Entrevista: Oceanlord

 


 

Da longínqua Austrália chega um novo monumento ao doom metalKingdom Cold, álbum assinado em tons de extremos de peso e beleza pelo power trio Oceanlord. Um conjunto de canções onde se alcança, na opinião da banda, a tensão harmónica dos Opeth, as longas introduções épicas dos Enslaved e os vocais calorosos e desapaixonados dos Katatonia. Do outro lado do mundo, dois dos três Oceanlord, Peter Willmott (vocais e guitarras) e Jason Ker (baixo) estiveram à conversa com Via Nocturna.

 

Olá, pessoal, tudo bem? Obrigado pela disponibilidade. Antes de mais, podem apresentar os Oceanlord aos metalheads portugueses?

PETER WILLMOTT (PW): Oceanlord é Peter (vocal/guitarra), Jason (baixo) e Jon (bateria), e tocamos uma mistura de stoner/doom/psych, misturando riffs e melodias para fazer canções de terror gótico sobre a vida humana de angústia e o terror sombrio que espera sob o vasto oceano.

 

Quando e com que objetivos decidiram iniciar esta banda?

PW: Jason e eu começámos a tocar em 2015 com várias ideias diferentes inspiradas em doom, mas os Oceanlord ganharam vida no início de 2019. O nosso objetivo era fazer a música que amamos, algo que mexesse com os nossos corações e batesse nas nossas cabeças!

 

Qual é o vosso background musical?

PW: Comecei a tocar guitarra quando tinha 14 anos em 1995. Aprendi e tocava com amigos sempre que podia. Nos anos 2000, toquei em algumas bandas de metal na cena local em Sydney e Melbourne, principalmente black/death/prog. Jason era um amigo e vizinho e por volta de 2009 ele disse-me que queria cantar numa banda de covers dos Pearl Jam. Decidi que tínhamos que fazer isso acontecer e foi assim que começámos juntos a explorar a música. Jon tocou bateria durante muitos anos em alguns estilos diferentes, incluindo rockabilly!

JASON KER (JK): Na verdade, aprendi a tocar baixo apenas para os Oceanlord. Senti que me queria desafiar e Pete ajudou-me a escrever partes de baixo pesadas, profundas e difusas nas músicas. Tive algumas aulas e ouvi uma variedade de camadas diferentes, tanto famosas quanto locais. Foi uma aventura divertida.

 

A banda nasceu em 2019 e, de repente, uma pandemia fecha o mundo. O que pensaram na altura?

PW: “Bem, isso foi breve!” Fizemos o nosso primeiro espetáculo a 31 de janeiro de 2020 e 4 espetáculos depois, Melbourne entrou em confinamento. O meu primeiro pensamento foi que agora que me estava a habituar a tocar ao vivo tudo parou, mas o meu segundo pensamento foi que era um bom momento para me ocupar online e começar a conetar-me com as pessoas e construir algo nas redes sociais. Não importava se era grande ou pequeno, todas as bandas tinham a mesma oportunidade - post online e compartilhar algo! Acabou por ser um bom momento de aprendizagem e encontro com muitos grandes músicos e fãs de todo o mundo.

JK: "Oh, merda!" foi o meu primeiro pensamento. O bom foi que Pete montou um estúdio no seu quintal e gravamos o álbum. Fizemos o melhor que pudemos entre os confinamentos.

 

Tem sido dito que apresentam influências das escolas americana, britânica e sueca. De que forma misturam todas essas influências no vosso som?

PW: Na minha cabeça há muitas influências, um pouco como usar estrelas para navegar num navio. Não tentas ser a estrela ou alcançar a estrela, mas a sua luz pode guiar-te numa direção específica. Quando ouço música ela puxa-me para os sons e ideias que me movem. Eu sou especialmente inspirado por bandas que podem misturar nas suas canções extremos de peso e beleza. O blues escuro americano e a cena shoegaze/psicadélica parece-me um fluxo contínuo, músicas como Effigy dos Creedence Clearwater Revival, So Did We dos ISIS e Charles Williams de All Them Witches, todas me chamam do mesmo lugar. O pedigree do stoner britânico é imaculado, dos Black Sabbath a Conan e Elephant Tree, mas também passei muito tempo com Portishead e Massive Attack, que eu sinto que também capturaram uma forte mistura de heavy e melódico da direção da música eletrónica. O elemento sueco para mim é uma mistura de Opeth, Katatonia, Enslaved (norueguês!) e Monolord. Monolord foi a inspiração para criar um som totalmente pesado com um trio (é tudo no baixo). Para muitas das minhas influências, há muito pouco a ser encontrado delas na nossa música, mas sei que quando coloco guitarras pesadas juntas, encontro-me a alcançar o tipo de tensão harmónica que ouço nos Opeth, as longas introduções épicas que adoro nos em Enslaved e os vocais calorosos e desapaixonados de Katatonia.

 

Portanto, nesta sequência, como definirias Kingdom Cold?

