Entrevista: Nattsjäl


 

Os Nattsjäl são uma recente banda sueca criada por Jonas Almquist e Pierre Vilhelmsson, antigos membros criativos e fundadores dos Månegarm. Após alguns anos de ausência, o duo juntou-se a outro sueco de renome, Thomas Vikstrom, para este projeto que lança dois álbuns no mesmo ano, Of Chaos Supreme e I Marors Djup e já tem um novo single do próximo álbum a rodar nas plataformas de streaming. Mas, o motivo da conversa com o guitarrista Jonas Almquist foi mesmo o surpreendente I Marors Djup.

 

Olá, Jonas, obrigado pela disponibilidade. Podes apresentar este projeto Nattsjäl aos metalheads portugueses?

Bem, tudo começou quando o meu filho me convenceu a começar a fazer música novamente. Às vezes a vida toma rumos inesperados e eu nunca teria pensado que os meus antigos membros da banda nos Månegarm me iriam trair e assumir o controlo da banda pelas minhas costas. A mesma banda que comecei em 1995. Mas, de qualquer forma, isso é outra história. Fiquei com muita raiva e pensei que nunca mais faria música. Mas o destino tem o seu caminho, como sempre, e como mencionei, o meu filho convenceu-me a fazer música novamente. Ajudou-me a construir um estúdio na minha sala e primeiro o plano era apenas fazer um black metal estranho para tirar as minhas agressões (risos). Mas a partir daí cresceu e entrei em contacto com algumas pessoas e também com o meu cofundador dos Månegarm, Pierre. O projeto agora está a crescer e a prosperar, portanto que tudo acontece devido a alguma razão.

 

Sendo todos membros ou ex-membros de algumas bandas conhecidas, o que te motivou a montar este projeto?

A motivação por trás de Nattsjäl é, exceto tirar os meus demónios, apenas compartilhar o prazer de fazer música e divertir-me muito a fazê-lo. Não é uma banda nesse sentido e acho que todos temos o mesmo amor pela música e todos contribuem com o quanto querem. Tento eliminar o máximo possível de pressão e stress. Quero que todos se sintam criativos e relaxados (risos). Para mim a música sempre foi a salvadora em tempos sombrios e pesados e espero que a nossa música talvez possa ajudar alguém por aí, talvez a sentir-se um pouco melhor neste mundo fodido. Ou como Lemmy disse: "Eu tenho o rock n roll para me salvar do frio. E se isso é tudo que existe, não é tão mau assim".

 

Como surgiu a oportunidade de Thomas Vikström dos Therion e Stormwind se envolver com a banda?

Bem, na verdade eu precisava de alguém para cantar limpo, já que apenas utilizo guturais. Eu tinha ouvido muito os Therion e adoro a sua voz, portanto simplesmente perguntei-lhe se me queria ajudar. E os deuses sorriram para mim e ele disse que sim.

 

Não é muito comum, mas lançaram dois álbuns este ano. Considerando a estrutura de Of Chaos Supreme, podemos vê-lo como uma experimentação para I Marors Djup?

Sim, acho que podes colocar isso dessa forma. Como estamos a fazer tudo sozinhos, desde a gravação até à mistura e masterização e assim por diante, é tudo um processo de aprendizagem. Estou acostumado a deixar o estúdio e a editora a fazer todo o trabalho, portanto, para mim é como começar tudo de novo. Mas as nossas habilidades estão a crescer e espero que vocês possam ouvir o progresso de cada disco que está para vir.

 

I Marors Djup mostra uma mistura intrigante e poderosa de black, viking, folk, thrash e heavy metal. O que te inspirou a explorar essa diversidade musical?

Quando comecei os Månegarm, era jovem e queria fazer algo único e novo, acho eu. Embora me tenha inspirado em bandas como Bathory, é claro. Mas acho que me posso chamar de um dos pioneiros absolutos do viking metal. E acho que posso reivindicar a ideia de usar o violino da forma que o fiz e que depois foi copiado por todas as outras bandas. Mas com Nattsjäl tenho a sensação de que quero explorar todos os diferentes estilos musicais que gosto e que ouvi durante toda a minha vida.

 

Como trabalhaste o processo criativo?

