Entrevista: Virgin Steele

 

 

A última vez que falámos com David DeFeis foi em 2015, a propósito do lançamento de Nocturnes Of Hellfire & Damnation. De lá para cá muita coisa se passou no reino mágico dos Virgin Steele, nomeadamente o lançamento de três álbuns em simultâneo em 2018. Cinco anos depois, o power trio norte americano regressa com mais uma obra emblemática. Intitulada The Passion Of Diunysus é considerada pelo multi-instrumentista como, provavelmente, um dos discos mais violentos que já fizeram, senão mesmo o mais violento, especialmente no departamento vocal. E para nos falar de toda a trama conceptual em torno das criações musicais dos Virgin Steele, ninguém melhor que o próprio David DeFeis.

 

Olá, David, como estás? Novo álbum quase nas lojas, o primeiro desde 2018, ano em que lançaste três discos. Como foi a preparação para esse novo álbum com uma pandemia pelo meio?

Estou bem, obrigado! Espero que também esteja tudo bem contigo! Continuamos a trabalhar em tantas coisas que para mim a pandemia não foi um problema… Estive no meu estúdio ou a trabalhar em vídeo ou a escrever ao piano, portanto, continuei criativo. Eu já estava a escrever The Passion Of Dionysus enquanto fazíamos os outros 3 álbuns que lançamos de uma vez: Ghost Harvest Vintage 1 (Black Wine For Mourning), Ghost Harvest Vintage 2 (Red Wine For Warning) e Gothic Voodoo Anthems. Nessa altura também fizemos vários “filmes”/documentários. Um para o box set completo de Seven Devils Moonshine, um focado no álbum Gothic Voodoo Anthems e outro sobre o álbum Visions Of Eden. Também fizemos 11 videoclipes de músicas durante esse período. No que diz respeito a The Passion Of Dionysus, assim que começamos a gravar este novo álbum, o trabalho foi muito rápido. O que leva sempre mais tempo em qualquer álbum que fazemos é a mistura e a masterização.

 

Olhando para o título do álbum, The Passion Of Dionysus, parece que, no aspeto lírico, voltas às questões mitológicas/épicas depois de algo mais gótico a atender títulos dos álbuns anteriores. É uma boa análise ou não?

Sim, o álbum tem mitologia e também toques góticos, e mesmo quando minhas letras estão envolvidas com o mundo da mitologia, estou sempre atento à situação da atualidade e mais especificamente aos eventos do meu mundo em qualquer momento.

 

Mais uma vez, as tuas letras cruzam essas influências mitológicas/épicas com a sociedade moderna. O que tentas abordar desta vez?

