Entrevista: Timea Göghova

 


Divide o seu tempo pelos melodic metallers Still Awake e pelos jazzfunkers Passion Control. Mas, Wild Storm não assentava em nenhum destes projetos. Por isso, Timea Göghova, cidadã do mundo, resolveu juntar alguns músicos conhecidos, chamar alguns convidados ainda mais conhecidos e assinar o lançamento em nome próprio. O resultado é deslumbrante e, por isso, quisemos ir conhecer melhor esta força da natureza e vocalista extraordinária.

 

Olá, Timea, como estás? Obrigado pela disponibilidade. Em primeiro lugar, podes apresentar-te aos nossos leitores?

O meu nome é Timea Göghova, sou húngara, nascida na Eslováquia, que viveu 2 anos e meio na Inglaterra antes de se mudar para a Alemanha. Moro perto de Munique, tenho duas bandas, Still Awake (melodic metal) e Passion Control (jazzfunk). Como artista a solo, escrevo baladas e músicas de R&B. Ah, e tenho um emprego principal e 2 empregos a tempo parcial.

 

Musicalmente tens alguns projetos em estilos diferentes. O que nos podes dizer sobre eles?

Bem, Still Awake foi o meu primeiro projeto dentre os projetos mencionados aqui. Esta é uma banda aspirante, que venceu as Finais do Sul da Alemanha do Emergenza Band Contest 2017 e gravou com Jakob Herrmann nos Top Floor Studios na Suécia em 2020. Neste momento estamos a escrever o nosso segundo álbum e a organizar uma pequena tournée para 2024. A ideia dos Passion Control era ser experimental e fazer o que quiséssemos. A música desta banda combina funk, jazz, rock, ópera, bossa nova, e até música oriental. Em 2020, uma espécie de botão criativo foi pressionado dentro de mim e adicionalmente comecei a escrever músicas que estilisticamente eram uma mistura de tudo, rock, jazz, baladas e também R&B. Não gosto de desperdiçar ideias, divirto-me a compor músicas e a fazer novos vídeos. A primeira vez que experimentei rap no palco com Still Awake, temos uma música com um rapper, Story Of Two, mas ele não teve tempo de se apresentar connosco, portanto subi a palco em dois papéis, já que se trata de um dueto. Gostei e agora escrevo trechos de rap para 80% das minhas músicas de R&B.

 

Onde te sentes mais confortável? Ou o que mais gostas de fazer, se é que é possível dizer?

Ah, não és o primeiro a fazer essa pergunta. É difícil dizer. Eu sinto-me muito confortável a tocar metal em palco, porque é com isso que estou acostumada. Mas, quando se trata do que mais gosto de fazer, tenho dificuldade em decidir. No heavy metal adoro o poder e a energia, os riffs progressivos, adoro gritar, bater com a cabeça no palco e curtir solos de guitarra. No jazzfunk tenho a liberdade de estragar a estrutura do palco se quiser improvisar um pouco mais. As baladas são muito emocionantes, expresso emoções e elas tocam a minha alma. O álbum acaba de ser lançado. Ainda não estou habituada a apresentar este repertório em palco. E bem, tentei fazer rap pela primeira vez com Still Awake. Temos uma música com o rapper Story Of Two, o rapper nunca teve tempo de ir para no palco connosco, assumi o papel duplo e adorei. Portanto, agora a maioria das minhas músicas de R&B tem uma passagem de rap. Mas fazer rap ao vivo também é algo que não estou habituada e preciso de muita prática.

 

De qualquer forma, Wild Storm é uma abordagem nova e minimalista. Quando tiveste esta ideia?

Para ser sincera, algumas músicas têm cerca de 20 anos e apenas esperavam o momento certo, ou talvez também as pessoas certas. Algumas ideias musicais chegaram aos Still Awake, mas algumas delas não cabiam numa banda de metal. Como mencionei, não gosto de ideias desnecessárias. O impulso para produzir uma das canções mais antigas, Wild Storm, surgiu quando conheci Carolina Melissa Gonzalez em Munique, uma jovem argentina muito talentosa, que toca piano muito bem. Nessa fase eu só queria fazer com ela arranjos de Wild Storm e There’s A Boy. Mas, de alguma forma, assim que começámos, surgiram novas ideias e o projecto acabou por crescer.

 

Neste álbum trabalhaste com alguns membros permanentes e alguns convidados. Começando pelos permanentes, pode apresentá-los?

Bom, já falei da Carolina Melissa Gonzalez, que fez os arranjos de piano e também gravou na Argentina. Mais 3 músicas foram escritas com 3 músicos diferentes: com Thomas Archinal, No More Tears; com Delyan Dimitrov, Sinking Sun; e com Mikail Kuhnert, Stranded. Thomas também toca guitarra nos Passion Control, Delyan tocava na minha antiga banda de metal e Mikail, que na verdade é baixista, toca baixo nos Still Awake. Gostaria também de mencionar Albert Mathe Eduard, que participou no processo criativo de I Think. Albert é o guitarrista dos Still Awake e um amigo que está sempre presente quando preciso de ajuda.