Bem, eu sou uma pessoa muito criativa e quando o fluxo está aberto eu normalmente sento-me apenas com a guitarra e algumas coisas aparecem como alguns riffs. Se eu não tocar durante algum tempo, é como se coisas se acumulassem dentro de mim e precisassem sair. Quando tenho alguns riffs e não vou mais longe, geralmente gravo-os no meu telefone para os guardar em segurança. Depois descanso alguns dias e sento-me novamente e verifico o material mais uma vez e vejo se ainda se aguenta. É aí que geralmente começo a trabalhar mais seriamente e tento juntar tudo numa música inteira. Depois toco durante uma ou duas semanas até não avançar mais. Está na hora de gravar em estúdio. E enviar para todos os outros envolvidos. Mas seria preciso muito espaço para falar exatamente como, portanto acho que vamos deixar isso por enquanto.

 

Que temáticas e emoções tentaste transmitir com I Marors Djup?

Ah, acho que há muita coisa (risos). Mas uma parte de mim ainda quer libertar os meus demónios e outra parte quer explorar muitas ideias novas, às vezes conflitantes. Mas acho que tenho uma pessoa bastante complexa e há muitos sentimentos, pensamentos e ideias diferentes a acontecer ao mesmo tempo. Portanto, acho que apenas estou a compartilhar a minha paisagem interior com todos vocês. E a minha esperança é que os ouvintes gostem e talvez isso de alguma forma os possa ajudar nas suas vidas. Ou apenas para curtir uma boa música.

 

I Marors Djup traz duas faixas bônus com vocais convidados. Como surgiram essas colaborações e o que essas vozes adicionais trazem para o álbum?

Um dos vocalistas convidados é Viktor Hemgren, que foi o vocalista do primeiro álbum dos Månegarm, I Nordsjärnans Tidsålder. Entrei em contacto com ele e perguntei-lhe se queria tentar cantar novamente apenas por diversão, já que ele não canta há muito tempo. E felizmente disse que sim. O resultado é tão bom que irás ouvir falar dele no futuro novamente, tenha a certeza disso! O outro vocalista é Mårten Svanborg e é um dos meus amigos mais próximos. A mesma coisa, eu sei que ele cantou em algum projeto de death metal no passado, eu só queria que ele experimentasse os seus antigos talentos. E também é um ótimo cantor. Por isso, provavelmente ouviremos mais dele também no futuro. Não sei se as músicas trazem assim tanto para o álbum. Mas às vezes só queres experimentar algumas coisas e divertires-te. Todo este projeto é uma viagem que ainda agora começou e todos vocês terão a oportunidade de nos acompanhar no caminho do desenvolvimento futuro de Nattsjäl.

 

Os Nattsjäll já se apresentaram ao vivo? Ou tens planos para isso no futuro?

Infelizmente não e isso é algo que sinto muita falta. Sinto tanta falta que até dói (risos). Mas para que isso aconteça é um procedimento muito complexo e provavelmente caro. Todos nós moramos em cidades e até países diferentes, portanto provavelmente teremos que ficar uma semana ou mais num hotel antes do espetáculo, com a possibilidade de ensaiar e assim por diante. Mas isso poderia acontecer, é claro! Vamos apenas esperar pelo melhor.

 

E quanto ao futuro de Nattsjäl?

Boa pergunta! Não tenho a certeza. Mas temos um novo membro, também conhecido como Johan Axelsson, fundador da banda Deranged. Em breve juntamente com Pierre ele lançará a sua primeira música como próximo single. E eu acho que ele terá um grande impacto no futuro desenvolvimento musical de Nattsjäl. Mas, fora isso, continuamos onde as nossas ideias e inspiração nos levam. E na verdade não tenho certeza se sou eu mesmo.

 

Muito obrigado, Jonas! Queres enviar alguma mensagem aos vossos fãs?

Sim, confiram o nosso novo single The Gravelands em todas as plataformas de streaming. É a primeira música do próximo álbum conceptual Chaosweaver. Eles serão lançados como singles devido ao nosso produtor estar ausente e a estudar produção musical e o seu tempo ser limitado. E depois de lançados serão reunidos num longa-duração.


Comentários