriaguez da luxúria. Let Go é sobre muitos aspetos da vida. Musicalmente, a minha filosofia pessoal ajudou em termos de como eu abordo o trabalho de composição e produção, quanta pressão eu coloco em mim mesmo para terminar, ou seja, não demasiada. Costumo deixar que as coisas se desenvolvam ao seu próprio ritmo, com esforço suave. Não gosto de forçar as coisas. Essa é uma das razões pelas quais demorou tanto para lançar a minha primeira gravação a solo.

 

Apesar de também tocares todos os instrumentos, acabaste por recrutar alguns convidados para algumas partes. Podes apresentá-los e dizer-nos por que os convidaste?

Como mencionado antes, Dave escreveu um ótimo solo quando gravamos Waiting For The Fall durante a primeira sessão de gravação dos Sound Of Contact. Sempre gostei desse solo, portanto estou feliz por ter a performance de Dave nessa música. Fora isso, tive Marco Minnemann a tocar bateria em três músicas e Jonathan Mover em outras três. Tive a sorte de colocar estes músicos no meu álbum e eles fizeram um excelente trabalho. Adoro o que eles fizeram. Eu toco e canto em todo o resto. Eu sempre quis lançar uma música onde toco tudo, incluindo a bateria e faço isso em duas das músicas deste álbum.

 

Por que escolheste um título como Let Go? Tem algum significado especial?

Sim, Let Go é uma forma de expressar tanto a ideia de “desapego”, um conceito central do Zen Budismo, quanto a noção taoista do fluxo das coisas. Eu sinto que é quando lutas contra a corrente que sofres. Se, em vez disso, “deixar ir” e deixar que o rio te leve para onde ele quiser, vais encontrar-te em lugares com os quais nunca sonhaste, mas que são tão magníficos como os lugares que pensas em querer ir. A vida é um rio. Eu apenas flutuo.

 

Como definirias Let Go nas tuas próprias palavras?

Let Go é o meu primeiro álbum a solo, por isso acho que captura muito bem o caráter da minha natureza.

 

Tens alguma informação a respeito dos Sound Of Contact ou algum dos outros projetos nos quais estiveste envolvido?

Bem, desde que Simon e Kelly deixaram os Sound Of Contact, não houve nenhuma atividade real. Dave Kerzner e eu às vezes conversamos sobre o que fazer, mas ainda não concordamos com nada. Eu adoraria continuar os SOC de qualquer forma, seja reunindo-me com os elementos que saíram ou continuando numa direção diferente. Existem muitos exemplos de bandas que sobreviveram a uma mudança no papel do vocalista principal. Simon seria muito difícil de substituir, é claro, assim como Kelly, mas continuo esperançado que, de alguma forma, um dia este projeto tenha uma nova vida. Dave está sempre a trabalhar em algo. Ele está a trabalhar em coisas dos In-Continuum, portanto provavelmente farei parte disso de alguma forma. O tempo irá dizer.

 

O mais recente são os Progject. O que nos podes dizer a seu respeito?

ProgJect foi muito divertido enquanto durou. Praticamos durante 3 anos antes de finalmente sairmos em tournée em abril passado. Eu aproveitei cada minuto até o final, quando fui demitido devido a um conflito de personalidade com o líder da banda. Acontece. Houve outras mudanças de pessoal nos ProgJect desde então, mas já não acompanho. Desejo-lhes tudo de bom. Eles eram um ótimo grupo de elementos e divertimo-nos muito. Músicos incríveis também. Para dizer o mínimo! Embora eu tenha ficado inicialmente muito chateado, funcionou bem, pois levou-me a tocar a minha própria música no ProgStock em NJ em outubro passado, o que me levou a fechar um contrato com a Random Disturbance Records para lançar o meu álbum. Como se diz, quando uma porta se fecha….

 

Já percebi, então, que tens tido a oportunidade de tocar ao vivo? E o que tens planeado para o futuro? Nesse caso, que banda te acompanha?

Sim, como mencionei, toquei no ProgStock no ano passado. Esse foi o meu primeiro espetáculo a tocar as músicas que gravei para Let Go. Desde então, abri para os Marillion em Montreal. Fiz esses dois espetáculos a tocar guitarra e a cantar ao vivo com faixas de apoio no meu laptop. Parecia uma banda completa, mas era só eu em palco. Assustador e maravilhoso ao mesmo tempo. Neste momento, estou a reunir uma grande banda para fazer alguns espetáculos ao vivo ainda este ano, incluindo o ProgStock novamente. Em breve anunciarei os músicos. Estou muito empolgado!

 

Muito obrigado, Matt, mais uma vez. Queres acrescentar mais alguma coisa?

Só agradeço a oportunidade de entrevista. É uma maneira muito poderosa de divulgar a minha música. As críticas até agora têm sido incríveis, muito melhores do que eu esperava, portanto estou emocionado por ter mais exposição e agradeço por isso. Sinceramente.


Comentários