Entrevista: Oryad

 


Sagrado e profano! É esta mescla única e irrepetível que acontece em Sacred & Profane, álbum de estreia do coletivo americano, Oryad. Baseados em Denver, já foram um quarteto, mas atualmente o seu núcleo duro é um duo composto por Matt Gotlin-Sheehan e pela vocalista/pianista/orquestradora/compositora/arranjadora alta e profissionalmente treinada Moira Murphy, com quem conversámos a respeito do projeto e deste fantástico álbum.

 

Olá, Moira, tudo bem? Obrigado pela disponibilidade. Em primeiro lugar, podes apresentar os Oryad aos metalheads portugueses?

Olá, obrigado por entrares em contacto! Oryad é um projeto de metal que sai dos géneros doom, symphonic e prog. A nossa música concentra-se na natureza, ritual e nas viagens da nossa vida.

 

Quando idealizaste este projeto? Qual foi o teu propósito?

Em 2017, pela primeira vez pensei em criar um projeto que fizesse apenas arranjos de metal de peças clássicas, mas mergulhei profundamente nas minhas próprias composições. Nos últimos 9 anos tenho sido profissional com alguma pequena capacidade, mas é sempre uma luta. Eu queria um projeto que fosse autêntico ao meu coração, mas que também fosse um caminho que tivesse mais futuro para mim do que a ópera tradicional.

 

É a tua primeira experiência a trabalhar em dupla com Matt Gotlin-Sheehan? Quais foram as maiores dificuldades que encontraram no caminho?

Matt está no projeto desde o final de 2018. Originalmente, éramos uma banda tradicional, com 4 integrantes e com um baterista diferente, Kyle Wilde. Enquanto trabalhávamos nas músicas, o som e os nossos objetivos evoluíram. Kyle passou a ter alguns sucessos maravilhosos na cena pop-punk! Matt surgiu para se juntar a Luca Grieman e Adam Sanders e eu como um quarteto. Luca foi o meu parceiro de composição original de 2017 em diante, mas 'banda' é um conceito fluido para mim, especialmente com a minha experiência em conjuntos de artes cénicas e música clássica. Estou menos preocupada com o número de membros permanentes, já que o projeto vive através dos seus materiais gravados e vídeos, das partituras orquestrais e leadsheets, e contamos com uma vasta rede de colaboradores em termos de performance em palco, em vídeo, escrita e gravação. A maioria das músicas do álbum foi escrita por mim, Matt, Luca e Adam, e foi tocada ao vivo por nós os quatro.

 

Que nomes ou movimentos mais te influenciaram?

Fui fortemente influenciada pela escrita orquestral de Richard Strauss e Gustav Mahler. No mundo do metal, fui muito influenciada por Anna Murphy e o seu projeto Cellar Darling, Oceans Of Slumber e The Ocean Collective. Quando comecei a deixar a ópera tradicional, os Nightwish foram a minha porta de entrada para a experiência do metal, mas não os consideraria uma grande influência à medida que nos movemos para o nosso som mais doomy e variado. Também ouço muito Myrkur, Chelsea Wolfe, Darkher, ISON, Frayle, Ignea, Loathe, Sleep Token, jazz piano como Bill Evans...

 

Antes do Oryad, tiveste mais alguma experiência musical?

Toco piano intermitentemente há 27 anos e canto há 20 anos. A minha graduação é em performance vocal e piano e a minha pós-graduação é em performance vocal. Toquei piano profissionalmente como freelancer durante anos (festas, casamentos, serviços religiosos) e canto profissionalmente no mundo clássico desde 2014. Atuei brevemente com o meu próprio ensemble de jazz durante alguns anos, fiz backing vocals com uma banda de cantores e compositores e fiz backing vocals e teclados para uma banda gótica. Atualmente faço trabalho a solo orquestral como soprano, trabalho como músico de equipa numa igreja e estarei em tournée com uma série de recitais a solo no outono. Todos os anos costumava atuar em algumas pequenas óperas, mas o meu foco mudou para tempo integral para Oryad.

 

Apesar do projeto ter nascido em 2018, Sacred & Profane é o primeiro longa-duração, depois de alguns singles e um EP. Por que demoraram tanto tempo para este lançamento?