Sim, como já referi. Adoro os mitos porque são intemporais e falam sobre a condição humana. O que era relevante há 3.000 anos ainda é relevante hoje. Assim, posso usar os mitos como um ponto de partida para o que desejo expressar sobre a vida hoje e, novamente, mais pessoalmente, o que desejo expressar sobre as minhas experiências particulares. O que Dionísio personifica e o que o nosso conto aqui diz respeito é uma luta épica até a morte entre as forças gémeas de controlo/restrição e liberdade/libertação, e se há ou não espaço na sociedade para os aspetos irracionais, selvagens de nós mesmos. Em última análise, conclui que um espaço ou lugar para o irracional deve ser permitido para que a sociedade exista, funcione adequadamente e continue a prosperar. Quando alguém se opõe ou nega um lugar para o irracional como o Rei Penteu faz na nossa história, a pessoa, lugar, coisa ou sociedade será dilacerada... exatamente como vem a ser o destino final de Penteu. A ciência mostrou que até os ratos precisam escapar da realidade absoluta! E hoje, em 2023, certamente precisamos de uma fuga da realidade absoluta!!! O álbum The Passion Of Dionysus retrata uma luta épica, entre as forças gémeas de controlo/restrição e liberdade/liberação. Além disso, retrata a paixão ou sofrimento de Deus... as suas lutas, a sua grande traição nas mãos daqueles em quem confiava... a sua raiva, a sua frustração, a sua morte e a sua ressurreição. A outro nível, esta obra também retrata e expressa o que o Deus ama... ou é mais “apaixonado”. Dito isto, embutido nesta oferta esconde-se outra dualidade... algo mais também está a acontecer em simultâneo... Vou acrescentar isso... aqui está algo que escrevi para a sinopse que aparece no booklet: a ambiguidade de Deus é a chave de sua natureza. Quando ele está na forma de “O Estranho”, ele diz: “Dionísio é um Deus na essência perfeita; terrível, mas muito gentil para a humanidade”. Nesta Obra, Dionísio está dentro e fora ou acima de tudo da ação que ocorre. Ele é divino e humano, fisicamente belo e intensamente temível e intimidador. Ele habita à beira de impérios/civilizações, já que as suas origens são gregas e asiáticas. Os seus vários nomes de culto dão um pouco de perceção sobre o seu relacionamento com a humanidade. Ele às vezes é chamado de Bromios - o que ruge - e Lysios - o Deus do abandono. Dionísio traz a dádiva do vinho, que com moderação permite que os mortais deixem ir... deixem de lado os seus problemas, as suas preocupações... relaxem e renovem. Com os seus festivais, espetáculos teatrais... e as várias celebrações dos seus ritos, os humanos podem abrir mão da sua individualidade e encontrar uma "unidade" sagrada comunal, percebendo finalmente que eles também se podem tornar em Deus... o Deus vive em todos os seus seguidores e o que Dionísio pode fazer, os seus seguidores podem fazer... em última análise, viver melhor e triunfar sobre a morte... ressuscitar. Mas sim, por outro lado... há um potencial aspeto sombrio... pois com a perda de autocontrole e excesso gratuito... (um gole a mais)... as festividades podem tornar-se destrutivas... assassinas... onde "O Rugido" domina... O julgamento não só é prejudicado, mas suspenso... a insanidade triunfa, a possessão ou “loucura” segue e meros mortais rejeitam, ou “deixam ir” a essência da sua humanidade.

 

Para este álbum, manténs o mesmo trio dos últimos quatro álbuns. Podemos dizer que esta é a formação mais forte dos Virgin Steele, mesmo que seja a mais curta desde The House Of Atreus?

Acho que tivemos várias formações fortes ao longo dos anos e, pessoalmente, adorei e gostei de trabalhar com cada uma e cada época, mas esta é talvez a que agora funciona melhor no que diz respeito à obtenção da música que componho. Desenvolvemos uma maneira muito eficiente de capturar as nossas performances em disco com muito pouco barulho. O fluxo de trabalho é muito suave.

 

Os Virgin Steele já foram um quinteto, um quarteto e um trio. Em que formato te sentes mais confortável?

Gostei de todas as encarnações, mas, novamente, esse formato atual tem sido o mais fácil de trabalhar em conjunto. É simplesmente mais fácil para nós trabalhar com 3 pessoas em vez de 4 ou 5... atualmente.

 

Bem, foco agora em The Passion Of Dionysus. Como foi o processo criativo desta vez? Foi todo centrado em ti ou foi um trabalho coletivo da banda?

Esteve centrado em mim. Compus todas as músicas, escrevi todas as letras e criei o conceito. Não há nada incomum nisso. Sempre fui o principal compositor e há outros álbuns no nosso catálogo onde escrevi todas as músicas…

 

Tendo lançado alguns clássicos intemporais, em que posição colocarias este novo álbum na longa discografia dos Virgin Steele?

Colocá-lo-ia bem alto ao lado dos nossos outros álbuns clássicos. Eu acho que é um lançamento muito forte. É, definitivamente, no estilo épico bárbaro-romântico e que parece estar a gerar uma boa resposta até agora.

 

Mais uma vez lanças um álbum muito longo. É a história que precisa ser contada que está na origem de um álbum tão longo?

