Entrevista: Bloodshed Walhalla


 

Drakhen continua o seu trajeto em solitário, com a sua one-man band Bloodshed Walhalla. E, depois de Second Chapter, o que seria a terceira parte da trilogia Ragnarok, intitula-se Glory To The Sacred Land. Seria, porque o caminho trilhado durante o processo de composição levou o italiano para outras paragens musicais. Ainda assim, mantendo as suas principais caraterísticas que não incluem, apesar de muitas vezes anunciado, nada ou muito pouco de black metal.

 

Olá, Draken, como estás? O que tens feito desde a última vez que nos falamos, em 2021?

Olá, obrigado novamente por me dares a oportunidade de conversar contigo. Com certeza estou bem, muito em forma dado que já não sou um jovem. Ainda me sinto como uma criança que quer surpreender o mundo, mas infelizmente já não sou e as minhas responsabilidades na família e no trabalho aumentam cada vez mais. Na verdade, já se passaram dois anos desde o lançamento do Second Chapter e desde a última vez que nos falamos. Entretanto, na minha vida e mais concretamente no meu trabalho, tornei-me Capataz dos Bombeiros, na família, tudo continua, e no que diz respeito aos Bloodshed Walhalla, como bem sabem, trabalhei muito. Foram dois anos intensos, inspirados e produtivos; compus mais seis músicas que fazem parte do novo álbum, Glory To The Sacred Land que foi lançado no dia 10 de agosto deste ano.

 

Tocaste muito ou fizeste alguma tournée para promover o álbum Second Chapter?

Certamente toquei muito, mas única e exclusivamente em estúdio. Como sabem, os Bloodshed Walhalla é uma banda de um homem só, e por esta razão não tocam ao vivo, exceto em eventos muito raros. Uma delas foi no dia 14 de maio deste ano onde enfeitamos o palco do Mister Folk Festival. Fabrizio, também conhecido como Mister Folk, propôs-me isso e não pude dizer não. Improvisamos uma banda de verdade com alguns amigos, ensaiamos quatro músicas durante três meses e fizemos um ótimo espetáculo onde recebemos muitos elogios. A única peculiaridade é que não tocamos nenhuma música do Second Chapter. Devo salientar que em 2018 e 2019 a banda já tocou em vários festivais ou locais, chegamos até a compartilhar o palco com bandas como Dark Funeral ou Benediction. No início de 2020 assinamos contrato com uma agência de booking que cuidaria da nossa cena ao vivo. Mas a covid estragou tudo e ficamos parados durante todo o tempo da pandemia. Quando a liberdade foi retomada já não houve mais vontade de continuar por parte de alguns integrantes e por isso interrompi o projeto ao vivo para me dedicar exclusivamente ao trabalho de estúdio. Por isso, repito, para algum evento raro em que sempre se pode adaptar.

 

O teu projeto Bloodshed Walhalla lançou, como referiste, um novo álbum, Glory To The Sacred Land. Esta é a continuação das histórias incluídas em Ragnarok/Second Chapter?

Essa era a minha primeira intenção, mas não aconteceu assim, mas ok, no final estamos aqui e estou muito feliz porque realmente gastei muita energia mental, física e económica neste último trabalho. Importei-me tanto, não via a altura de quem acompanha Bloodshed Walhalla ouvir essas 6 faixas que para mim estão bem organizadas, tocadas e gravadas. Elas refazem fielmente e melhoram significativamente tudo de bom que demonstramos nestes anos de carreira. Inicialmente queria completar o que tinha escrito com o álbum Ragnarok e com o seu sucessor, Second Chapter, depois concluir com Glory To The Sacred Land a trilogia Ragnarok que tanto me deu. Com suor ganhei fama e glória. Mas isso não aconteceu. Se a música traça esses sons, as letras têm uma origem viking, mas têm uma história em si, um conceito que perdura música após música. Tentei encontrar alguma ligação com os trabalhos anteriores mas à medida que a escrita avançava fui-me afastando cada vez mais do tema e no final, porém, fui ganhando gosto e com inexplicável satisfação posso dizer que Glory To The Sacred Land é um nicho verdadeiramente competitivo. Certamente ficarei muito entusiasmado com o trabalho realizado e os primeiros resultados positivos, aliás, que estou a aperceber-me pelas mensagens dos fãs que me escrevem depois de ouvir o single oficial lançado no início de maio.