Queríamos ter a certeza de que composicionalmente nos estávamos a mover na direção que queríamos, ao invés do que as pessoas esperariam com a minha voz. Adicionalmente, tivemos mudanças de formação e o COVID. Depois, fazer um álbum é extremamente caro. Demora tempo para economizar o dinheiro e certificarmo-nos de que tudo é feito corretamente e tratado com os mais altos níveis profissionais pelo pessoal de sessão, pelos próprios músicos, engenheiro, etc. Estou muito feliz por ter demorado tempo para lançarmos um álbum, porque agora posso dizer que é algo que tenho muito orgulho.

 

Como foi a tua preparação para este álbum? Quais foram os teus principais objetivos?

Começamos a escrever todo o novo material/atualizar o material antigo para o álbum por volta de setembro de 2021 e terminei de organizar tudo em setembro de 2022. Foi durante esse processo que me mudei para o outro lado do país (uma distância muito significativa de 2.253km) e o projeto se tornou um duo, em vez de um quarteto em termos do 'núcleo' do grupo. O objetivo era lançar uma gravação com o som que estávamos a refinar como “nosso”, algo que seria uma introdução mais “oficial” ao nosso projeto para o mundo, com aspiração real e objetivos de carreira por trás.

 

Além de vocês os dois, alguns convidados deram as suas contribuições para este álbum. O que procuraste com essas colaborações?

A maior parte do álbum foi gravada pela maior parte do quarteto. Luca esteve em grande parte deste disco e gravou connosco todas as peças que escreveu. Natalie Rodriguez é uma grande guitarrista que já se tinha juntado a nós para espetáculos ao vivo no passado, e ficou feliz em colaborar numa peça. Por isso, os únicos convidados restantes no álbum foram a adição de Vikram Shantar no baixo e guitarra de blues em Alchemy; André Sobral na guitarra em Lilith e Wayfaring Stranger; e as cordas ao vivo de Nina Anto em The Path, Lilith, Wayfaring Stranger e Through The Veil. Eu escrevi as partituras para quarteto de cordas para essas peças e orquestrei tudo no álbum. No entanto, queria um solo de violino em Wayfaring Stranger, mas tive um bloquei de criatividade. Enviei as partituras e todas as minhas outras hastes de estúdio para Nina e ela escreveu aquele lindo solo. Para as partes de guitarra, eu tinha uma ideia básica do som que queria, e pude colaborar com André no tom e no padrão e fizemos algo bom. A guitarra de blues em Alchemy foi ideia de Vik. Tudo o resto já estava no lugar para essa música, mas havia algo em falta na parte do piano; essa guitarra fez a canção brilhar. As linhas de baixo para essas músicas foram feitas para seguir os riffs de guitarra à típica maneira do metal, mas conversamos um pouco sobre os tons que queríamos, etc.

 

De que forma este título, Sacred & Profane está conectado com o conceito lírico e musical do álbum? Já agora, trata-se de um álbum conceptual?

O título vem do livro “O Sagrado e o Profano”, de Mircea Eliade, que é um texto seminal que explora a história da religião de um ponto de vista antropológico. No livro, ele discute as maneiras pelas quais a humanidade tentou criar espaços sagrados e como eles se cruzam com as nossas vidas profanas (cotidianas). Escrevo muito sobre os espaços liminares entre o sagrado e o profano, entre a vigília e o sono, a vida e a morte. Inicialmente, o álbum não foi concebido para ser conceptual, mas os temas seguem um ciclo de vida numa maneira ritualística.

 

Como descreverias este álbum nas tuas próprias palavras?

Este álbum é uma jornada sombria e sonhadora através de muitas paisagens sonoras variadas.

 

Em setembro e outubro, andarão em tournée pelos EUA. Já têm algo planeado para a Europa?

Estamos muito longe de poder fazer uma tournée pela Europa. Mas é um dos meus maiores sonhos pode fazê-lo. Por isso, continuamos a trabalhar arduamente em marketing e a escrever música para poder chegar lá um dia. Antes mesmo de chegarmos à Europa, estamos ansiosos para também alcançar outros mercados nos Estados Unidos.

 

Muito obrigado, Moira, mais uma vez. Queres acrescentar mais alguma coisa?

Muito obrigado, Pedro!


Comentários