Entrevista: Mega Colossus

 


Não deixa de ser assinalável a progressão que os Mega Colossus têm tido. E se ainda houvesse alguém que pudesse ter dúvidas a respeito da qualidade deste quinteto da Carolina do Norte, pois bem, essas devem ter ficado totalmente desfeitas com Showdown. Este é um disco que marca a entrada da banda na Cruz del Sur, a editora onde sempre quiseram estar e onde estão os seus heróis de infância. Um disco que é, ele próprio, um verdadeiro show de metal tradicional. E quem também deu show foram os quatro dos cinco membros dos Mega Colossus nesta conversa que tiveram com Via Nocturna.

 

Olá, pessoal, obrigado pela vossa disponibilidade. Showdown é o vosso novo álbum – o que nos podem dizer a seu respeito?

DOZA MENDOZA (DM): Este é o nosso segundo álbum com a formação atual. Estamos super entusiasmados com a receção até agora. Recebemos ótimas críticas e fomos contratados por uma nova editora antes mesmo de o terminar. Estou muito animado para colocar este álbum nas mãos dos nossos fãs e talvez ganhar alguns novos!

BILL FISCHER (BF): Sim, a Cruz del Sur é a editora com a qual mais queríamos trabalhar durante a maior parte do nosso tempo como banda, portanto este é realmente um marco importante para nós.

CHRIS MILLARD (CM): Acho que este disco é incrível, estou muito orgulhoso dele e muito orgulhoso de trabalhar com a Cruz Del Sur.

ANTHONY MICALE (AM): Acho que é o nosso melhor trabalho até agora! Adoro as músicas.

 

Quando começaram a trabalhar nesta coleção de músicas? Logo após o lançamento do Riptime?

DM: Estas novas músicas começaram a formar-se logo após o Riptime. Chris, que se juntou à banda em 2021, é um compositor rápido. Ele continuou a trazer diversas músicas para a banda, algumas delas eram ideias espontâneas de salas de ensaio, como Wicked Road. Bill escreveu Grab The Sun, sobre o universo Mad Max, e amigos disseram-nos que é a nossa música mais pesada até agora. Estamos ansiosos para as tocar em tournée!

BF: Acho que a nossa nova abordagem é estar sempre a olhar para o próximo disco. Soubemos sempre que haveria um próximo, mas agora acho que percebemos que podemos simplesmente manter o motor a funcionar, por isso estamos a aproveitar muito mais o processo. Agora já não há uma razão para esperar.

AM: Golpear enquanto o ferro está quente! A música de Showdown começou como um poema que escrevi sobre o filme Faceoff, depois de o ter visto em casa de amigos em tournée, quando estávamos em Detroit, há 7 anos. Chris escreveu uma música para a qual não tínhamos letra ou conceito, e elas encaixaram-se perfeitamente! Em Wicked Road, que começou como um único riff que Chris estava a fazer, levei-o para casa e tentei escrever letras fora da minha zona de conforto. Escrever sobre talvez os meus sentimentos ou medos profundos, o que te deixa vulnerável e eu acho que é um dos maiores desafios na escrita de letras. Para mim, é fácil escrever sobre dragões, monstros espaciais ou duendes. Ficou incrível, Sean limpou um pouco as minhas letras e adicionou um pouco de tempero de Sean, e acabamos por compor algumas das melhores letras que eu já poderia ter imaginado. A adição do CBoy foi como cuspir fogo em motores enormes. Ele é um mago e pode criar os melhores riffs imagináveis. Sean é um letrista verdadeiramente talentoso, assim como Bill. Eu adoro o facto de termos cinco homens da Renascença e trabalharmos muito bem juntos para tirar o melhor proveito das músicas e uns dos outros. Todos nós estamos constantemente a escrever riffs, a anotar pequenos poemas, a fazer memorandos de voz nos nossos telefones com boas ideias ou piadas engraçadas. Temos sistematicamente uma riqueza de ideias novas. Sean também é o melhor Dungeon Master deste hemisfério e tem muitos sonhos malucos que se tornam músicas incríveis.

CM: Comecei a trabalhar em Outrun Infinity antes mesmo de Riptime ser lançado. Portanto, poderás dizer que começamos a escrever novamente imediatamente, acho eu (risos).

 

Após algumas mudanças, parece que a vossa formação atingiu a estabilidade. Como está a química na banda?