 

Então, liricamente, sobre o que fala este álbum?

Glory To The Sacred Land é o nosso sexto álbum de estúdio e foi gravado entre junho e dezembro de 2022 no meu estúdio pessoal, Firesword Studio, em Matera. É um álbum conceptual dividido em seis músicas épicas num perfeito estilo Viking, onde são contados os feitos e acontecimentos gloriosos de um guerreiro Viking. Não nos é dado saber nem nome nem rosto. Conta sobre a sua partida para o campo de batalha, sobre a sua agonia e desespero após a guerra, até ao seu regresso a casa. Farei um breve resumo de cada faixa.

A primeira música é Fly My Raven, rápida e melancólica onde é contada a história do protagonista que abandona tudo o que lhe é caro. Identifica-se com a figura do Deus Odin pedindo aos seus corvos que zelem e protejam a sua mulher para que ele pode nunca mais ver. O nosso guerreiro deixa a sua terra e está pronto para a batalha.

Glory To The Sacred Land é a segunda música-título do álbum e o single oficial que foi lançado no início de maio deste ano. A música louva os Deuses através das orações do protagonista do conceito destinado a morrer em batalha e enquanto luta ferozmente vê a luz das terras sagradas de Valhalla.

A Star For My Victory é a terceira música, duração e epicidade que são as nossas caraterísticas fundamentais, onde é contada a história do guerreiro moribundo que, após a batalha feroz, perdido e a sangrar, se encontra às margens de um lago para orar aos Deuses para que o recebam glorioso em Valhalla.

Non Sei Tu é a quarta peça cantada inteiramente em italiano. O nosso guerreiro em plena crise mística sente a morte a chegar e vê Odin na névoa, mas sombras negras espreitam na árvore, estão à beira do lago e ameaçam a sua gloriosa vitória e redenção em direção a Valhalla.

Na quinta peça Il Lago, misturada entre italiano e inglês, o nosso guerreiro empurrado por uma força extraterrestre levanta-se e tenta desesperadamente escapar das sombras negras. Com toda a força e glória do seu nome ele luta contra as sombras escuras da margem do lago conseguindo levar a melhor para então se lembrar da sua vitória pessoal, nos seus sonhos todas as noites durante os próximos anos.

A última faixa do álbum é Rise And Fight, Glory And Victory. Depois de todas as vicissitudes, o nosso guerreiro vê-se frente a frente com Odin que, gentilmente e orgulhoso da sua coragem, lhe mostra o caminho de volta para casa.

 

Este álbum traz algumas novas abordagens. Aliás, o que fica mais visível é a inclusão de duas músicas na tua língua nativa, o belo italiano. Foi a primeira vez que tentaste algo assim? O que te motivou a fazer isso?

