Entrevista: Tony Mitchell

 

Foram sete álbuns em sete anos… Este homem realmente não para. E não se trata apenas de música. Falamos de Tony Mitchell, com quem voltamos a conversar, agora a propósito do lançamento do novo álbum em seu nome: Radio Heartbeat. Um disco novo, uma nova abordagem, mas a mesma qualidade na escrita. O que virá a seguir? Para já um livro infantil e depois… provavelmente descansar em família!

 

Olá, Tony, como estás? Obrigado, mais uma vez, pela tua disponibilidade. Radio Heartbeat é o teu novo álbum e, mais uma vez, os anos 80 são uma forte influência no conceito e nas músicas, não é verdade?

Olá, Daniel, é bom voltar a falar contigo! Sim, os anos 80 sempre foram uma grande influência para mim e sim, é o conceito principal do álbum, já que quando comecei como baterista, e depois guitarrista, gostava principalmente de punk e metal antigo, mas depois consegui uma compilação chamada American Heartbeat. Este álbum surpreendeu-me porque me apresentou a outro mundo da música com nomes como Boston, Asia, Journey, Foreigner, Styx, REO Speedwagon, Survivor etc. Essas músicas incríveis ensinaram-me como escrever, estruturar e criar músicas melhores, com instrumentos multicamadas e harmonias vocais.

 

Pude ler no teu Facebook que lançaste 7 álbuns nos últimos 7 anos. Que ritmo! Nunca te sentes cansado?

Não, é difícil cansar-me de algo que adoro fazer e que faço desde os 14 anos. Tenho a sorte de possuir o meu próprio estúdio, portanto, no mesmo segundo em que tenho uma ideia (não importa o quão louca seja), começo a trabalhar nela e depois para a próxima. Quem sabe se alguma vez atingirei uma fase sem inspiração para escrever? Felizmente, ainda não há sinal disso.

 

Afirmaste que tentas manter a política longe da tua música, mas desta vez não foi possível, pois não?

Não, escrevi Pheonix Rising quando a Rússia invadiu a Ucrânia, pois não conseguia acreditar que algo assim pudesse acontecer nos dias de hoje. Limitei-me a escrever os meus pensamentos com letras e aconteceu que uma ideia na qual eu estava a trabalhar musicalmente se encaixava nas palavras. Senti-me tão forte sobre isso e ainda não consigo acreditar que esse mal ainda existe. Como sempre disse, sempre que ouço música, pessoalmente, nunca quero ouvir sobre política ou qualquer sinalização virtual, já que temos o suficiente dessa merda na comunicação social, mas senti que isto deveria ser incluído neste álbum para marcar um momento tão triste e significativo no tempo.

 

Por outro lado, uma música como Radio Heartbeat pode ser vista como uma homenagem a todas as músicas do passado e aos seus autores?

Absolutamente, sim! Apenas para homenagear algumas das incríveis canções clássicas que me inspiraram e ainda continuam a fazê-lo. Na arte da capa do álbum, podes ver um navio satélite com um raio a atingir uma estação de rádio do centro-oeste americano, mas eu vejo como poderia estar a transmitir essas músicas incríveis para compartilhar e transmiti-las para outra galáxia distante (é apenas a minha imaginação estranha).

 

Hot Endless Summer Nights foi um trabalho baseado em algumas pesquisas feitas nos EUA. E este? Seguiste a mesma metodologia?

Não, na verdade não! Hot Endless Summer Nights foram dois projetos que juntei, sendo um deles um projeto de retro/synthwave dos anos 80 misturado com a minha experiência em 1989, quando visitei os EUA pela primeira vez, o que abriu os meus olhos para a música AOR que mencionei anteriormente. Radio Heartbeat tem uma abordagem crua bem diferente, mas ainda queria criar aquele estilo hino de se sentir bem.

 

A propósito, como foi o processo de composição deste álbum? Mudaste alguma coisa em relação aos anteriores?

Antes de gravar um álbum, tenho sempre uma imagem na cabeça antes de ir para estúdio. Isso ajuda-me a formar uma imagem de qual será o resultado final. Como Hot Endless Summer Nights tinha muitos sintetizadores dos anos 80, eu queria que este tivesse uma grande abordagem in your face de guitarra/bateria/vocais que atinge desde o início com 4 murros antes de permitir respirar. Cada faixa foi tratada individualmente de forma diferente, pois não queria que todas as músicas soassem iguais.

 

E, mais uma vez, foi um trabalho solitário, ou desta vez tiveste a ajuda de alguém?

Estou acostumado a trabalhar sozinho, pois é o que faço desde os 14 anos. Antigamente, o meu processo de composição era uma guitarra, um velho amplificador de guitarra Peavey Bandit e um gravador com um bloco de notas. Agora é praticamente a mesma velha escola, uma guitarra, um amplificador combo Line 6 e um ditafone com um bloco de notas. Quando gravava, tinha engenheiros e produtores para fazer isso por mim, mas desde que formei a minha própria empresa XGYPSY Music em 2004, aprendi sozinho a produzir e gravar música. Pode ser um lugar solitário, mas tenho muita sorte em ter amigos músicos a quem recorrer, se necessário.

 

Para este álbum manténs a mesma formação. Na tua opinião, qual foi a importância desse aspeto para o resultado final?

Ter amigos músicos incríveis como Nigel Bailey e Miles Meakin a tocar novamente neste álbum foi muito bom. Perguntei-lhes se gostariam de tocar em algumas faixas, mas ao ouvir as músicas, ambos quiseram tocar no álbum inteiro, o que o levou a outro nível.

 

Além disso, o fantástico Rogues Gallery Rock Choir tem mais uma ótima performance. Sem dúvida, são uma peça vital nas tuas composições, não concordas?

Sim, as multi-harmonias gospel empilhadas adicionam outra textura a qualquer faixa de rock/AOR/balada durante a gravação. É sempre muito divertido fazer isso.

 

Tens outros músicos a colaborar como convidados neste álbum?

Eddie Antony tocou bateria como fez em vários dos meus projetos, incluindo Kingdom Of Deadmen. Um velho amigo de escola, John Diver tocou piano adicional em Top Of The World.

 

Quais são os teus planos de tournée para promover este álbum?

Depois de terminarmos de escrever o nosso segundo livro infantil com a minha esposa (DTM Megabooks) a ser lançado ainda este ano, vou fazer uma pausa até o final do ano para passar com a minha família. Depois disso, pretendo montar uma formação para alguns espetáculos ao vivo em 2024, tocando músicas dos álbuns de Tony Mitchell, Kiss Of The Gypsy, Dirty White Boyz e Mitchell’s Kiss Of The Gypsy se o tempo permitir.

 

Obrigado, Tony, mais uma vez foi uma honra. Queres enviar alguma mensagem aos teus fãs portugueses?

Obrigado, Daniel. Adoro Portugal e embora já aí tenha estado algumas vezes, nunca toquei aí, portanto apenas quero dizer a todos os meus fãs portugueses, muito obrigado pelo vosso apoio contínuo, obrigado por comprarem os álbuns, pois isso ajuda em lançamentos futuros. Continuem a ser incríveis e espero ver-vos em 2024… Keep on Rockin'. Obrigado…


Comentários