Entrevista: Prong

 


Nome marcante da cena hardcore/crossover/thrash, os Prong estão vivos e recomendam-se. Mesmo que tenham passado seis anos desde o seu último lançamento, Zero Days. Com o regresso de Tommy Victor à sua área de crescimento, em Queens, Nova Iorque, ocorre um conjunto de outros regressos com o novo disco State Of Emergency: o som clássico da banda e o produtor Steve Evetts. Vejamos o que o guitarrista, vocalista e compositor americano a dizer sobre tudo isto.

 

Olá, Tommy. Obrigado por esta oportunidade. Como estás?

Estou bem. Muito ocupado por estes dias.

 

Seis anos depois do Zero Days, os Prong regressam com State Of Emergency. Que emergência é essa, para ti?

Não é muito para mim pessoalmente. A comunicação social está a alarmar as pessoas. Eles estabelecem o padrão para emergências a todas as coisas que podemos pensar hoje em dia. Lê o feed de “Notícias” da Apple.

 

Quando começaram começa a trabalhar neste álbum?

Em junho de 2022.

 

O que aconteceu contigo ou com a banda para tanto tempo entre álbuns?

Obviamente a pandemia foi um dos aspetos. Especialmente porque morava em Los Angeles, onde o confinamento foi exagerado. As pessoas perderam a cabeça de medo. Lá fora, existe uma enorme confiança no governo. Foi quando a minha esposa engravidou e tivemos o nosso filho. Tudo durante a Covid. Ela voltou a trabalhar e eu cuidei dele e da casa. Na verdade, não estava planeado voltar para a música; estava a aproveitar a vida familiar. Ninguém sabia o que iria acontecer com a música. Mas as coisas abriram-se um pouco e ofereceram-nos uma tour com os Black Label Society que foi ótimo. Depois saímos com os Overkill. Não tinha um contrato com uma editora, mas isso também acabou por acontecer. Depois, a minha família e eu fizemos uma grande mudança e voltámos para Nova Iorque, o que consumiu muito tempo. E a minha esposa voltou a engravidar. Eu tive que me adaptar e descobrir como escrever o disco. Eu queria escrever tudo quando voltasse. Decidimos começar em junho de 2022 e finalizar o registo em novembro. Espero que tudo isso ajude.

 

Os Prong foram uma das bandas proeminentes do movimento crossover/thrash dos anos 80/90 e ao longo da carreira tiveram a oportunidade de fazer a vossa evolução. Como olhas agora para esse passado, quase 40 anos depois dos primeiros passos?

Não acho que tenha sido tão bom quanto poderia ter sido. Mas não sabíamos fazer melhor. Ninguém nos ajudou muito com os espetáculos ao vivo. E aprendíamos à medida que avançávamos. Foi sempre uma luta; nunca foi fácil. Os espetáculos têm sido melhores nos últimos anos, acho eu. Eu gostaria que tivéssemos sido maiores e tivéssemos mais dinheiro para investir em espetáculo. No que diz respeito aos discos, tivemos alguns discos muito bons que “revolucionaram o jogo”. Cleansing foi um sucesso. Alguns discos não tiveram tanto sucesso. Alguns foram efetivamente mal produzidos. Acho que houve uma boa sequência de registos. Acho que este novo é bem forte. Tento aprender com os meus erros. Nada é perfeito. Estou feliz com a forma como este saiu. Não tenho certeza de quão bem recebido será. Não tenho certeza de quão notado será. Há tanta coisa por aí. Pode perder-se na confusão. Ainda assim, vale a pena. Eu contribuo para o legado. De certa forma, acho que deveríamos ser maiores, mas outras vezes acho que tenho sorte. Acho que considerando de onde venho tenho sorte. Olhando para trás, há muita coisa que eu teria mudado ou feito diferente, com certeza.

 

E este novo álbum, podemos dizer que é mais orientado para uma sonoridade moderna ou um pouco mais clássico?

Não, é mais um disco clássico dos Prong. Não sei como faria um disco moderno, considerando como as bandas soam hoje em dia. Definitivamente há um grande foco na técnica, pelo menos no mundo do metal. Mas o disco parece matador. É pesado. Pode resistir ao metal do computador que existe agora.

 

Afirmaste que este é um álbum totalmente Prong que ignora o que está a acontecer atualmente ao vosso redor. Por que você escolhe esta opção?

Mais uma vez, é o legado da banda. Tem esse som de guarda-chuva que é Prong. Não achei que fosse uma boa ideia sair muito disso nesta altura. Gosto de novas bandas pesadas como Kubla Khan, mas acho que não consigo escrever riffs e músicas assim. E eu não uso muito uma guitarra de 7 cordas. Seria estranho competir com bandas de hardcore totalmente modernas. Não temos esse público jovem. Eu gostaria que tivéssemos feito isso. Porque acho que somos pesados e diferentes e a malta gostaria de nós.

 

E este é um esforço da banda ou mais um trabalho solitário de tua autoria?

Todas as músicas, incluindo as letras, foram escritas exclusivamente por mim.

 

Neste álbum trabalharam com o produtor Steve Evetts. Corrige-me se estiver errado, mas a última vez que trabalharam com ele foi em Ruining Lives, de 2014, certo? Quais foram os vossos objetivos ou o que procuravam para as vossas composições ao voltar a trabalhar com ele?

Sim, essa foi a última vez, em Ruining Lives. Eu confio nele! Se algo não estiver certo, ele diz-me e nós mudaremos. Se ele tiver uma ideia para melhorar o vocal eu farei. Se houver um som diferente que ele incise na parte da guitarra, eu irei em frente. Ele também é um ótimo baixista e toca no disco como eu queria. E eu sabia que ele misturou o disco muito bem. Ele é um grande talento. Grande produtor. O estranho também é que ele e a sua esposa também voltaram para a região de Nova York na mesma altura que a minha família. Gravamos no novo estúdio dele em Jersey, o que foi fantástico.

 

Breaking Point, Non-Existence e The Descent foram os singles lançados anteriormente. Por que foram escolhidas estas músicas?

Tivemos uma grande reunião e apostamos entre a editora, o pessoal da promoção, Evetts e eu. Estes foram os escolhidos.

 

O álbum termina com uma cover dos Rush (Working Man). De que forma essa banda ou essa música vos influenciou?

É um riff clássico. É também uma ótima letra que acredito pode coabitar com a letra de The Descent. Portanto, temos no disco esses finais de livros com canções doomy que apresentam uma narrativa de desesperança. Quando era jovem fui um grande fã até ao disco Farewell To Kings. Vi-os várias vezes. Voltei para bem perto de onde cresci, em Queens, portanto isso lembra-me de todos os primeiros discos que me entusiasmaram pela música. Esse primeiro disco dos Rush tem um lugar aí.

 

Em agosto fizeram uma tournée pela Europa. Correu tudo bem?

Sim, foi ótimo. A única coisa que estragou foi a minha voz no Dynamo que falhou. Fora isso, foi uma ótima tour.

 

E em novembro começarão outra com os Life Of Agony. Portugal estará incluído nesta?

Portugal, não. Sinto muito.

 

Obrigado, Tommy. Foi uma honra. Queres enviar alguma mensagem para os vossos fãs portugueses?

Por favor, façam a pré-encomenda do disco através da SPV! Ótima capa de vinil e vinil com respingos de sangue!


Comentários