Quando componho uma música começo sempre pela música, depois coloco a linha vocal e depois escrevo a letra. Na composição Il Lago, a linha vocal foi concebida em inglês, o problema é que escrever em inglês não é para mim como escrever em italiano. Il Lago previu um ataque imediato de música e palavras, como uma canção infantil, cantada de forma rápida. As palavras estavam coladas e simplesmente não consegui cantá-las em inglês. Foi nesse momento que pensei... e se eu escrever em italiano? Assim fiz e devo confessar que estou muito feliz com o resultado, até porque sou daqueles que acham que o metal para nós, italianos, cantado em italiano às vezes é uma merda... as partes rápidas como linha vocal escrevi em italiano enquanto deixei as partes que costumo escrever em inglês e combinam bem com a música. Só tinha mais uma música para terminar e era It's Not You. Talvez porque com Il Lago tenha gostado do resultado final ou talvez por preguiça, quis insistir no italiano... malta, o resultado final é estratosférico. Há um refrão central que me dava arrepios sempre que o ouvia. Em todo o caso, creio que no final devo sublinhar que estas duas peças não são as únicas escritas em italiano no nosso repertório. Em 2017 gravamos um mini-álbum de 4 músicas mais intro intitulado Mather graças à Fog Foundation. O EP foi escrito inteiramente no dialeto Matera (canções populares da minha terra no estilo Viking) portanto em certo sentido em italiano e dedicado à minha cidade Matera que em breve se tornaria a Capital da Cultura.

 

Sendo uma banda de viking metal com temas líricos nórdicos, achas que o italiano combina com a atmosfera geral?

No final das contas é sobre canções, sobre música, e música é criatividade, descoberta, interpretação. Não vejo nada de errado nisso. Não sei, se alguém não concorda, não me importo. É também sobre mitologia nórdica ou grega, o que há de errado em cantá-la em italiano?

 

De qualquer forma, pessoalmente acho que resulta muito bem. E tu sentes-te confortável a escrever em italiano? É uma experiência para ter continuação?

Claro que me sinto à vontade a escrever em italiano, mas repito, o italiano é uma língua fascinante, mas muito particular. Foneticamente não é como o inglês. Para nós, italianos, a língua inglesa é mais apropriada para ouvir uma música Metal. Muitas frases de músicas, que soam divinas em inglês, traduzidas para o italiano e cantadas na mesma melodia parecem ridículas. Na prática, para mim, se tiver de escrever um texto em inglês, graças também a um supervisor que me dá uma mão, vou demorar 10 minutos, por exemplo. Em italiano, tenha a certeza de que vou demorar mais. O resultado final faz a diferença. Eu dei o exemplo prático anteriormente com a música Il Lago. Depois há outro fator importante que não deve ser subestimado, o que o ouvinte quer ouvir, inglês ou italiano? O mundo inteiro usa o inglês para a música, para um discurso de globalização quando o que tocas quer fugir das tuas fronteiras. Vou dar-te um exemplo: adoro os Moonsorrow pela sua música, mas ao mesmo tempo odeio-os porque cantam em finlandês e além de não entender nada, nem consigo memorizar a letra porque não consigo.

 

A respeito do processo de composição deste álbum, usaste a mesma metodologia ou mudaste alguma coisa em relação ao anterior?

Escrever uma música acontece 90% com essas dinâmicas... primeiro a música e depois a letra. Mas por música quero dizer tudo o que está na minha cabeça. Por exemplo, tenta imaginar-me com a guitarra na mão, num quarto semiescuro, toco um acorde ou talvez dois, paro e vem uma melodia na cabeça (quando estou inspirado), pode ser um verso, um refrão, uma introdução, o importante é que eu comece com alguma coisa. A partir daquela única nota que depois se torna uma melodia, realizo tudo gravando a ideia no meu gravador de confiança. Guitarra, baixo, bateria e voz já estão lá, mesmo que ouças apenas duas ou três guitarras no multitrack. Para mim já são todos os instrumentos inclusive a linha vocal. É maravilhoso porque ninguém entende nada disso, só eu que tenho tudo na mente. Resumindo, a ideia ficou guardada num gravador enquanto a música final está em minha mente, e vai girando e girando até completar o álbum inteiro com essa dinâmica. Feito isso, posso dar-me ao luxo de tocar todos os instrumentos. É um processo muito longo porque como podem imaginar eu faço tudo sozinho. Finalmente, quando a música ganha forma escrevo a letra e começo a fazer barulho com a voz, entre a ira dos condóminos (risos). Vou contar-te uma curiosidade: quando compus Legend Of A Viking, eu ainda não tinha um multitrack, apenas um simples gravador de jornalista. À tarde, quando estava livre do trabalho, peguei na minha guitarra e escondi-me na natureza da Gravine di Matera. É um lugar maravilhoso, propício à tranquilidade e à criatividade... Apenas senti natureza e paz. Dessa experiência saíram seis músicas que, para mim, são lindas e ainda guardo essas gravações com ciúmes.

