Entrevista: Night Legion

 


Stu Marshall tem dividido o seu tempo entre imensos projetos, dentro dos quais os Death Dealer (com o ex-Manowar Ross the Boss e com o Symphony X, Mike LePond), deverão ser os mais mediáticos. Mas isso é nos EUA. Na sua Austrália natal, são os Night Legion que mais o mantém ativo. Isto apesar de se terem passado seis anos entre a estreia e o novo registo, Fight Or Fall. Mudanças de formação e covid foram os principais motivos. Mas, no fundo, quando foi preciso escolher, os Night Legion optaram por lutar e apresentar um novo e excelente álbum. 

 

Olá, Stu, como estás? Em primeiro lugar, deixa-me dar-te os parabéns pelo ótimo novo álbum dos Night Legion. Fight Or Fall é um verdadeiro avanço em comparação com a vossa estreia homónima, não concordas?

Obrigado! Eu estou bem. Está um lindo dia aqui na ensolarada Sydney. A vida é boa. Acho que todas as bandas dizem que o novo álbum é um passo à frente (risos). Mas sim, melhor produção e musicalmente é uma evolução definitiva - trabalhamos muito para fazer valer a pena o tempo de todos.

 

Mas, por que quase 6 anos entre os dois álbuns? O que andaram a fazer?

Sim, é muito tempo. Mas tem sido um tempo muito ocupado para mim, o que tem sido ótimo. Tenho trabalhado em dois novos álbuns dos Death Dealer, a minha banda dos EUA com Ross the Boss (ex-Manowar), várias sessões, lancei outro projeto chamado Arkenstone e, claro, os impactos do COVID atingiram a todos. Também trocamos de vocalista, o que teve impacto no prazo de lançamento. Nunca um momento de tédio, certo!?

 

Portanto, essas mudanças na formação também tiveram importância nesse hiato?

O nosso antigo vocalista tem a sua própria banda e eles são ótimos, mas os impactos do COVID e o seu foco estavam em falta para os Night Legion. Adorei trabalhar com ele, mas depois de dois anos não houve progresso, portanto tive que tomar uma decisão. Temos muita sorte de ter encontrado um vocalista de classe mundial em Louie Gorgievski - às vezes a mudança é dolorosa, mas a Fénix ergue-se das chamas.

 

Já que falas nisso, verifica-se que Vo Simpson já não está na banda. Onde encontraste o Louie Gorgievski?

Como disse, foi um momento doloroso, mas apenas desejo a Vo o melhor - ele é uma pessoa incrivelmente profissional para se trabalhar quando trabalhamos juntos. Conheço Louie há cerca de 20 anos da sua antiga banda Crimson Fire desde quando eu era o guitarrista dos Dungeon - grande cantor e uma pessoa realmente adorável. Convidei-o para cantar no meu primeiro CD a solo há cerca de 12 anos chamado Empires Of Eden e mantivemos contato. Durante o COVID, ele contactava-me todas as sextas-feiras com uma mensagem de “Feliz Sexta-feira”, o que realmente me despertou para o grande amigo que ele era e isso foi durante a dificuldade que eu estava a enfrentar com Vo. Vou ser honesto aqui – ok, adoro o Vo, mas foi difícil - tenho certeza que tem a sua própria opinião sobre isso. Tenho a certeza de que também posso ser um desafio para trabalhar, portanto não é tudo um só sentido. Louie estava ansioso para fazer metal novamente, ele é um grande letrista e o momento não poderia ter sido o melhor.

 

Falando da formação, também mudaram de um quarteto para um quinteto, adicionando uma segunda guitarra com Col Higginson. Desde quando está ele a bordo e quando sentiste que uma segunda guitarra seria necessária?

A única razão de existir dos Night Legion é que os irmãos tocam juntos e esta banda foi sempre composta por alguns dos meus melhores amigos - Col e eu voltamos quase 30 anos. Ele é um talentoso vocalista e ótimo guitarrista, portanto ele traz um grande valor para a banda. A segunda guitarra ao vivo soa muito mais poderosa e abre a paleta melódica ao vivo.

 

Em termos de comparação, como foi o trabalho nos dois álbuns? Para este álbum seguiste a mesma metodologia de antes?

Este foi mais um esforço de grupo e também não fiz mistura para masterização (graças a Deus) para variar. As músicas são mais trabalhadas, optamos por um álbum curto de 9 músicas - de propósito. As melhores de cerca de 20 músicas.

 

Com esses quase 6 anos de hiato, as músicas apresentadas nesse álbum são todas recentes ou algumas vieram de tempos mais antigos?

A maioria é nova, mas há algumas que não se tornaram Death Dealer, pois são mais progressivas em partes - tempo médio. Col escreveu The Enemy, portanto é ótimo ter uma nova perspetiva. Ele é um ótimo escritor.

 

Mike LePond colabora como convidado na música de abertura. Como foi possível essa colaboração?

Sim, ele é incrível! - Mike tornou-se um bom amigo nos últimos anos, pois toca baixo nos Death Dealer e nos Symphony X. Ele também foi o baixista do meu projeto Arkenstone. Pedi-lhe para tocar a música, pois parecia uma combinação perfeita com o poder e vibe. Espero que os teus leitores concordem.

 

Deste álbum já lançaste 2 singles. Quais foram os critérios para escolher essas músicas?

Foi uma decisão da banda - perguntei à malta quais eras as suas faixas favoritas para representar o resto do material e essas foram as únicas. Eu acho que The Hounds Of Baskerville é uma faixa muito profunda para abrir, pois é bastante complexa.

 

O que têm programado em termos de tournée para este ano?

Acabamos de tocar com o UDO em Sydney e temos alguns planos definidos para o final do ano, talvez com os Metal Church.

 

Muito obrigado, Stu, mais uma vez. Queres acrescentar mais alguma coisa?

Por favor, deixem um like nas nossas redes sociais, pois estamos ativos lá com notícias e vídeos da banda - Obrigado pessoal!


Comentários