DM: Este line-up é ótimo. Temos sido super prolíficos e escrito mais músicas do que nunca nos 15 anos de história da banda. Divertimo-nos muito na estrada juntos… às vezes é muito divertido (risos). Mesmo quando as nossas personalidades entram em conflito, resolvemos isso. Adoro esta formação e também adoro todos os ex-membros da banda. Neste momento, é uma grande irmandade.

BF: Sim, todos que estiveram nos Mega Colossus ainda são membros. Acabaremos por assimilar toda gente (risos)! Mas parece que realmente atingimos o nosso ritmo com esta formação. Às vezes parece que podemos realizar qualquer coisa com este grupo.

CM: Eu sou fã desta banda desde que Drunk On Blood foi lançado, portanto há já muito tempo e estou muito feliz por estar nela e poder tocar todas as músicas antigas que amo e criar novas. E realmente acredito ser uma das melhores bandas do planeta.

AM: Somos melhores amigos e acho que todos temos uma ótima química. Rimo-nos muito.

 

Entretanto, entraram na família Cruz del Sur Music, o que foi um sonho tornado realidade, como já percebemos. Como isso aconteceu?

DM: Enviamos algumas versões inacabadas do novo disco para a Cruz Del Sur, e eles disseram que gostaram e queriam lançar. Conhecemos um dos elementos da editora há alguns anos, fora de um festival na Alemanha. Sean (vocais) e Anthony (baixo) estavam a lutar karaté na rua. Gostaríamos de pensar que eles viram os nossos movimentos de luta e nos contrataram com base apenas nisso (risos).

BF: Sim, deve ter sido o karaté que nos colocou no topo depois de todo este tempo.

CM: Os meus heróis do ensino secundário, Slough Feg e Hammers Of Misfortune, estão nesta editora, portanto é um sonho tornado realidade trabalhar com eles.

AM: Bem, na verdade estávamos a lutar taekwondo, e foi na área da banda quando tocamos no Hell Over Hammaburg. Tivemos uma audiência. Como podes não ficar encantado com americanos bêbados a dar pontapés nos outros!? Também deve ser dito que, assim como Chris, muitas das minhas bandas favoritas são agora nossas companheiras de editora, Tower, Traveller e muitas outras.

 

Recentemente compararam Showdown com o vosso álbum anterior, Riptime. Em que aspetos são semelhantes ou, eventualmente, diferentes?

DM: Este álbum tem algumas músicas batidas que são como uma mistura de rock, metal tradicional e punk que parecem atingir um novo ponto ideal para nós. Fortune And Glory, Outrun Infinity e Take To The Skies são um pouco diferentes para nós e as pessoas parecem gostar delas. Também temos uma música do tipo power ballad, inspirada no rock dos anos 80, boa para cantar, chamada Wicked Road, que o pessoal também está a gostar.

BF: Fomos diretamente para a composição do novo álbum, pelo que me lembro. Portanto, parece uma continuação do Riptime. A sensação é semelhante, mas abordamos a composição e a gravação deste com um pouco mais de familiaridade.

CM: Neste ciclo de composição eu ouvia muito do punk e pop punk que ouvia quando era criança e isso como que se infiltrou nas músicas que escrevi.

AM: Eu sinto que Showdown tem uma sensação mais jovial. Eu sei que algumas faixas são bastante intensas, mas no geral sinto que o clima é muito menos terrível. Acho que é uma audição incrivelmente fácil e divertida, e que não exige muito do ouvinte. É divertido e deixa que queiras explodir uma e outra vez.

 

Ao mesmo tempo, compararam os dois álbuns a séries icónicas dos anos 80. Porquê?

BF: Showdown parecia uma sequência de Riptime, portanto a comparação era inevitável. Crescemos com filmes icónicos como Star Wars e Os Salteadores da Arca Perdida, e cada um teve uma sequência, portanto parecia uma boa analogia. Além disso, temos aqui uma música de Salteadores da Arca Perdida, portanto a ideia realmente ressoa!

AM: Acho que apenas escrevemos o que mais amamos e sai do forno como metal vintage fresco!

 

Showdown mostra uma intrigante e poderosa mistura de algumas influências do metal e com melodias cativantes. O que vos inspirou a explorar essa diversidade musical?