Eu não planeei o álbum para ser longo. Simplesmente é longo. Sempre que estou a compor, penso no que desejo expressar, musical, lírica e emocionalmente, e é isso que impulsiona o desenvolvimento de uma música. Depois de obter a ideia inicial, tenho que a desenvolver numa composição coerente totalmente formada e seguirei vários caminhos até saber que estou no caminho certo. Se ao ouvir uma música, eu descobrir que há coisas que podem não ser necessárias, tiro-as, mas se eu estiver a ouvir uma faixa muito longa como, digamos… The Ritual Of Descent do novo álbum, por exemplo, e parece que se passaram apenas 3 ou 4 minutos… bem… aí tenho a certeza absoluta de que estou no caminho certo.

 

Pergunto isso porque, nos tempos modernos, parece que ninguém tem tempo para ouvir discos longos. Isso não te preocupa?

Não, não me preocupa. Mais uma vez, se uma música está bem escrita, a duração não influencia… porque nem te apercebes do tempo a passar. Eu experimentei isso repetidas vezes, assim como outros membros e outras pessoas que entraram em contacto com o trabalho. E a minha pergunta é esta… porque é que não têm tempo para ouvir algo longo? Certamente não estou a aderir a qualquer que seja a última tendência e não estou a adicionar e incentivar a simplificação excessiva do nosso mundo moderno. Existem muitas razões pelas quais o mundo está numa forma terrível… e a falta de foco é uma dessas muitas questões… E também não estou preocupado porque não tenho desejo de ser o músico mais famoso do planeta. Se as pessoas quiserem aproximar-se do que estamos a fazer… adoramos, damos as boas-vindas e convidamo-las a entrar… se não, certamente podem ouvir outra coisa.

 

Por falar disso, todas as músicas são longas, exceto Black Earth & Blood. Qual foi a tua intenção com a inclusão de uma música tão curta?

Como referi anteriormente a respeito da duração e o desenvolvimento de uma música... neste caso... eu disse tudo o que precisava dizer musical, lírica e emocionalmente, dentro desses 2 minutos e 24 segundos, portanto não foi preciso torná-la mais longa. Ela diz o que tem a dizer dentro desse prazo.

 

Disseste que os vossos fãs irão aceitar incondicionalmente essa abordagem. Isso significa que tentaram uma nova abordagem para este novo álbum? Em que aspetos?

Eu não disse isso... o senhor que me entrevistou para o press release é que disse isso, com base no que ele observou dos nossos fãs. Eu acho que os fãs entendem o que estamos a fazer e são provavelmente bastante introspetivos, curiosos e abertos a novas ideias. Eu abordei este álbum da mesma forma que abordei cada álbum, com energia, paixão, fé e muito coração. Tento imbuir os nossos discos com toda a paixão da vida e toda a honestidade... o bom, o mau, as alegrias sem limites e as tristezas intensas. Cada um está representado honestamente. Eu tento sempre ultrapassar os limites do que estamos a fazer composicionalmente, tanto musical quanto liricamente, e também do lado da performance, e acho que abri novos caminhos em termos de composição e performance. Este é provavelmente um dos discos mais violentos que fizemos, senão mesmo o mais violento. Especialmente no departamento vocal… eu cantei muito violentamente… sem me preocupar com a vida ou membro!

 

Deste álbum já lançaram 2 singles com outro a ser lançado antes da data de lançamento do álbum. Quais foram os vossos critérios para escolher essas músicas?

Eu queria lançar faixas que representassem o álbum e mostrassem os vários lados da sua natureza. Cada um aprofunda um pouco mais no que o álbum tem a oferecer e acho que essas 3 faixas são relativamente fáceis de entender com uma ou duas experiências de escuta.

 

O que tens planeado em termos de tournée para este ano? Portugal estará incluído?

Estamos, nesta altura, a agendar datas. Estaremos na Espanha e Creta em agosto e parece que estaremos em Itália em novembro e outras datas estão pendentes. Espero que possamos voltar a Portugal. Eu gostei da nossa última visita aí!

 

Muito obrigado, David, mais uma vez. Queres acrescentar mais alguma coisa?

Claro. Gostaria de te dizer a ti e aos teus leitores... Muito obrigado por ouvirem e por acreditarem no que estamos a fazer! Desejo-vos tudo de melhor e estou ansioso para vos ver novamente em breve. Com saudações, agradecimentos e um bem alto Pelos Deus e Deusas!


Comentários