Entrevista: Arnaud Quevedo & Friends




Arnaud Quevedo e os seus amigos voltam a surpreender com a sua incrível e única mistura de prog rock e jazz fusão de elevada capacidade técnica, de envolvimento e de desenvolvimento, num novo álbum intitulado 2nd Life que é um conjunto de temas novos e rearranjos de outros mais antigos. Fomos conversar com o guitarrista francês, também bom conhecedor dos vinhos portugueses, sobre este lançamento e as suas motivações.

 

Olá, Arnaud, tudo bem? Obrigado pela disponibilidade. Em primeiro lugar, podes falar um pouco do teu projeto aos rockers portugueses?

Olá! Estou bem, obrigado! Portanto, chama-se Arnaud Quevedo & Friends porque eu fiz e estive em bandas diferentes, e dessa vez queria fazer coisas em meu nome para poder fazer o que quisesse sem depender de uma equipa especial, sem drama entre pessoas etc. Portanto, eu sou o compositor/escritor principal, mas os músicos têm algumas partes livres, como refrões, e quanto ao baixo e bateria, eu dou-lhes o material básico que quero e digo para eles deixarem as partes “vivas” e adicionar o que quiserem (preenchimentos, nuances).

 

Quando iniciaste esta viagem e com que objetivos?

Este projecto começou durante o confinamento em 2020. Tive tempo para pensar na minha vida artística. Queria concretizar/finalizar algumas coisas antigas que não tive tempo nem oportunidade de tocar, por isso fiz o primeiro álbum Electric Tales. Com ele tive a oportunidade de tocar ao vivo, pelo que juntei alguns amigos. Depois, tinha outro projeto “não finalizado”, e fizemos o segundo álbum Roan. Como as coisas iam bem, com esses amigos, e como consegui “virar a página” dos álbuns anteriores, quis fazer coisas novas. O meu objetivo principal é tocar a música que quero tocar ou ouvir. Portanto, é uma mistura de muitas influências que vão do disco ao metal, ao funk e à música de videojogos. O aspeto narrativo está sempre presente. Tenho imagens, sentimentos para todas as músicas que crio. É como se fosse a minha maneira de expressar os meus sentimentos.

 

Qual é a tua formação musical?

Tive um ano e meio de aulas de guitarra quando tinha 13-14 anos, muito motivado por coisas como Nirvana, Megadeth... depois fiz uma banda de ska punk com amigos. Interessei-me pela música, comprei livros teóricos para entender e aprendi com esses livros e CDs. Como descobri naquela altura todo o material progressivo dos anos 70 como Yes, King Crimson, Magma, Genesis, e também coisas de jazz rock como Mahavishnu Orchestra, Return To Forever, comprei CDs e tentei entender como eles funcionavam, o que faziam os instrumentos para obter esse resultado. Por isso analisei toneladas de músicas diferentes. Também jogo videojogos desde o primeiro Nintendo NES e sou muito sensível a algumas dessas músicas de videojogos. Adoro o trabalho de Nobuo Uematsu (o compositor de Final Fantasy 1-10). Quando tinha 24 anos, entrei numa formação para obter o Diploma de professor no Conservatório (escolas de música francesas) e comecei este trabalho aos 26 anos. Para entrar na música, toquei em vários lugares diferentes: projetos, rock, ska, reggae, folk… Comecei com guitarra, mas dos 20 aos 26 toquei principalmente baixo, usando a guitarra para gravação demo de algumas músicas. Depois comprei outros instrumentos e agora toco muitas coisas (risos) (mas não com o mesmo nível). Comecei com o violoncelo há 3 semanas, tendo aulas com um colega do Conservatório.

 

E dois anos depois de Roan regressas com 2nd Life. Que segunda vida procuras com este novo álbum?

Bem, eu tive esta ideia por 2 motivos: quando acabei de concretizar o material antigo que me restava, quis fazer coisas novas, e entrei nesse conceito de 2nd Life, talvez também ligado ao facto de que agora estou nos meus 40 e poucos anos e, bem, o meu ponto de vista evoluiu em relação a muitas coisas. Portanto, é mais como uma metáfora em 4 partes. Awakening é entre 0 e 18 anos, Journey é entre 18 e 30 anos, Inner Demons é quando estás na casa dos 30 e luta contra si próprio e contra as coisas que deseja mudar, e Hindsights é como “ok, e agora”.

 

2nd Life é, portanto, teu mais recente álbum. Como foi a sua preparação e quais foram os teus principais objetivos para este momento?

Para Electric Tales e Roan, fiz a gravação em casa e depois levei os arquivos para o meu grande amigo Arnaud Houpert, que é um ótimo engenheiro de som. Desta vez eu queria ter uma produção de verdade por isso fiz demos e partes, depois mandei para a equipa, trabalhamos um pouco juntos e encontrei um lugar onde poderíamos passar 6 dias juntos a gravar. Como os takes foram feitos por Arnaud Houpert, ele sabia como os fazer e depois misturar, por isso a qualidade do som é realmente superior aos anteriores. Também filmamos muitas coisas, por isso conseguimos 1,5Tb de arquivos de vídeo. Já fiz 2 vídeos deles e vou continuar, mas também quero fazer um documentário. Talvez em janeiro...

