Entrevista: Lars Fredrik Frøislie


Os Wobbler são lentos a trabalhar por diversos motivos. E alguns dos seus músicos não param de compor, como acontece com Lars Fredrik Frøislie, que aproveitou o tempo da pandemia para pôr em ordem algumas das suas ideias soltas que tinha em arquivo. O resultado são quatro temas longos reunidos no álbum Fire Fortellinger. Para já, o palco ainda está a ser ponderado, mas, pelo contrário, um segundo disco do norueguês é certo, como nos conta o teclista.

 

Viva, Lars, tudo bem? Em primeiro lugar, obrigado pela disponibilidade. Sendo um teclista de sucesso com Wobbler, o que te motivou a lançar este álbum a solo?

Uma mistura de isolamento por causa da pandemia, mas também me pareceu divertido tentar outra coisa. Em Wobbler, estamos a tentar descobrir o que fazer a seguir, já que esperamos não nos repetir. Uma pequena pausa entre os álbuns foi uma boa ideia em muitos dos nossos álbuns anteriores, portanto não nos vamos apressar em algo com o qual não estamos satisfeitos. Tem de haver uma fome por alguma coisa e tem que vir do coração. Portanto, quando surgiu a pandemia, basicamente todas as peças se encaixaram para um álbum a solo.

 

As canções que apresentas em Fire Fortellinger são todas recentes e preparadas especificamente para este álbum ou são fruto do teu trabalho ao longo dos tempos?

E principalmente material novo feito e gravado durante a pandemia. Costumo gravar alguns trechos e ideias no meu telefone, por isso tenho um arquivo enorme que vem lá de trás. Às vezes faço uma revisão para ver se há algo que possa ser desenvolvido ou encaixado noutra coisa.

 

Neste álbum optaste por assumir quase a totalidade dos instrumentos, exceto o baixo. Porquê?

Originalmente, toquei baixo sintetizado nas músicas, já que o plano era fazer tudo sozinho sem depender de ninguém (incluindo a arte). Mas quando Nikolai dos Elephant9/Needlepoint/Bigbang (e assim por diante) se interessou, tive de procurar essa oportunidade. Em algumas partes eu podia ouvir claramente o som do baixo Rickenbacker escolhido na minha cabeça, por exemplo na parte do meio em Et Sted Under Himmelhvelvet, bem como o incrível baixo fuzz aqui e ali que Nikolai realmente acertou. Eu toco bateria desde os 12 anos, o que talvez poucos saibam, e já fiz alguns vocais antes nos Wobbler, mas principalmente backing vocals, e apenas em inglês. Tenho essa bela coleção de teclados vintage com todos os clássicos dos anos 70, por isso pensei que poderia fazer um álbum progressivo old school guiado pelos teclados sem nenhuma guitarra. Isso colocou em movimento algumas ideias que não seriam possíveis em Wobbler.

 

Como referiste, Fire Fortellinger é um álbum fortemente baseado em vários tipos de teclados. Sem dúvida, é um verdadeiro álbum de Lars Fredrik. Sentes como um trabalho pessoal?

Sim, seguramente. Os temas e a música são resultado de vários lugares a que fui, portanto, o meu ambiente inspirou definitivamente este álbum. Por exemplo, a última música é de uma velha cabana nas montanhas, que é como uma cápsula do tempo - sem eletricidade, sem sinal de telefone/internet, água limpa no riacho que corre nas proximidades, vida selvagem e vasto deserto. A música Jærtegni (Omen) é inspirada nas minhas viagens na floresta perto de minha casa, onde passeei com o meu recém-nascido numa pequena carruagem; mas na minha imaginação tornou-se uma carruagem de cavalo que foi perseguida pela floresta séculos atrás, por isso deixei a minha imaginação correr livremente. Mas todo o álbum é como uma fuga da realidade e num lugar mágico de sonho séculos atrás.

 

Com toda esta instrumentação analógica, tiveste o mesmo cuidado no processo de gravação?

Se eu tivesse um gravador de fita analógico de 8 ou 16 pistas, é claro que o teria usado. A gravação real foi feita num computador, mas tratei-a com uma máquina analógica, sem edição, sem faixas de clique, midi e assim por diante – apenas ligar/desligar a gravação. Também, é claro, usei os meus microfones antigos Neumann dos anos 50, os meus pré-amplificadores analógicos, compressores analógicos e equalizadores, eco espacial e reverb de mola, o que obviamente contribui muito para o som. Também há alguns anos, adquiri um emulador de fita Neve 542, que fornece um bom calor analógico e saturação à mistura.

 

Este álbum foi feito com a intenção de capturar o momento, preservando o impulso. De que forma trabalhaste no processo de gravação? Houve muita improvisação em estúdio?

Sim, às vezes tinha uma vaga ideia ou alguns riffs/partes, mas não totalmente claro na minha cabeça. Muitas vezes há algo mágico que acontece quando estou apenas a brincar e a tentar algo pela primeira vez. Às vezes falha, mas às vezes acontece algo que não consigo recriar, com a sua natureza impulsiva e assim por diante. Portanto, era isso que eu estava a tentar capturar. Também apenas para divertimento no estúdio; correr da bateria para o teclado e deixar fluir. Às vezes fazia arranjos de harmonias e assim por diante, por isso talvez não penses que foi improvisado por causa disso. Outras vezes, podes ouvir claramente que estou a divagar com erros menores e coisas espontâneas a acontecer.

 

Já tiveste a oportunidade de apresentar este álbum ao vivo? Tens mais alguma coisa planeada neste aspeto?

Não tocámos ao vivo, mas recebemos alguns pedidos, e Nikolai (e mais pessoas) parecem interessados em se juntar a mim no palco, portanto basicamente depende de mim. Estou um pouco hesitante, já que não estou acostumado a ser um cantor ao vivo. Parece assustador, mas vou pensar um pouco mais sobre isso, e vamos ver!

 

E… a partir de agora? Esta é uma experiência única ou vai haver mais álbuns a solo de Lars Fredrik?

Eu tenho um contrato com a Karisma para mais um álbum, e definitivamente quero fazer outro. Tenho uma música inteira dos dias de pandemia que gravei juntamente com outras quatro músicas, mas não havia espaço para elas no LP, por isso tenho mais material. Além disso, a receção ao álbum foi maravilhosa, tudo foi uma experiência alegre.

 

E quanto aos Wobbler? Alguma notícia sobre um novo lançamento em breve?

Somos lentos, e esse é um dos motivos pelos quais fiz este álbum solo. Os elementos da banda moram longe uns dos outros, e com obrigações familiares nem sempre é fácil nos encontrarmos com tanta frequência. Mas quando nos encontramos, fazemos novas músicas, além de, é claro, fazermos novas músicas dos Wobbler por conta própria, que enviamos uns aos outros via internet; mas, para mim, a magia do Wobbler é reunirmo-nos numa sala e tocar juntos como uma banda. Deixar as ideias correrem livremente e divertirmo-nos. É o oposto de fazer um álbum solo, e eu gosto dos dois!

 

Muito obrigado, Lars, mais uma vez. Queres acrescentar mais alguma coisa?

Obrigado pela entrevista e, se quiserem, sigam a minha página no Facebook, em Facebook.com/larsfredrikfroislie ou canal do YouTube, em youtube.com/@fredfroi para atualizações e informações atualizadas.


Comentários