Entrevista: Skull & Crossbones


As coisas já não andavam muito bem dentro dos Stormwitch. Por isso, até 4 elementos abandonarem e avançarem com o seu próprio projeto, foi uma questão de tempo. Desta forma nascem os Skull & Crossbones, nome retirado, precisamente, de uma música do álbum Walpurgis Night da sua anterior banda. Uma ligação que também se mantém ao vivo com os Skull & Crossbones a tocarem alguns temas dos seus tempos de Stormwitch, situação que também terá tendência a terminar. Para já, o guitarrista Tobi Kipp, deixa a certeza que mais material desta nova banda surgirá em breve.

 

Olá, Tobi, tudo bem? Em primeiro lugar, obrigado pela disponibilidade. O que aconteceu para 4 ex-Stormwitch criarem uma nova banda?

Nós é que agradecemos. Após o rompimento com os Stormwitch a decisão foi tomada rapidamente. Definitivamente queríamos continuar juntos e queríamos voltar para onde pudéssemos lançar um álbum e fazer espetáculos juntos. Skull & Crossbones nasceu dessa decisão.

 

Todos vocês saíram depois do álbum Bound To The Witch?

Não é nenhum segredo que nos Stormwitch sempre houve divergências dentro da banda nos últimos anos. Também não me quero alongar mais nisso. Volker, Wanschi, Marc e eu demo-nos sempre bem.

 

O que é que os Skull & Crossbones têm que vocês não encontravam nos Stormwitch?

Ao contrário dos Stormwitch, decidimos tudo juntos. Não há problemas dentro da banda.

 

Por que a escolha deste nome, Skull & Crossbones? O que tiveram em mente?

Alguns provavelmente sabem que Skull & Crossbones é uma música do primeiro álbum dos Stormwitch, Walpurgis Night. O nome era certo para nós e além do nosso novo material, ao vivo também tocamos músicas dos primeiros quatro álbuns dos Stowrmwitch. Mas isso ficará em segundo plano no futuro próximo, pois queremos concentrar-nos no nosso próprio material.

 

Desde 2019, ano da fundação da banda, que trabalharam com o vocalista Stefan Fronk. Mas neste álbum ele foi substituído por Tobi Hübner. Onde o descobriram?

Conheci Stefan em 2019. Acho que ele não fez muito nos últimos anos. Teve a sua própria banda e ainda a tem. Nessa banda ele toca guitarra e canta. Nós terminamos amigavelmente porque queríamos fazer outra coisa. Agora cada um tem a oportunidade de fazer o que quer. Após a declaração oficial, Tobi H. contactou-nos por iniciativa própria. Tivemos algumas sessões juntos e enquanto ele escrevia as primeiras melodias de Midnight Fyre ficamos com a certeza de que Tobi deveria ser a nova voz dos Skull & Crossbones.

 

E deixa-me dizer-te que teve um desempenho excelente. Ele é o elemento certo para as vossas composições melódicas?

Claro que é. É um grande músico e vocalista. Trouxe tantas melodias perfeitas para o álbum e além disso é uma pessoa adorável. Todos nós nos divertimos com o que fazemos.

 

Falando em melodias, Sungazer é um álbum baseado em fortes linhas melódicas. Esse foi um dos seus principais objetivos para este álbum?

Um dos nossos principais objetivos são os refrões catchy e não queríamos ter músicas que estivessem lá apenas para preencher o álbum.

 

Já tiveram a oportunidade de apresentar este álbum ao vivo? E o que mais têm planeado?

É claro que faremos alguns espetáculos selecionados na altura do lançamento, incluindo a nossa festa de lançamento em Gerstetten, a cidade natal da banda. Também estamos ansiosos por um espetáculo em dezembro juntamente com bandas das quais somos amigos, como Vanish. Eu acho que temos que ser realistas - hoje em dia, fazer uma tournée completa dessa magnitude não é assim tão fácil. Portanto, queremos divertir-nos, fazer bons espetáculos, divertirmo-nos muito com os nossos fãs, isso é o suficiente.

 

E… a partir de agora? Esta é uma experiência apenas para um álbum ou haverá mais material dos Skull & Crossbones no futuro?

Definitivamente haverá mais material de Skull & Crossbones. Atualmente estamos a trabalhar em novas ideias para músicas, que desenvolveremos nas próximas semanas.

 

Muito obrigado, Tobi, mais uma vez. Queres acrescentar mais alguma coisa?

Obrigado aos nossos ouvintes em Portugal. Estamos felizes que ouçam a nossa música e apoiem-nos. You rock!



Comentários

DISCO DO ANO 2024 - Categoria Rock (Internacional): Wheels Within Wheels (MEER) (Karisma Records)

MÚSICA DA SEMANA #03/2025 VN2000: Long Black Waves (AVATARIUM) (AFM Records)