PW: É uma exploração do espaço musical para o qual a banda se sentiu atraída. Algumas músicas exploraram os aspetos mais pesados e outras os mais melódicos. Como o principal compositor, parece um aprendiz, a aprender como pegar em riffs e palavras bonitas e transformá-los em canções e histórias. Uma versão inicial de Come Home apenas tinha riffs pesados, mas a influência psicadélica floresceu e deu luz a uma estrutura musical mais interessante.

JK: 100% o que Pete disse. Eu sinto que quando ouves o álbum inteiro parece uma viagem. É assim que me sinto quando tocamos o álbum inteiro num espetáculo. É contar uma história e levá-la para um passeio.

 

Como foi a vossa preparação para este álbum? Quais foram os vossos principais objetivos?

PW: O nosso principal objetivo foi criar um álbum que gostássemos (e fizemo-lo!). Na altura de gravar, todas as músicas foram finalizadas e muito ensaiadas, mas ainda assim encontramos algumas maneiras de adicionar novas camadas e sons à composição final. Pedimos a Esben Willems do Studio Berserk para misturar e masterizar, sabíamos que tínhamos músicas que gostávamos, mas queríamos trabalhar com alguém que efetivamente entendesse como obter uma mistura completa e rica com um som de baixo tão grande - e, claro, dos seus anos de experiência a tocar e misturar Monolord sabíamos que ele poderia fazer isso!

JK: O baterista dos Monolord, que misturou e masterizou o Empress Rising, misturou o nosso álbum... Ainda não consigo acreditar.

 

Dito isso, como foi o processo de composição nos Oceanlord?

PW: Em geral, escrevo alguns riffs, a banda improvisa durante algum tempo e vemos se estamos todos inspirados pela vibe. Depois adicionarei letras e começarei a fazer mais uma estrutura de música. Para mim, é como completar um quebra-cabeça. Às vezes sabes que as peças são boas, mas não estão a encaixar bem, portanto tentas trocá-las ou acrescentar algo no meio. Eu tento deixar que a música me diga o que preciso. Eu gravo demos e, enquanto ouço, percebo como respondo à música. Quando a minha mente divaga, essa parte provavelmente precisa terminar mais cedo ou manter a atenção.

 

Quando o vosso caminho e o da Magnetic Eye Records se cruzaram?

PW: Somos fãs de Magnetic Eye há mais tempo do que existem os Oceanlord! Os álbuns que realmente me fizeram notar a Magnetic Eye Records foram Caged In Flesh dos Horse Hunter e o álbum homónimo dos Elephant Tree em 2015/2016. Estávamos a conversar com Matt Bacon sobre onde levar o nosso álbum de estreia, já que estava quase pronto, e ele gentilmente apresentou-nos a Jadd da MER. Estamos muito gratos por Jadd ter apostado numa banda da Austrália - é muito diferente de todos os outros continentes, na realidade só temos 2 cidades “grandes” para espetáculos, e alguns outros ótimos lugares com público menor para tocar. Na verdade, não podes tocar em mais de 9 locais na Austrália sem acabar num pequeno pub country!

JK: Fiquei inspirado ao ouvir Jadd num podcast onde ele falou sobre a sua longa carreira e amor pela música. O facto de ele ter nos escolhido é incrível.

 

Já tiveram oportunidade de tocar estes temas ao vivo? E o que têm planeado para o futuro?

PW: Estávamos a falar de pequenos pubs no interior! Tivemos muita sorte de estar no meio da melhor cidade de música ao vivo da Austrália - Melbourne. Durante a pandemia, fazíamos um ou dois espetáculos e depois vinha outro confinamento, mas agora que estamos todos a viver a vida ao livre novamente, temos estado muito ocupados a tocar. O nosso próximo sonho é tocar na Europa, mas até esse dia estamos a escrever novas músicas e a curtir o maravilhoso público australiano que encontramos.

JK: Os espetáculos são o que importa para mim. Tocamos em Melbourne, Sydney, Brisbane e fizemos alguns espetáculos regionais no nosso estado natal. Como Pete disse, queremos fazer mais alguns pubs, locais novos para nós. Conhecer novas pessoas e tomar uma cervejinha é sempre bom.

 

Muito obrigado, pessoal, mais uma vez. Querem acrescentar mais alguma coisa?

PW: Obrigado pelo teu interesse nos Oceanlord! Se alguém quiser saber mais sobre o que estamos a fazer, encontrem-nos em todos os lugares sociais normais, enviem-nos uma mensagem. Somos servos da música que nos move e sentimo-nos muito afortunados por poder escrever, tocar e gravar música como quisermos, apenas com os nossos próprios limites para nos atrasar!

JK: O álbum saiu no dia 26 de maio e o vinil está incrível. Se tivermos a oportunidade de tocar em Portugal, venham ver-nos e dizer olá. Obrigado pela oportunidade de falar convosco.


Comentários