DM: Esta é a influência de Chris. Ele trouxe essas músicas e, embora sejam uma mudança para nós, são divertidas de tocar e têm uma energia à qual não consegues resistir. Estamos entusiasmados com a receção que esse som diferente teve.

BF: As composições de Chris levam-me numa direção que eu já gostava, que é o punk rock melódico. Já nos estávamos a sair bem, mas acho que ele nos puxou e estou feliz com isso.

CM: Sempre pensei nesta banda como os Anthrax do NWOTHM. Eles nunca tiveram medo de se divertir e ter músicas sobre mais coisas da cultura pop do que os seus colegas e acho que somos exatamente iguais.

AM: Bill é como um compositor clássico e a maneira como ele escreve surpreende-me. É como um puzzle de 10.000 peças; um foguete com mais de 2 milhões de sistemas e peças. E cada riff que sai de Chris é ouro maciço. A influência de Sean é enorme. Estamos atentos a cada palavra, cada sílaba, cada toque da palheta.

 

Também são importantes os desenhos que criaram com as duas guitarras. Uma espécie de update do som tradicional da NWOBHM. Como trabalharam esse aspeto na sala de ensaio?

BF: Para nós, a interação das guitarras é completamente natural. Para a guitarra, esta é a linguagem que foi criada pelas bandas clássicas de metal, mas esta é realmente apenas uma harmonia clássica universal, se pensares bem. Para nós, temos ideias e parece estúpido não nos harmonizarmos. Soa tão bem!

CM: Bill é um dos meus guitarristas favoritos há mais de 13 anos, sem mencionar o melhor guitarrista com quem já toquei. Ele toca coisas realmente malucas que me surpreendem sempre e gosto de tentar acompanhá-lo ou fazer algo que o complemente. Nós dois gostamos muito das mesmas coisas e geralmente podemos complementar-nos um ao outro intuitivamente com muita facilidade. O que mais me divirto nesta banda é tentar escrever uma parte de guitarra nas músicas dele. Cada vez que faço isso, torno-me melhor na guitarra.

AM: Eles são como duas das três cabeças do Mecha King Ghidorah com 6 vezes o sopro relâmpago.

 

Já lançaram dois singles retirados de Showdown, certo? Quais são e porque escolheram essas músicas?

DM: Colaboramos com a nossa editora, Cruz Del Sur, na escolha dos singles. Começamos com Fortune And Glory porque parecia que isso faria uma declaração sobre o novo som da nossa banda. Mais doce para os ouvidos, grandes harmonias vocais e twin guitars vibrantes. Fizemos dessa a faixa de abertura. Escolhemos o segundo single, Outrun Infinity, porque queríamos fazer um lyric video. Sentimos que a letra dessa música, que fala sobre viagens espaciais e poderes místicos, teria o maior impacto.

BF: Estou muito feliz com o vídeo de Outrun Infinity. Algumas das minhas letras favoritas de Sean e a interpretação visual resultaram muito bem.

AM: Não acho que haja melhor ponto de partida do que o Dr. Jones e a viagem astral!

 

Já tiveram a oportunidade de tocar estas músicas ao vivo? Que mais têm planeado para o futuro?

DM: Tocamos Wicked Road e Fortune And Glory na Europa na nossa tournée de 2023. Os nossos fãs entraram em contacto para nos dizer que adoraram essas músicas, foi ótimo receber essa resposta!

BF: Estamos prestes a tocar essas músicas por completo nos próximos espetáculos!!

AM: E cada vez que as tocamos, elas ficam melhores!

 

Muito obrigado, pessoal! Querem enviar alguma mensagem aos vossos fãs ou acrescentar mais alguma coisa?

DM: Só quero dizer que temos os melhores fãs. Fazemos isto há mais de 15 anos e estamos muito honrados com o apoio ao novo álbum. Adoramos estar com vocês nos espetáculos, venham tomar uma cerveja (ou muitas) connosco!!

BF: Muito obrigado por nos permitirem fazer o nosso trabalho, isso é o melhor, e mal podemos esperar para arrasar convosco!! Vamos fazer isso!!

CM: Os nossos fãs são realmente os melhores e devemos tudo isso a todos vocês. Eu pessoalmente amo cada um de vocês!!

AM: Todos os dias fico impressionado com o apoio que recebemos. Isso significa o mundo para nós os cinco.


Comentários