Entrevista: Nick Fletcher

 


De Nick Fletcher, Steve Hackett disse ser o melhor guitarrista britânico de jazz rock da atualidade. Uma informação destas, vindo de quem veio é impactante. Mas o novo disco do britânico também se mostra impactante. Um prelúdio, uma abertura, uma saída, três interlúdios e cinco cenas musicais compõem o cardápio de Quadrivium. Um disco baseado nas quatro artes nobres de Platão e, seguramente, inspirado pela riqueza da cultura ateniense. Fomos falar com o britânico sobre este novo álbum, o terceiro em nome próprio.

 

Olá, Nick, como estás? Obrigado por esta entrevista! Continuas a manter o teu ritmo acelerado de criação musical, lançando um novo álbum, Quadrivium. O que diferencia este novo álbum das tuas criações mais recentes?

O principal diferencial foi a inclusão de Anika Nilles na formação da banda. Anika trabalhou extensivamente com Jeff Beck e é uma das maiores bateristas do mundo. A sua forma de tocar é o acompanhamento perfeito para a minha música! Poder, delicadeza, controle e grande musicalidade virtuosa foi o que Anika trouxe para o álbum.

 

Algumas das tuas criações foram em parceria com outros músicos. Quadrivium é apenas um álbum de Nick Fletcher. É um álbum mais pessoal em termos de composição?

Bem, este é o meu terceiro álbum a solo na arena da fusão progressiva. Eu componho sempre a música para todos os meus álbuns, este álbum não é exceção. Cycles Of Behaviour tinha algumas faixas que foram escritas por mim e John Hackett. Isso porque foi originalmente concebido como um projeto conjunto para seguir Beyond The Stars que gravámos em 2018. Esse projeto mudou durante o processo de gravação, e por isso eu concluí-o e lancei-o como um álbum a solo em 2021. Quadrivium é uma muito pessoal declaração de intenção musical daqui para a frente. Espero lançar mais músicas como estas no futuro.

 

O álbum é baseado em Quadrívio, nome das quatro artes de Platão. Pode ser considerado um álbum conceptual? Podemos dizer que este é o teu trabalho mais ambicioso até hoje?

Sim, tanto que toda a música deve ser ouvida como um todo, levando o ouvinte numa jornada usando títulos do Quadrívio para ajudar a iluminar a música para o ouvinte ao longo desse caminho. Sim, é definitivamente o trabalho mais ambicioso que empreendi até agora. Eu estava a tentar criar um álbum que não fosse apenas musicalmente coeso, mas também capturasse as grandes performances virtuosas dos músicos que eram vitais para as necessidades das composições.

 

Que tipo de pesquisa fizeste para criar esse álbum?

Tive a ideia depois de ler um pouco de Platão e os escritos de Alan Watts. Tenho muito interesse por filosofia e pela conexão com a espiritualidade. Gosto de trazer essas ideias e conceitos para a minha música, pois sinto que isso dá profundidade e direção que, esperançosamente, envolve o ouvinte de uma forma mais profunda na música.

 

Como foi o processo de composição deste álbum? De que forma cruzaste as partes instrumentais e de arranjos com as nobres artes clássicas e os ensinamentos de Platão?

Cada título faz referência a uma ou outra das quatro nobres artes. Pensei muito sobre que título seria mais adequado para transmitir o som de cada composição. No entanto, também incluí algumas faixas que inspiraram ideias dos escritos de Alan Watts. O objetivo era reunir a ideia do conceito filosófico e espiritual por trás da música.

 

Steve Hackett disse que eras o melhor guitarrista de jazz rock do Reino Unido da atualidade. Como recebeste essa declaração? Dá-te mais responsabilidade ou não?

Bem, Steve é um homem muito gentil e generoso. Ele tem sido um defensor da minha música há vários anos. Provavelmente é porque temos muito em comum. Nós dois também amamos o som da guitarra clássica. Foi nesse instrumento que Steve me ouviu tocar pela primeira vez. Essa afirmação é muito gentil de se dizer sobre mim. No entanto, não me sinto assim em relação ao que faço. Estou sempre à procura de melhorar e nunca ficar parado. Sou muito duro comigo mesmo em tudo que faço na música. Estou a começar a entender a guitarra em todas as suas complexidades e outros são muito mais adeptos do que eu, mas continuo a tentar melhorar e a aprender mais.

 

Já tiveste a oportunidade de tocar esse álbum ao vivo? O que tens programado em termos de uma tournée?

Infelizmente, como acontece com todos os meus álbuns, não consigo tocar a música ao vivo. É muito caro e não tenho interesse suficiente do público na minha música para viabilizar tal empreendimento. É uma grande magoa, mas as duras realidades da vida têm de ser aceites.

 

Obrigado, Nick. Foi uma honra. Queres enviar alguma mensagem aos nossos leitores?

Obrigado, Pedro por te interessares pela minha música. Gostaria de agradecer a todos que compraram uma cópia de algum dos meus álbuns. Foi uma alegria criar Quadrivium e espero que outros também o considerem divertido. Todos os meus álbuns podem ser adquiridos diretamente no meu site www.nickfletcherguitarmusic.com


Comentários