Entrevista: Flitcraft

 


Philip T. King está associado aos Butterfly (onde já não está, como nos contou) e Galaxy. Mas com a paragem causada pela pandemia teve o tempo que sempre quis e nunca teve para olhar para as suas composições que nunca couberam nas suas bandas. Assim nasceram os Flitcraft que ao fim de três anos de existência já lançaram dois álbuns e o terceiro já está a ser escrito. Assuntos em análise na conversa que mantivemos com o australiano a propósito do álbum House At The Center Of The Universe recentemente lançado pela Pitch Black Records.

 

Olá, Phillip, como estás? Em primeiro lugar, obrigado pela disponibilidade. Em segundo lugar, podes apresentar os Flitcraft aos metalheads portugueses?

Olá, estou bem, obrigado e muito feliz em falar contigo, portanto obrigado! Flitcraft é uma nova banda que formei, com sede em Melbourne, Austrália – somos um trio e tocamos heavy rock com influências de rock progressivo e metal dos anos 70 e 80. Jack Samuels toca bateria, Zac Halpin no baixo, e eu toco guitarra, voz e o que mais precisar ser feito no estúdio.

 

Deixa-me dar-te os parabéns pelo teu excelente novo álbum. House At The Center Of The Universe é um verdadeiro passo em frente em comparação com Our Long Journey To The Middle, não concordas?

Obrigado, é muito gentil. Sim, eu concordo - tudo neste álbum é um passo à frente em relação à estreia, e esse era o objetivo, eu queria ir um pouco mais longe - a produção é um pouco mais suave, as músicas são um pouco mais agitadas e há mais texturas e camadas como percussão e guitarras acústicas e alguns sintetizadores, e é claro que é um álbum de conceito narrativo, logo a apresentação geral é mais exagerada, desde as letras até aos layouts físicos também.

 

Flitcraft é uma banda muito jovem, formada em 2020, mas já com dois álbuns. Como foi possível isso?

Comecei os Flitcraft como uma forma de gravar algumas músicas que tenho há alguns anos, mas nunca consegui usar ou gravar com bandas anteriores. Quando o mundo estava a fechar em 2020 e as minhas bandas não estavam ativas, usei o tempo para finalmente reunir essas músicas e fazer as demos adequadas. Escrevi algumas músicas novas e de repente tinha um álbum inteiro pronto. Assim que gravei em 2021, o ímpeto continuou e continuei a escrever novas músicas enquanto terminava a primeira - para simplificar: mantive uma sólida ética de trabalho e geri o tempo para que pudesse produzir esses álbuns quase consecutivamente.

 

Este álbum foi composto logo após o lançamento do primeiro ou as músicas vieram das mesmas sessões criativas?

Sim, como disse, assim que terminei de escrever para o número um - continuei a escrever, e quando foi decidido que seria um álbum conceptual, continuei nesse caminho e o segundo ganhou vida própria.

 

Como e quando se deu a ligação com a Pitch Black Records?

Tenho estado em contacto com Phivos da Pitch Black desde cerca de 2021, acho eu. Uma das minhas outras bandas, Galaxy, gravou uma música dos Warlord para o álbum tributo a Bill Tsamis que a Pitch Black lançou. Foi uma breve experiência turbulenta, mas gostei de trabalhar com Phivos, por isso mantivemos contato, e o tempo funcionou para House… sair como um lançamento da PBR.

 

Olhando para os títulos, existe alguma ligação entre os dois álbuns nos aspetos líricos?

Não há conexão direta entre os dois – o novo álbum é uma história independente por si só. No entanto, há definitivamente temas líricos pelos quais sempre tendo a gravitar - a memória é grande, e as jornadas físicas/espirituais, bem como a vida e a morte, e a relação humana com o conceito de tempo.

 

House At The Center Of The Universe é um álbum conceptual, portanto que temas abordas especificamente?

Acho que o que foi dito antes responde a parte dessa pergunta – são os temas com os quais as minhas letras costumam lidar – mas outro grande tema central de House… é a tecnologia e seu impacto na humanidade. O protagonista Uly é um ser meio humano/meio androide, e eu uso o seu personagem para explorar os temas da conexão humana com a tecnologia, principalmente para expressar a ansiedade e o medo que experimentei, à medida que crescemos mais entrelaçados e dependentes da tecnologia.

 

Flitcraft é como o resultado de tempos de confinamento. Haverá mais músicas e álbuns no futuro ou a história termina aqui?

Já estou a escrever o álbum número três! Por isso, acho que haverá mais música no futuro, mas não posso dizer quando... as coisas estão muito mais ocupadas agora, e está a ficar cada vez mais difícil lançar álbuns e promovê-los.

 

O que tens planeado em termos de tournées para este ano?

Este ano temos tocado localmente para promover o novo álbum, e viajaremos entre estados no final deste ano, mas provavelmente é só isso - infelizmente, uma tournée não está dentro do nosso orçamento.

 

Tens alguma novidade a respeito das tuas outras bandas (Butterfly e Galaxy) que queiras compartilhar conosco?

Na verdade, afastei-me dos Butterfly por volta de 2020, portanto não tenho certeza do que eles estão a fazer, mas mantemos contacto e sei que eles adoram tocar, por isso espero que voltem. Os Galaxy também estão parados, já que o meu parceiro de composição Stu agora mora longe. Mas também estamos em contacto e, basicamente, com Galaxy eu apenas espero o seu telefonema quando ele escreve algumas músicas novas!

 

Muito obrigado, Phillip, mais uma vez. Queres acrescentar mais alguma coisa?

Muito obrigado pelo teu interesse e pelas tuas perguntas atenciosas. Se as pessoas quiserem ouvir este novo álbum House At The Center Of The Universe, por favor, ouçam do princípio ao fim com a letra para perceberem também a história!! Saudações!


Comentários