 

A respeito dos convidados, tens aqui alguns grandes nomes. Quem são eles?

Comecemos pela senhora. Dara Zusko é violinista profissional e fez um ótimo trabalho de improvisação em Sinking Sun. Ela toca na Münchner Kammerphilharmonie Dacapo E.V., mas recentemente também na formação feminina Munich All Star. Alex Beyrodt e Dominik Krämer participaram em Stand Up. Alex gravou um solo incrível para a faixa e Dominik enriqueceu a música com as suas habilidades no baixo. Alex Beyrodt é o guitarrista dos Primal Fear, uma conhecida banda alemã de power metal e também está em tournée com o espetáculo Rock Meets Classic. Dominik Krämer é um baixista brilhante, que toca nos Die Fantastischen Vier e no famoso espetáculo The Voice of Germany. Alex Scholpp é o guitarrista de Tarja Turunen e ele toca a sua guitarra na faixa mais longa com 5:20 minutos do álbum de baladas Shadows. A sua guitarra uivante aumenta a dor que eu queria expressar. Com certeza vou produzir um vídeo para essa música. Mas agora, os ouvintes devem aproveitar primeiro o mais novo videoclipe online para A Long Road, que foi lançado no dia 21 de outubro.

 

Quando sentiste necessidade de adicionar alguns extras desses músicos extraordinários?

Tive a sensação em todas as músicas que faltava alguma coisa. Ouvi o baixo, as guitarras e ouvi o violino na minha cabeça nas faixas. E perguntei-me quem poderia fazer o trabalho. Cheguei à conclusão, que quero trabalhar com profissionais, queria qualidade e queria rapidez. Alex Scholpp e Alex Beyrodt foram sugeridos por um amigo. Já conhecia a Dara há vários anos e conheci Dominik no programa Voice Of Germany durante a minha participação em 2021. Fui concorrente.

 

O álbum é composto por diversas músicas que foste lançando ao longo do tempo como singles. Por que escolheste esta opção? Foi para tentar sentir o pulso e ver as reações?

Sim, inicialmente não pensei em nenhum álbum. Por isso acabei por enviar a primeira música do vídeo Wild Storm, que foi produzido por Bartek Latosinski Dop, um cinegrafista muito experiente. A decisão de fazer um álbum veio mais tarde. E também conheci Carlo Bellotti (Epictronic, WormHoleDeath). Na verdade, ele contactou-me e perguntei-lhe se estava interessado num álbum de baladas. Mas, naquele momento, não havia músicas suficientes para um álbum. No final de 2022 o álbum estava pronto, para que eu o pudesse lançar em 2023 pela Epictronic. Mas é claro que eu também queria ver primeiro as reações das pessoas ao single Wild Storm e comecei a construir continuamente uma base de fãs. Eu não queria começar do zero. Por isso compartilho músicas novas nos meus canais das redes sociais todos os meses, no YouTube, Instagram, Facebook e TikTok, não só originais, mas também covers. Quero ser visível para as pessoas.

 

Como foi o processo de gravação do álbum? Gravaram ao vivo em estúdio?

Todos os músicos, exceto Dara, gravaram nos seus próprios estúdios caseiros. Dara gravou comigo num estúdio em Munique. Todos os vocais foram gravados por Martin Schmidt em Fellbach (Audiospezialist Studio). Além disso, todas as músicas e vocais foram misturados e masterizados por Martin Schmidt.

 

Recentemente lançaste uma nova música no teu Facebook, Freedom. Existe nesta música algum tipo de mensagem política?

Não, a música não tem nenhuma mensagem política. É apenas uma celebração da minha própria liberdade. Não tenho a melhor experiência com relacionamentos. Algumas pessoas tentaram mudar-me, controlar-me, quebrar-me, etc… mas isso não é possível, porque eu sou quem sou. Portanto, só existem dois caminhos possíveis: alguém me aceita e ama da maneira que sou ou prefiro ficar sozinha. Sem compromissos.

 

O que tens planeado para uma tour de divulgação deste álbum?

Estou a planear fazer uma tournée pelo Leste Europeu no próximo ano, mas de momento não tenho datas definidas. Outra tournée pode acontecer. Também estou à procura de uma agência de reservas. O álbum está a ser promovido adicionalmente nas redes sociais, blogs e revistas, como a tua. Estou regularmente a produzir novos conteúdos para o álbum. E a WormHoleDeath é um grande apoio na promoção!

 

Muito obrigado, Timea, mais uma vez. Queres acrescentar mais alguma coisa?

Eu adoraria agradecer pela entrevista. Eu adoraria alcançar as pessoas com este álbum emocionante, Wild Storm. Artistas do uprising e novos projetos musicais precisam de pessoas como tu.


Comentários