Entrevista: Oblivion Protocol

 


Em 2017, os Threshold lançaram o sensacional Legends Of The Shires. E tudo indicava que esse álbum conceptual tivesse uma continuação. Richard West ainda começou a trabalhar nela, mas os restantes membros do coletivo britânico não concordaram. A ideia não foi totalmente posta de parte e o teclista avançou sozinho. Chamou amigos para os restantes instrumentos e assim nasceram os Oblivion Protocol. E o resultado é um The Fall Of The Shires ainda mais sensacional que a primeira parte da trama. Fomos conhecer toda a história na primeira pessoa – com o próprio Richard West.

 

Olá, Richard, obrigado pela disponibilidade. Em primeiro lugar, deixa-me dizer que é uma verdadeira honra poder conduzir esta entrevista contigo. Em segundo lugar, porquê a criação deste novo projeto Oblivion Protocol?

Obrigado, é um prazer conversar contigo. Formei os Oblivion Protocol como uma forma de gravar o álbum conceptual The Fall Of The Shires. Em 2017, com os Threshold, lançámos o álbum Legends Of The Shires e no ano seguinte comecei a escrever uma história sequencial. Originalmente, íamos gravar a sequência com os Threshold, mas durante o processo de composição a banda mudou de ideias. Por isso decidi concluir o projeto sozinho.

 

Portanto, a tua ideia era criar uma sequência para o Legends Of The Shires. Mas dentro dos Threshold foste o único com essa ideia. O que sentiste a respeito da decisão deles?

Eu entendi a decisão deles, quando estás numa banda é importante encontrar um caminho a seguir no qual todos fiquem felizes. Obviamente, inicialmente fiquei um pouco dececionado, pois dediquei muito tempo e pensei na história da sequência. Mas não me arrependo, Threshold fez Dividing Lines, que é uma ótima representação do que a banda é atualmente e deu-me a oportunidade de abrir um pouco mais as minhas asas progressivas e tentar algo novo com os Oblivion Protocol.

 

Portanto, decidiste seguir o teu caminho, criaste os Oblivion Protocol e lançaste The Fall Of The Shires. O que surgiu primeiro: as músicas ou a banda?

Tudo começou com duas músicas, The Fall (Part 1) e The Fall (Part 2), que contam o início e o fim da história nesta sequência. Escrevi-as originalmente para os Threshold, mas depois retirei-as porque só faziam sentido como parte da história. A maioria das outras músicas de Dividing Lines também foram escritas como parte da história, mas funcionaram como músicas independentes, portanto não houve problema com elas. Por exemplo, Hall Of Echoes explora a ideia do rei se fechar com os seus conselheiros e ignorar as opiniões de todos os outros, enquanto Defence Condition analisa como as suas decisões afetam a mentalidade do povo. Portanto, foram as músicas que apareceram primeiro, a ideia de formar uma banda veio muito depois. Inicialmente, apenas peguei as músicas The Fall (Part 1) e The Fall (Part 2) como ponto de partida e escrevi algumas músicas novas para completar a história. Gravei-as sozinho e não tinha intenção de as tocar para ninguém, era apenas um projeto particular para minha satisfação. Pensei que talvez fosse só imprimir uma única cópia em vinil e colocá-la na minha coleção de discos sem ninguém saber! Mas um dia mencionei o projeto a um amigo de uma editora e eles acabaram por me oferece um contrato de gravação, portanto naquele momento soube que precisaria formar uma banda para as gravar corretamente.

 

Quanto aos teus companheiros de banda nos Oblivion Protocol, como foi a tua procura?

Foi maravilhosamente fácil. Acabei de imaginar a formação dos meus sonhos e felizmente todos disseram que sim! Achei que não faria sentido perguntar ao pessoal dos Threshold; é claro que eles teriam feito um trabalho maravilhoso, mas o objetivo era fazer algo novo. Eu conhecia o guitarrista Ruud Jolie (Within Temptation), o baixista Simon Andersson (Darkwater) e o baterista Darby Todd (Devin Townsend) há anos, eles são músicos incríveis e bons amigos, portanto foi uma escolha muito fácil.

 

Mas houve um membro dos Threshold que também colaborou neste álbum: Karl Groom. Foi fácil convencê-lo?

