Entrevista: Apocalypse

 


Erymanthon Seth e o seu projeto Apocalypse está de regresso aos lançamentos. E Retaliation é um disco carregado de novidades. Muito mais brutal e agressivo que Pedemontium e muito mais próximo de Collapse. E, pela primeira vez, a permitir a entrada de um elemento estranho ao projeto, desta feita o baterista Doublemme. Voltámos à fala com o multi-instrumentista italiano para tentar perceber esta evolução.

 

Olá, Erymanthon, tudo bem? O que tens feito desde a última vez que falámos, em 2021?

Estou bem, obrigado. Fizemos muitas coisas desde a nossa última conversa. Experimentámos muitos sons e materiais diferentes e até gravámos um álbum totalmente novo de black metal no final de 2021. O problema é que eu estava a ficar cada vez mais insatisfeito com tudo e estava a ficar cansado de como o black metal parece estar a ficar “na moda” ultimamente, portanto aquele álbum foi colocado nos arquivos e nunca viu a luz do dia. Eu precisava de um tempo para clarear a minha mente, fizemos uma pausa durante alguns meses e voltámos a trabalhar em novas músicas no final do verão de 2022. Na mesma altura, fui para Estocolmo de férias e tive a oportunidade de visitar o MiMo Sound Studio, e isso permitiu entrar na editora que ele tem. Aí fizemos, remasterizámos toda a nossa discografia e lançámos digitalmente, e agora saiu o disco novo é claro. Portanto, isso foi basicamente o que temos feito.

 

Tiveste a oportunidade de apresentar Pedemontium ao vivo em alguma ocasião?

Não, acho que falamos sobre isso da última vez, que eu não queria levar esse projeto para um palco ao vivo. Assim foi apenas até alguns meses atrás. Bem, no final, fãs e revistas cada vez mais me perguntavam sobre isso, portanto decidi tentar. Eu tenho alguns músicos de sessão agora que me ajudam com tudo, nós temos a guitarra e os vocais, um baterista, um no baixo e outro nos teclados, e estamos a ensaiar algumas músicas de cada álbum. O nosso primeiro espetáculo foi a 2 de setembro em Torino. Abrimos para Lord Vicar, da Finlândia.

 

Entretanto, o teu projeto Apocalypse tem um novo álbum, Retaliation. Contra o que ou contra quem é esta retaliação?

O álbum foi lançado mundialmente a 9 de junho deste ano. Retaliation é apenas o nome da música mais rápida do álbum e achei que seria um ótimo título para este lançamento rápido e brutal. Essa música em particular é sobre uma pessoa que, sendo maltratado e marginalizado durante toda a sua vida, em algum momento pega numa arma e mata muitas pessoas como vingança. Se lês as notícias, elas estão cheias de histórias como essa a toda a hora, isso deve significar que algo está mal na nossa sociedade. Neste novo disco temos músicas sobre padres pedófilos na Igreja, redes sociais a fazer lavagem cerebral em todos nós, tornando-nos em zombies antissociais, a ideologia politicamente correta que se está a tornar uma ameaça para quem quer pensar com a própria cabeça, a guerra sempre a ser declarada pelos grandes senhores e cujas consequências são pagas por pessoas como tu e eu, insanidade e sadismo, criminalidade geral e como certos criminosos nunca recebem a suficiente boa punição, e uma sociedade podre que se está a tornar cada vez mais distorcida e se aproximando de um futuro distópico onde todas as pessoas são escravizadas e máquinas controladas de comer-trabalhar-merda-morrer. É um álbum brutal no som, portanto também tinha que ser contundente e agressivo nas letras. Embora eu não defenda nenhuma ideologia em particular, estou especialmente chateado com o facto de o mundo se ter tornado tão politicamente correto hoje em dia, que não consegues dizer duas palavras sem que algum idiota floco de neve venha até ti reclamar sobre como estão ofendidos. Portanto, as letras são especialmente escritas de uma forma que fará qualquer bichano esquizofrénico paranóico e politicamente correto enlouquecer.

 

Duas coisas ficam claras neste álbum. A primeira – pela primeira vez contas com a ajuda de um elemento extra, o baterista Doublemme. Por que abriste esta exceção para este álbum?

Porque decidi que queria uma bateria de verdade para a banda e, embora eu possa tocar bateria sozinho, provavelmente não sou tão habilidoso quanto outras pessoas. Portanto, existe esse baterista que pode, efetivamente, arrasar, e eu lhe tenha pedido para se juntar à banda em 2022, embora o anúncio oficial tenha sido feito mais tarde.

