Entrevista: Glorious Wolf


 

Ruud Dielen é o mentor do projeto Glorious Wolf. A sua carreira esteve, durante muito tempo, ligada às bandas de versões, mas, paralelamente, tem trabalhado no seu estúdio e no seu projeto. Aquarius, de 2027, foi o primeiro álbum; Mysterious Traveller, do ano passado, foi o segundo. E foi tendo este lançamento como pano de fundo que chegámos à conversa com o criativo multi-instrumentista neerlandês.

 

Olá, Ruud, obrigado pela disponibilidade! Em primeiro lugar, podes apresentar este projeto Glorious Wolf aos rockers portugueses?

Olá, amantes, portugueses do rock progressivo e da música, estamos honrados por termos sido convidados pela Via Nocturna para uma entrevista para falar sobre o novo álbum de Glorious Wolf, Mysterious Traveller.

 

Começaste por tocar em bandas de versões. Quando decidiste que era o momento certo para sair e começar a criar as tuas próprias composições?

Comecei a escrever as minhas próprias músicas na adolescência, sob o nome Dealen. Uma review pode ser lida no site do DPRP: https://www.dprp.net/reviews/2002/012#dealen. Depois toquei em várias bandas de versões e apresentei-me bastante, mas escrever o meu próprio trabalho continuou a exigir minha atenção. Em 2015 comecei a trabalhar seriamente no meu estúdio caseiro e nasceu Glorious Wolf e o primeiro álbum digital Aquarius surgiu em 2017.

 

Para Mysterious Traveller quais foram os teus principais objetivos? E o que mais te inspirou?

Ao escrever e gravar a música para Mysterious Traveller, quis principalmente dar um grande passo em termos de qualidade de gravação. Por isso procurei ajuda profissional e coloquei em ordem a acústica do meu estúdio, investi em novos microfones e monitores de estúdio, fiz medições de áudio para monitoramento e orientação profissional durante o processo de gravação. De repente, as possibilidades tornaram-se tão infinitamente maiores que me inspiraram a criar as 7 músicas de Mysterious Traveller. Foi uma jornada maravilhosa e inspiradora para explorar novas áreas.

 

Este foi um processo criativo individual ou, pelo contrário, foi um esforço conjunto de uma banda?

Glorious Wolf é um projeto de estúdio e costumo trabalhar sozinho no estúdio em novas ideias, assim que tenho uma música pronta convido Frank van der Borg ou Celia van Onna para virem ao estúdio e começamos a trabalhar nos vocais. A bateria foi tocada e gravada pelo versátil baterista Kike Paglia da Argentina e as gravações são então enviadas para mim. Eu coloco as suas partes na mistura do meu sistema DAW. Portanto, tem sido em grande parte um processo individual.

 

Este projeto está centrado em ti e é essencialmente instrumental. Quando pensaste que deverias incluir alguns vocais?

A ideia básica com a qual estou a trabalhar, geralmente requer uma certa direção. É uma questão de sentimento, muitas vezes ouço melodias, ritmos ou vocais que ainda não existem e depois desenvolvo até combinar com a música em que estou a trabalhar.

 

Nesses casos, como é a tua procura pelo(a) vocalista certo? O que procuras nele(a)?

Se for uma música poderosa que requer um canto poderoso, peço a Frank van der Borg que cante uma parte. As partes mais sensíveis combinam melhor com Celia van Onna. Às vezes deixo os dois cantarem e depois escolho a parte que melhor combina.

 

Como acontece neste álbum, onde tens os dois, Celia van Onna e Frank van der Borg. Já costumam trabalhar contigo ou foi a primeira vez?

Frank e eu tocamos na mesma banda e quando lhe pedi para cantar uma música para Glorious Wolf ele ficou imediatamente entusiasmado. Frank tem um estilo de canto poderoso e uma voz impecável e eu gostaria de o voltar a envolver em trabalhos futuros. Celia e eu moramos na mesma aldeia e dividimos o mesmo palco em eventos locais. O nosso estilo musical é novo para a Célia, mas ela achou um desafio fazê-lo e o resultado certamente é impressionante. Ela está aberta para cantar músicas futuras de Glorious Wolf.

 

Falando nestas novas músicas, tens aqui material muito forte. Como analisas este álbum? É provavelmente o teu melhor álbum de sempre? É assim que o analisas?

Em primeiro lugar, obrigado pelo teu elogio. Espero que este não seja o meu melhor álbum ainda; ainda tenho inspiração suficiente para explorar novos territórios que espero que ultrapassem Mysterious Traveller. Mas estou muito satisfeito com o resultado final de Mysterious Traveller, principalmente com a gravação e a qualidade do som.

 

Como foi o trabalho de estúdio para este álbum?

Escrever e gravar as 7 músicas de Mysterious Traveller foi um processo de crescimento. Demorou para surgir. Eu nunca teria conseguido sem a ajuda de Toon de Quant e Sjef Eikemans. Eles são verdadeiros técnicos de estúdio e som com um grande coração para a sua profissão. Eles deram algo extra às minhas composições, aplicando a mistura certa, lindos reverbs e efeitos e, como cereja no topo do bolo, ótima masterização das músicas. É claro que as músicas tinham de ser sólidas primeiro e acho que acabou bem. Portanto, estou muito feliz com o resultado final em todos os aspetos.

 

A arte da capa é fantástica. Quem foi o responsável por ela? Que orientações lhe deste?

Obrigado, estou muito feliz com o design. O artista visual Ed Unitsky foi responsável pela arte de Mysterious Traveller, bem como do seu antecessor Zodiac. Ed trabalha de forma totalmente independente e inspira-se ouvindo a música e a letra e a partir daí cria um desenho inicial no qual continua a bordar. Ed é um homem muito simpático e sincero, que tem uma noção perfeita de que tipo de design combina com a música em questão. É muito prazeroso trabalhar com ele. https://www.facebook.com/Ed.Unitsky.fanpage

 

Glorious Wolf é principalmente um projeto de estúdio, mas eventualmente já tiveste a oportunidade de tocar estas músicas ao vivo?

Não, infelizmente ainda não.

 

Obrigado, Ruud, mais uma vez foi uma honra. Queres enviar alguma mensagem para os teus e para os nossos leitores?

Os meus agradecimentos ao crítico Pedro Carvalho pelo apoio aos Glorious Wolf na Via Nocturna, foi um verdadeiro prazer. Gostaria também de agradecer a todos que apoiaram os Glorious Wolf nos últimos anos, como revistas de música, críticos, apresentadores de rádio e apresentadores e não esquecer os fãs que compraram a nossa música. Gostaria também de agradecer a Anne-Claire da Bad Dog Promotions por trazer a nossa música à atenção de um público mais vasto. Espero que gostem de ler esta entrevista. Se ficarem curiosos sobre o nosso novo álbum Mysterious Traveller, o álbum está disponível digitalmente e fisicamente através da nossa página no Bandcamp: https://gloriouswolf.bandcamp.com/album/mysterious-travelerEntretanto, aproveito para informar que os Glorious Wolf assinaram um contrato de distribuição com a editora OOB Records. O nosso novo álbum Mysterious Traveller e o seu antecessor Zodiac estarão disponíveis a partir de 12 de fevereiro no site da editora OOB Records (oob-records.com) e, claro, também na nossa página do Bandcamp conforme mencionado anteriormente. Mais uma vez obrigado e desejo tudo de melhor para 2024!



Comentários