 

Mas também tens alguns arranjos novos para músicas antigas. Qual foi a tua intenção com esta opção?

Acontece que eu também tinha 4 faixas antigas onde achava que não tinha tocado o suficiente e/ou mereciam uma segunda vida, por isso reorganizei-as da forma que penso hoje em dia e fez sentido para mim. Algumas pessoas que escreveram críticas não entenderam por que razão essas faixas estavam misturadas com as novas, mas na minha opinião eles estão exatamente onde devem estar, pois fazem parte da minha história. Mas posso acrescentar que Any 2.0 é sobre histórias de amor diferentes, Yuki (significa neve em japonês) é sobre esses momentos em que te sentes tranquilo, como quando faz uma pausa para um piquenique entre as sessões de snowboard, no meio da floresta nas montanhas, e todos os sons são absorvidos pela neve. No Soy Breton, é obviamente a música. Muitas pessoas na França pensam que eu sou da Bretanha (a grande parte oeste da França que mais se estende pelo Atlântico) porque Quevedo soa um pouco “bretão”, mas a verdade é que sou da migração espanhola durante a década de 1930. La Rochelle era um porto “acolhedor” para os espanhóis que fugiam da guerra civil. Portanto, o pai do meu pai era de Bilbao e chegou a uma família francesa aos 6 anos. Infelizmente não sou bom em espanhol... deveria ter aulas!! Também conheço um vinho tinto de Portugal chamado Quevedo. Acho que é um nome que existe tanto em Portugal como em Espanha. (?)

 

As novas versões são muito diferentes? Em que aspetos trabalhaste preferencialmente para estas novas versões?

Hmm, Yuki é exatamente o mesmo, mas com algumas partes adicionadas para saxofone, flauta e contrabaixo. Os outros são um pouco diferentes! Eu queria “melhorar” Any, e para a faixa chamada Ekinox, estava muito feliz com a música, mas não com a letra, por isso, para esta versão disse ao meu cantor para fazer algo novo, algo fresco, sobre esses momentos em que você só quer dizer merda para o mundo e ir embora (risos). Podes ouvir as originais no Bandcamp; fiz um EP em 2012 com essas faixas. No Soy Breton nunca foi gravado.

 

Usas improvisações com frequência? Como te sentes a trabalhar dessa forma?

Sim! Existem 3 tipos diferentes de improvisação na minha música. Todos os refrões, solos, surgem assim, porque adoro improvisar ao vivo. E também assim teremos a certeza de tocar coisas diferentes a cada vez. Apenas o solo de guitarra no Ekinox está escrito e será o mesmo. Há também um pouco de improvisação nas partes de baixo/bateria/guitarra/teclado, na forma como as coisas não são seladas. Cada um é livre para mudar, tocar diferente se quiser, desde que caiba na estrutura e harmonia da faixa. Não gosto de música “selada”. Não quero que as pessoas ouçam/vejam exatamente as mesmas coisas ao vivo e nos álbuns. E também, algo que adoro fazer, é convidar alguém do público no meio do set ao vivo, para ser uma espécie de maestro e levar-nos a alguma improvisação de “pintura sonora”. É sempre divertido e as pessoas aproveitam esse momento!

 

O que mudou no teu projeto ao longo do tempo? Podes falar-nos a respeito da vossa evolução?

Hmm, não é fácil! Posse dizer que estas 4 partes de 2nd Life, foram compostas apenas com o meu cérebro/imaginação e não com um instrumento nas mãos, para não ser tentado a tocar reflexos. Por isso, acabei por me perguntar como poderia tocar algumas coisas e isso fez-me tocar a minha guitarra de forma diferente. Também tenho usado composições durante os últimos 20 anos para me “obrigar” a “trabalhar, praticar” algumas coisas na música. Tentei ir para diferentes harmonias, acordes etc...

 

Sendo um projeto formado por ti e alguns amigos será possível levar este álbum para os palcos? O que tens planeado?

SIM! Bem, fomos convidados para Würzburg, Alemanha, no sábado (7 de outubro), para tocar durante 90 minutos, portanto tocámos o álbum completo, e também o Prologue de Roan e algumas improvisações. A única outra coisa planeada é onde eu moro, La Rochelle, a 29 de novembro, a abrir para Moon Hooch. Na verdade, estou à procura de pessoas para ajudar a encontrar espetáculos... mas não é fácil!

 

Muito obrigado, Arnaud, mais uma vez. Queres acrescentar mais alguma coisa?

Sim, se gostam destas músicas, inscrevam-se no Facebook e no YouTube! Estou a adicionar vídeos gratuitos regularmente, e também se conhecem pessoas que querem que nos toquemos em algum lugar, é só entrar em contacto comigo!


Comentários