Karl apoiou-me muito e tocou os solos em The Fall (Part 1) e The Fall (Part 2). Eu escrevi essas músicas a pensar nele, portanto parecia certo ser ele a gravá-las, e ele fez um trabalho maravilhoso. Como resultado, também fornece uma boa continuidade de Legends Of The Shires.

 

Que temas e emoções tentas transmitir em The Fall Of The Shires?

A história de Legends Of The Shires tinha dois temas, um sobre uma nação a crescer e outro sobre um homem a tentar descobrir onde pertence. Perto do final da história, durante a música Lost In Translation, ele oferece vários futuros potenciais, “talvez um escritor, um rei, uma estrela, um lutador”. Assim, a sequência The Fall Of The Shires conta a história de ele se tornar rei. Infelizmente, ele começa por tomar algumas decisões erradas e a história segue o efeito dessas decisões tanto no rei quanto nos seus súditos.

 

Conceptualmente, o que acontece neste álbum, e de que forma se liga ao Legends Of The Shires, dos Threshold?

Durante a música de abertura, o rei é informado de que precisa fazer algo para controlar a população, por isso pede soluções aos seus conselheiros e de forma irresponsável decide segui-las todas. Originalmente, pensei que a ideia parecia muito sombria, mas à medida que a história se desenvolvia, senti-me mais compelido por ela, observando como isso afetaria os condados e explorando a possibilidade de redenção para o personagem principal. Pode ver-se uma sugestão de redenção no final da história, mas há mais para vir.

 

Musicalmente podemos notar influências diversas desde Pink Floyd até melodias de orientação pop e até riffs de metal moderno. Concordas quando digo que este é um álbum muito vanguardista e com muita exploração sonora?

Parece uma boa descrição. Eu penso no metal progressivo como um género bastante amplo. Com os Oblivion Protocol pude explorar o meu lado progressivo com os elementos conceptuais e o meu lado metal com aqueles riffs pesados, portanto acho que esta é a minha versão pessoal de metal progressivo e provavelmente diferente de como a próxima banda faz isso. Mas é isso que adoro na arte, a possibilidade de explorar criativamente sem ter que ficar numa caixa específica.

 

Foste o único compositor destas músicas? Qual foi a tua principal fonte de inspiração?

A minha principal inspiração foi querer ficar naqueles condados por mais um pouco e explorar o que aconteceu com o personagem principal da história. Eu fui o único compositor; para um álbum conceptual, às vezes é útil ser o único, porque podes concretizar a tua visão sem te preocupares com outras pessoas que desejam seguir uma história diferente. Em Legends Of The Shires, dos Threshold, tive sorte porque todos concordaram com a história. No entanto, olhando para o nosso álbum Clone, provavelmente foi mais difícil para o nosso antigo baixista Jon Jeary. Ele escreveu o enredo daquele álbum, mas eu escrevi metade das letras, portanto acho que não segui o seu conceito tão de perto quanto ele o teria feito se tivesse escrito tudo sozinho.

 

Os Oblivion Protocol já se apresentaram ao vivo? Ou tens planos para isso no futuro?

Ainda não. O mais próximo que estive disso foi filmar o vídeo do nosso single This Is Not A Test, que foi a minha primeira e única experiência de liderar uma banda. Espero que possamos fazer alguns espetáculos, passei os últimos trinta anos atrás dos teclados, por isso estou curioso para ver como é estar na frente. Além disso, seria maravilhoso dividir o palco com Darby, Simon e Ruud, isso seria algo especial.

 

E quanto ao futuro dos Oblivion Protocol? Este é um projeto de um único álbum ou tens intenção de continuar?

Neste momento estou ocupado a escrever outra sequência, que espero gravar no próximo ano. Eu escrevi o primeiro álbum para caber num único LP, mas nesta altura não tenho certeza se conseguirei fazer isso no próximo. Quando escreves uma música, ela normalmente diz quanto tempo quer durar, e algumas das novas músicas estão a dizer-me que querem ser mais longas do que qualquer coisa em The Fall Of The Shires, portanto o próximo álbum provavelmente será mais longo. Irá explorar o que acontece com o personagem principal quando já não for rei e estou a gostar muito de juntar tudo isso. Provavelmente terei mais uma sequência depois disso, mas isso é uma história para outra oportunidade!

 

Muito obrigado, Richard! Queres enviar alguma mensagem para os teus fãs portugueses?

Obrigado por conferir a entrevista, espero que um dia possamos apresentar-nos em Portugal!


Comentários