Entrevista: Red Hot Shame


 

Red Hot Shame é um grupo de indie rock do norte da Califórnia, liderado pelo cantor e compositor Xeff Scolari. Para o seu novo álbum, o sensacional You Can’t Make Me, Scolari gravou com os seus colaboradores frequentes Steven Pitsenbarger (vocal, percussão), Ryan Wilson (guitarra), Spencer Kennedy (baixo, bateria, teclado, vocal) e Mark Bennet (harmónica), uma formação que injetou toda uma energia e emoção que Xeff não conseguiria sozinho. Um projeto cada vez mais assente no trabalho colaborativo, portanto, como também se percebe pela entrevista que o seu líder nos concedeu desde a Califórnia.

 

Olá, Xeff, obrigado pela disponibilidade! Em primeiro lugar, podes este projeto Red Hot Shame aos rockers portugueses?

Olá, Pedro, obrigado por entrares em contacto. Red Hot Shame é uma banda de rock do noroeste do Pacífico da Califórnia, no condado de Humboldt. Tocamos rock original, com influências de bandas de rock clássico e moderno - tudo, desde os Beatles até aos Queens Of The Stone Age e muito mais. Estamos a fazer o nosso D.I.Y. desde 2017, já lançámos várias músicas e vídeos, fizemos muitos espetáculos e divertimo-nos muito a fazer isto, portanto não iremos parar tão cedo.

 

Podes falar-nos um pouco do vosso novo álbum, You Can't Make Me? De que forma ele mostra a vossa evolução como compositores e músicos?

Ótima pergunta. Acho que se não evoluíres não adianta continuar. Eu tenho uma regra que estabeleço para mim mesmo quando escrevo uma música nova: fazer pelo menos uma coisa naquela música que nunca tenha feito em nenhuma outra. Isso ajuda a manter-me único e esperamos que o catálogo de músicas tenha muita variedade. Assim, para o novo álbum, acho que desta vez saí da minha cabeça e tentei escrever algumas canções da perspetiva de outra pessoa. No último álbum, My Satellite, era basicamente uma história com tema espacial sobre o que eu estava a passar com o falecimento do meu pai. Em You Can’t Make Me, eu queria afastar-me de mim mesmo e escrever sob um novo ângulo. Acho que o novo álbum também mostra mais como a banda evoluiu musicalmente, o que veio naturalmente de todos os espetáculos que fizemos.

 

Para You Can't Make Me quais foram os teus principais objetivos? E o que mais te inspirou?

Hmmmm… Suponho que o objetivo principal era simplesmente fazer um bom disco com músicas que todos nós gostássemos. Isso tem que vir primeiro. É incrível que outras pessoas também estejam a gostar do álbum, adoramos isso! Honestamente, acho que nos inspiramos uns nos outros. Trabalhámos muito bem juntos, desde o início da composição de uma música, passando pela gravação e mistura, até a tocar ao vivo. Eu tive sorte e consegui um ótimo grupo de pessoas comigo.

 

Que novas abordagens trazem para este novo álbum?

Para este álbum, queríamos trazer uma maior sensação de um som ao vivo, ser mais representativo de como somos nos nossos concertos. Menos camadas, mais cru. Gravámos tudo no meu estúdio em casa usando 4 microfones e mantivemos quase tudo no primeiro ou segundo take. Acho que o resultado final é uma sensação mais emocionante para o álbum.

 

Este foi um processo criativo individual ou, em vez disso, foi um esforço coletivo da banda?

Posso começar uma música, talvez até tê-la escrita antes de a trazer para o resto da banda, mas isso é apenas o embrião de uma música. Assim que chegar à banda, será um esforço completo da banda, com certeza. A música pode mudar muito a partir desse ponto ou morrer completamente. Estamos todos envolvidos no processo de composição, gravação, mistura e masterização. Todos concordamos com as músicas, ou isso não acontece.

 

O projeto é baseado em ti, mas, para este álbum, quem está contigo?

Tenho Steven Pitsenbarger a fazer backing vocals e algumas percussões, Ryan Wilson na guitarra elétrica, Spencer Kennedy no baixo, bateria, teclado e backing vocals e Mark Bennett na harmónica.

 

Falando nessas novas músicas, tens aqui material muito forte. De que forma olhas para este álbum? É provavelmente o vosso melhor álbum? É assim que o vês?

Tenho que olhar dessa forma, porque como disse anteriormente, se não evoluíres, não te preocupas, na minha opinião. Portanto, sim, sinto que é o nosso melhor até agora. Acho que cada um dos nossos quatro álbuns é superado pelo próximo, e o nosso quinto álbum, seja lá o que for e quando for, será melhor que You Can’t Make Me… ou não será lançado (risos)

 

Gravaram no teu Shameful Studio colaborativamente com todo o grupo, não foi?

Sim, tudo gravado no meu modestíssimo home studio, que chamamos de Shameful Studio. É menos sofisticado e grandioso do que parece - mas é muito bom que qualquer um possa fazer um álbum com som profissional num pequeno estúdio caseiro hoje em dia.

 

Já tiveram a oportunidade de tocar estas músicas ao vivo? Como decorreram as coisas?

Sim, tocamos quase todas estas músicas ao vivo muito bem antes de as gravar, e isso também nos ajudou a escolher que músicas incluir no álbum e quais excluir e deixar de lado. No álbum My Satellite, escrevemos as músicas enquanto as gravávamos, depois de as tocarmos ao vivo as músicas mudaram um pouco. Para You Can’t Make Me, estas músicas foram tocadas e aprimoradas em muitos espetáculos ao vivo e depois gravadas, o que nos ajudou a capturar aquela sensação e som “ao vivo”.

 

Obrigado, Xeff, mais uma vez, foi uma honra. Queres enviar alguma mensagem aos nossos leitores?

Apenas, obrigado por nos contactarem! Espero que todos gostem do álbum – toquem-no bem alto! Temos todas as nossas músicas e vídeos e muito mais no nosso site redhotshame.com. Deem lá uma olhadela, também. Obrigado, Pedro!


Comentários