 

Quem é a pessoa por trás desse nome enigmático?

É apenas um grande amigo meu. Ele é um excelente baterista e também tem o seu próprio estúdio de gravação e espaço de ensaio, portanto é muito conveniente nesse aspeto também, podemos ir e vir quando quisermos, experimentar novas ideias, gravar quando quisermos. É onde também ensaiamos com os outros dois músicos para os espetáculos ao vivo.

 

A outra diferença está na música. Mudaste para um som mais brutal e direto. Por que aconteceu esse passo? Era a tua intenção desde o início ou simplesmente aconteceu assim?

Não é a primeira vez que fazemos um disco que é bem mais direto e brutal que os outros, se te lembrares do Collapse. Esse disco foi o mais pesado possível e, mesmo assim, este novo álbum é 10 vezes mais rápido e 10 vezes mais brutal que Collapse. Eu gosto de grandes arranjos épicos tanto quanto brutalidade extrema e muitas outras coisas. Apenas escrevo o que sinto vontade de escrever no momento, muitas das coisas que escrevo e/ou toco, nem são lançadas. A história é que, quando voltei de Estocolmo no verão passado, estava cheio de energia e depois de não lançar um disco durante quase dois anos, queria descolar e divertir-me muito. Assim, numa semana, escrevemos e gravamos todo o material para este novo álbum. Apenas tivemos que esperar antes de o lançar porque tínhamos que trabalhar primeiro na discografia remasterizada. É um álbum muito cru e espontâneo, mas que realmente me satisfaz. Além disso, eu gosto do “efeito surpresa”, acho que ninguém esperaria um álbum como este vindo dos Apocalypse neste momento.

 

A adição do novo membro tem algo a ver com isso ou não?

Não. Ainda sou responsável por todas as composições e arranjos. Mas ele é um baterista que vem do thrash e do death metal, portanto encaixou-se muito bem nesse som.

 

E sentes-te confortável a escrever desta forma? É uma experiência para ter uma continuação?

Já te disse, sempre que escrevo música, faço-o espontaneamente e deixo o meu estado de espírito guiar-me no momento. Portanto, não sei! Eu vivo o momento. Posso dizer que o material em que estamos a trabalhar agora é completamente diferente de tudo o que fizemos antes, porque estamos a misturar muitas influências diferentes. Certamente haverá um link para o nosso passado, mas não soará como nenhum dos álbuns que fizemos antes. Devemos entrar em estúdio no outono e o álbum deve sair em 2024, acho eu.

 

A respeito do processo de composição deste álbum, usaste a mesma metodologia ou mudaste alguma coisa em relação aos anteriores?

É engraçado, porque sempre que tento perguntar a mim próprio “Ok, então como costumo escrever uma música?” Não consigo encontrar uma resposta. Não posso dizer que tenho uma rotina específica exata para compor, acho que quando estou inspirado a música flui de mim naturalmente e de alguma forma tudo funciona no final. Geralmente começo com a guitarra, toco um riff e continuo a partir daí. Às vezes, com as músicas mais melódicas dos álbuns “épicos”, começo com uma melodia que pode ser cantada ou tocada, porque é mais fácil encontrar acordes que se encaixem num melodia do que vice-versa. No entanto, nem sempre é o caso. O que posso dizer é que neste álbum não precisei pensar muito nos arranjos e em fazer um milhão de instrumentos funcionarem juntos, porque tem uma abordagem muito mais direta. Portanto, é principalmente um álbum baseado em guitarras, foi mais um caso de encontrar riffs matadores e de escolher alguns padrões de bateria que manteriam o ritmo e o groove. Muitas vezes até comecei com uma batida na cabeça e adicionei os riffs por cima. Eu queria um álbum forte e implacável e, para isso, uma boa bateria é uma necessidade. Quando escrevo algum material épico e mais arranjado, tenho que pensar nisso mais como uma orquestra e tenho que me certificar de que todos os instrumentos, todas as melodias e harmonias e tudo funcione bem na imagem completa. Mas, como disse, quase sempre começo a tocar a minha guitarra.

 

Obrigado, Erymanthon, mais uma vez. Queres acrescentar mais alguma coisa?

Bem, obrigado, é claro, foi um prazer estar aqui mais uma vez, e quero saudar todos os nossos fãs e todos os roqueiros de Portugal e de outros lugares que se deram ao trabalho de ler esta entrevista. Confiram o nosso último álbum e fiquem atentos para o futuro também. Mantenham o Metal no Coração!


Comentários