Entrevista: Streetlore

 


O teclista Lorenzo Nava tem estado associado a alguns coletivos do rock melódico italiano, embora tivesse vindo a compor algumas canções ao longo dos anos. Todavia, só o ano passado, os astros se alinharam para conseguir lançar as suas criações. Pierpaolo Monti (A&R da Burning Minds Music Group) deu a ajuda necessária, nomeadamente na reunião de um incrível conjunto de músicos e no lançamento desta estreia. De que nos fala, o próprio criador, Lorenzo Nava.

 

Olá, Lorenzo, tudo bem? Streetlore é o teu novo projeto musical. O que te motivou a começar esta nova aventura?

Olá, Pedro, em primeiro lugar gostaria de agradecer a oportunidade de falar sobre o meu projeto Streetlore. Desde criança que sempre ouvi música, no início dos anos 80 (nasci em 1980). O meu irmão e eu costumávamos ouvir música juntos, e no dia que ouvi The Final Countdown dos Europe disse para mim mesmo “Um dia farei a minha música” e aqui estamos nós agora com Streetlore!!!

 

Podes contar-nos de que forma começou este projeto?

Temos que ir a 2013, quando Antonella Aeglos Astori (a minha esposa) desenhou toda a arte de Charming Grace, o projeto musical de Pierpaolo “Zorro” Monti, A&R do selo Burning Minds Music Group. Quando nos encontramos para comemorar o lançamento desse álbum, conversei com o Zorro sobre algumas músicas escritas nos anos anteriores, e quando ele ouviu as músicas imediatamente propôs começar a trabalhar no álbum. Depois, também graças a Stefano Gottardi, o presidente da marca que acolheu o projeto, Streetlore finalmente viu a luz do dia.

 

Tens sido um ativo membro da cena do rock melódico na Itália. Que nova abordagem trazes com os Streetlore?

Como disse, cresci com a música dos anos 80 de bandas como Europe, Bon Jovi, Van Halen e muitos outros artistas que nos deram a oportunidade de sonhar com as suas melodias, e meu desejo é trazer de volta músicas e momentos tão incríveis.

 

Para Streetlore foste o único compositor ou tiveste alguma ajuda extra?

Bem, muita gente me ajudou neste projeto. Em primeiro lugar, Pierpaolo “Zorro” Monti, que envolveu Alessandro Broggi (teclista dos Airbound) e depois Andrew Trabelsi (teclista dos Alchemy, mas também um grande guitarrista). Irei agradecer para sempre a estes músicos porque eles são muito talentosos e, obviamente, a todos os outros músicos e cantores que me ajudaram com o álbum de estreia dos Streetlore.

 

Mas as canções foram escritas ao longo dos anos. Por que nunca as lançaste?

Bem, é muito simples de explicar: porque ninguém nunca tinha acreditado na minha música antes, e é por isso que nunca irei parar de dizer OBRIGADO a todos os elementos da Burning Minds Music Group, e aos músicos envolvidos, que me concederam esta inestimável oportunidade.

 

E para este novo projeto e álbum, fizeste alguma mudança na estrutura das músicas ou não?

As músicas permaneceram praticamente as mesmas, fizemos algumas mudanças, mas, basicamente, todas as músicas do álbum estão como foram escritas originalmente.

 

Tens um considerável número de convidados neste álbum. Qual foi o seu papel no som final de Streetlore?

Essa escolha foi feita com o “Zorro”: como adorei a brilhante ideia dele para o projeto Shining Line de ter um cantor diferente para cada música, ele propôs-se a fazer o mesmo com a ajuda de alguns artistas que tocam nas bandas da editora (mas também alguns convidados especiais que não estão nessa lista). Todos fizeram um ótimo trabalho e as suas vozes deram um clima incrível às músicas, graças ao seu estilo próprio, que deu ao álbum uma qualidade de primeira linha.

 

Um deles é Dion Bayman que canta numa música de sua autoria apresentada como uma cover dele próprio. Por que decidiste fazer essa versão e como foi possível teres o criador original a cantar nela?

Como provavelmente sabes, Dion Bayman lançou um álbum com a Burning Minds Music Group, e quando ele fez um espetáculo em Itália contei-lhe sobre o projeto Steetlore. Com a ajuda de "Zorro", pedi-lhe permissão para fazer uma cover da sua incrível música Gone. Ele aceitou com entusiasmo e cantou a música ao “estilo Streetlore”. Estamos muito satisfeitos com o resultado final, aliás, a música está disponível APENAS na cópia física do álbum, portanto não percam mais tempo e comprem já o vosso CD!

 

O álbum já foi lançado no ano passado. Até agora deves ter uma perceção completa de como tem sido recebido. O que tens a dizer sobre isso?

Estou positivamente surpreendido porque recebi muitas críticas boas e obviamente algumas más, mas no final, tenho que admitir que Streetlore foi apreciado, portanto os meus sentimentos são bons e positivos.

 

Muito obrigado, Lorenzo, mais uma vez. Queres acrescentar mais alguma coisa?

O que posso dizer, Pedro, obrigado por esta oportunidade de falar sobre o meu projeto, mas deixa-me dizer obrigado mais uma vez (como eu disse que nunca vou parar de dizer OBRIGADO) a TODOS os músicos e produtores envolvidos em Streetlore, porque sem a sua ajuda inestimável este álbum nunca teria existido. Obrigado!!!


Comentários