 

Parece que as partes black metal estão menos presentes. Concordas comigo? Foi essa a tua intenção desde o início seguir esse caminho ou simplesmente aconteceu?

Black metal? Bloodshed Walhalla não toca Black Metal, não entendo porque alguns nos rotulam como uma banda de black metal. Não estamos a falar de coisas obscuras, nem a nossa música chega perto dessa velocidade. Pode acontecer que um riff de guitarra aumente a adrenalina da música, mas no geral tanto o tema quanto a audição na minha opinião não são black metal nem parcialmente. Certamente procuramos a nossa própria identidade, mas esse é um processo normal na evolução de uma banda. No início éramos os clones de Bathory, agora somos ou estamos a transformar-nos Bloodshed Walhalla. E o que é certo é que Bloodshed Walhalla nunca tocará black metal. Portanto, respondendo à tua pergunta, posso dizer que há menos partes black metal porque provavelmente nunca houve partes black metal. No máximo em alguma música há algum riff que o possa lembrar, mas repito que Bloodshed Walhalla nunca tratou de assuntos obscuros.

 

Glory To The Sacred Land, marca a tua estreia numa nova editora, a Earth And Sky Productions. Como e quando aconteceu?

Sim, mudamos para a Earth And Sky Productions no ano passado, após uma longa colaboração com a Hellbones Records de Roma. Eu e Daniele da Hellbones, somos muito amigos e conversamos muito, produzimos dois álbuns maravilhosos como Ragnarok e Second Chapter, mas ultimamente eles estão a direcionar o seu elenco para um género musical que não combina com o nosso. Mudamos para Earth and Sky simplesmente porque é uma editora que faz belos produtos, com boas bandas a tocar metal extremo. Estou em contacto constante com Marian Peron que foi muito gentil e muito profissional neste último trabalho. Tivemos alguns pequenos problemas com a produção, na altura do lançamento do álbum, embora a culpa não fosse nossa, mas no final estou muito satisfeito e tenho certeza que fiz a escolha certa.

 

Quais são os teus planos para a promoção de Glory To The Sacred Land?

A nossa divulgação é a web. Sendo uma one-man-band, como pode ser facilmente entendido, não podemos fazer espetáculos, portanto, inevitavelmente temos que contar com os canais que a internet nos oferece. Somos muito ativos nas redes sociais e nas plataformas de streaming, e com a Earth and Sky e Mister Folk, que são grandes nomes da indústria folk-viking metal, estamos a implementar um plano de promoção que tenho certeza será positivo. No passado tentei formar uma banda de verdade para esse projeto, em 2019 tocamos em grandes palcos. Depois a pandemia e os problemas pessoais arruinaram todos os planos e com resignação tive que deixar a cena ao vivo para me dedicar exclusivamente às atividades de estúdio.

 

Muito obrigado, Drakhen, mais uma vez. Queres enviar alguma mensagem aos teus fãs portugueses?

Em primeiro lugar, agradeço por me dares a oportunidade de fazer ouvir a minha voz também em Portugal, que considero um país maravilhoso. Nunca estive aí, mas acho que no futuro irei visitar a tua querida terra. Sei que tenho vários fãs em Portugal e peço-lhes que partilhem juntos a música dos Bloodshed Walhalla. Só graças à malta que me contacta todos os dias é que consigo, já não sendo tão jovem, ter muita vontade de trabalhar pela música. Garanto-vos que coloquei muito esforço e paixão nisso, e vocês podem perceber essa paixão nas notas de Glory To The Sacred Land. Abraço com carinho.


Comentários