Entrevista: The Circle


 

Asim Searah, ex-Wintersun (com quem andou em tournée) iniciou, em 2016, o projeto Vagrant. Nesta denominação lançaram um álbum antes de, em 2020, mudarem o nome para os atuais The Circle, aparentemente apenas um projeto de estúdio. No entanto, as excelentes reações que têm recebido aos seus álbuns Metamorphosis, em 2021 e, principalmente o recente Of Awakening, já começam a fazer ponderar a banda. Falámos com o vocalista Asim Searah deste e dos seus outros projetos.

 

Olá, Asim, tudo bem? Of Awakening é o segundo álbum de estúdio dos The Circle. Como têm sido as reações até agora?

Olá, obrigado pela oportunidade para uma entrevista aqui. Estou muito bem. Sim, certamente a reação foi muito sólida e positiva e não poderia ter pedido mais.

 

De que forma Of Awakening mostra a vossa evolução como banda?

Eu diria que em todos os sentidos. Tem havido mais entendimento entre Stanley e eu. Ter Philipp a bordo tem sido fantástico, ele é um baterista incrível e também trouxe ótimas ideias para as músicas. Conseguimos concentrar-nos em tornar a atmosfera mais proeminente da maneira que tínhamos em mente em comparação com o álbum anterior. Vocalmente, construí paredes maiores de backing vocals do que Metamorphosis, o nosso álbum anterior, o que definitivamente definiu um certo tom para este álbum.

 

Como foi o processo de composição para este álbum? Mudaram alguma coisa em relação ao anterior?

Na verdade, Stanley e eu temos um sistema muito bom em relação a isso. Stanley mandava-me todas as demos instrumentais prontas e eu criava os vocais juntamente com as letras. Depois eu gravaria as minhas versões demo e se eu estivesse preso em algum lugar com ideias diferentes, enviá-las-ia para Stanley e escolheríamos a melhor para as gravações finais. Desta vez, quando Philipp subiu a bordo, Stanley trabalhou diretamente com ele e, depois de tudo o que foi feito, peguei nas demos instrumentais para trabalhar. Portanto, o processo realmente não mudou muito em relação ao álbum anterior.

 

Assim como o vosso antecessor, Of Awakening é um álbum curto com apenas 5 músicas. Por que fazem álbuns assim?

Bem, a questão aqui é POR QUE NÃO? Até agora queríamos criar álbuns conceptuais e não nos limitamos a uma certa fórmula de que temos que ter 8 ou mais músicas num álbum para causar impacto. Sentimos que a nossa narrativa é muito concisa e direta, pois encaixa exatamente com o conceito do álbum.

 

Sobre o que fala este álbum liricamente?

Of Awakening é um álbum conceptual e aborda o tema do comportamento humano e como nós, como indivíduos, prejudicamos o nosso ambiente para atingir cegamente certos objetivos na vida. Ao longo da história, o protagonista ao longo da sua jornada percebe como as suas ações causaram danos e deixaram um rastro de ruínas para trás. No final, ele admite que reconhece os seus erros para melhor e quer mudar os seus padrões para fazer o correto com tudo o que aconteceu.

 

E a tua performance vocal? Adotaste alguma nova técnica vocal para este álbum?

Sim, eu tendo sempre a não fazer as mesmas coisas que fiz nos álbuns anteriores em que trabalhei. Para Of Awakening certamente ultrapassei o meu limite com algumas partes das músicas. Demorei uma semana a desenvolver um certo estilo que eu procurava, mas cheguei lá. Também o mesmo em relação aos backing vocals, pois criei algumas coisas que nunca fiz antes. É claro que eu estava com medo de que essas coisas não funcionassem, mas foi aí que Stanley entrou para me dar o feedback que manteve o meu ânimo e continuei a experimentar muitas ideias diferentes.

 

The Circle cresceu em membros de Metamorphosis para Of Awakening. Como foi o processo de receção dos novos integrantes na banda?

Penso que te referes apenas a um. Apenas Philipp (o baterista) se juntou à banda quando Alex, o nosso baixista anterior, saiu. De momento somos uma banda de 3 membros. Jaakko Nikko foi o baixista de sessão para este álbum. A entrada de Philipp na banda foi muito tranquila e tudo deu certo. Stanley entrou em contacto com ele durante o processo de composição do álbum e Philipp pareceu muito interessado em acompanhar a nossa jornada.

 

E também contam com um convidado. Queres apresentá-lo?

Houve apenas um convidado no álbum e esse é o meu querido amigo Tim Charles dos Ne Obliviscaris. Ele é destaque na nossa música Of Awakening e fez um solo de violino incrível.

 

Por que decidiram convidá-lo?

Quando Stanley me enviou a demo da música Of Awakening, enquanto ouvia a sua parte de violino, imediatamente pensei que ter Tim a bordo seria simplesmente fantástico, pois adoro a sua forma de tocar e a maneira como ele aborda as músicas com as suas ideias.

 

E ele saiu-se tão bem quanto esperavas?

É fantástico que Tim, sem ouvir as minhas ideias vocais para a música e eu não ouvir as suas ideias para o solo, acabou por ter as mesmas melodias que tínhamos quando compusemos o material. Portanto, é ótimo termos tido essa química e estou muito feliz por fazer parte de Of Awakening neste álbum.

 

Quais são os vossos planos para promover este álbum em palco? Portugal está incluído?

Temos estado a conversar sobre esse assunto e veremos o que pode ser feito. Este projeto era para ser apenas um projeto de estúdio, mas devido ao feedback e vendo como as coisas estão a progredir, certamente estamos a pensar também levar o nosso trabalho para o palco. Esperemos que Portugal também faça parte desse empreendimento. Tudo depende dos fãs e dos seus incentivos para que os promotores mostrem interesse em nós e nos levem aí.

 

Além dos The Circle, também és o vocalista da banda finlandesa de death metal Damnation Plan, que também têm um novo álbum. Em termos comparativos, quão diferente é o teu envolvimento nessas duas bandas, tanto como cantor quanto como compositor?

Os Damnation Plan lançam o álbum no dia 8 de setembro. Também sou vocalista de outra banda finlandesa, os True Cult Club. Todas essas bandas são muito diferentes umas das outras. Eu não gostaria de estar a fazer a mesma coisa em 2 ou mais bandas. Eu encontro muito mais criatividade quando trabalho no material dos The Circle do que comparativamente nos Damnation Plan. Todas as bandas têm dinâmicas muito diferentes quando se trata de composição. Portanto, é muito difícil comparar.

 

Obrigado, Asim, foi uma honra. Queres enviar uma mensagem aos teus fãs portugueses?

Obrigado pela oportunidade e gostaria de agradecer a todos os nossos incríveis fãs portugueses pelo seu incrível apoio! Continuem a apoiar a música que gostam e espero ver-vos em breve.


Comentários