Entrevista: Lionheart

 


Logo a seguir ao lançamento de The Reality Of Miracles os Lionheart começaram a escrever o seu sucessor. E foram quatro anos a preparar The Grace Of A Dragonfly, naquele que é o primeiro álbum conceptual (ou temático na opinião da banda) dos britânicos. A guerra, com a 2ª Grande Guerra em destaque, é o tema num álbum que começou a ser escrito ainda antes de qualquer um dos conflitos atualmente em curso ter começado. Mas, dois dos Lionheart, o vocalista Lee Small e o guitarrista Steve Mann, explicam que este é, absolutamente, um álbum pacifista.

 

Olá, Lee & Steve, como estão desde a última vez que conversámos, em 2022? The Reality Of Miracles fica no passado e algumas novidades chegam ao reinado dos Lionheart. Mas antes, The Grace Of A Dragonfly é outro grande álbum. Quando começaram a trabalhar neste novo álbum?

LEE SMALL (LS): Estou bem, obrigado, começámos a trabalhar neste disco durante os confinamentos.

STEVE MANN (SM): Estou muito bem e muito ocupado, obrigado. Sim, começámos a trabalhar neste novo álbum há cerca de 3 anos, logo após o lançamento de The Reality Of Miracles.

 

Como passaram o tempo entre esses dois lançamentos? Muitas oportunidades para tocar ao vivo?

LS: Tenho trabalhado regularmente no Live with The Sweet na Europa e escrito no meu tempo livre.

SM: Tenho estado muito ocupado com o Michael Schenker Group e também a fazer sessões de trabalho. Por isso, às vezes torna-se difícil encontrar uma janela de oportunidade para trabalhar nos álbuns de Lionheart. Não gosto de passar algumas horas aqui e ali - preciso ter a mentalidade certa para ter, pelo menos, uma semana livre para trabalhar.

 

Por que demoraram tanto para o lançamento do sucessor de The Reality Of Miracles?

LS: Decidimos que não havia pressa para lançar este álbum, tivemos o luxo de viver com as músicas e ideias para este disco, e por causa disso elas cresceram.

SM: Exatamente como Lee disse, foi muito importante para nós lançar um ótimo álbum que fosse um passo à frente de The Reality Of Miracles. Deitámos fora qualquer ideia que achávamos que não estava a funcionar e trabalhávamos apenas nas músicas que sabíamos que estavam a acontecer. Se uma música não causasse arrepios na minha espinha, era rejeitada! Como produtor, também gostava de ter uma pausa nas músicas para poder voltar a elas com um ouvido muito mais objetivo e fazer ajustes e mudanças onde a música pudesse ser melhorada.

 

Este novo álbum é conceptual. É a primeira vez que tentam esta abordagem? Quais foram as principais dificuldades que encontraram no caminho?

LS: Eu acho que é mais um álbum temático do que um disco conceptual completo. É a primeira vez como banda que fazemos algo assim antes.

SM: Na verdade, nunca tinha feito um álbum temático ou conceptual antes. Descobri, do meu ponto de vista, que fazer um álbum temático ajudou na composição - havia uma estrutura dentro da qual trabalhar, e Lee parecia limitar-se a abrir a torneira com as letras - elas fluíam. A única dificuldade foi decidir a ordem de execução. As músicas deveriam ter um ritmo musical ou deveriam aparecer numa ordem cronológica? Sentimos que, além de fazer parte de um tema, cada música se destacava por si só, portanto decidimos ter um bom ritmo musical e não nos preocuparmos com a cronologia.

 

Lee, foste o responsável pela história e pelas letras. Que assuntos trouxeste para cima da mesa?

LS: O álbum é muito antiguerra, tentei refletir sobre o quão sem sentido ela é e como afeta não apenas as pessoas que lutam na linha de frente, mas também as pessoas deixadas para trás em casa. A forma como estas travam a sua própria guerra e como isso destrói famílias, além de tentar cobrir também outros momentos históricos da 2ª Guerra Mundial.

 

É uma história baseada em acontecimentos reais ou é essencialmente ficcional? E recorreste a alguma pesquisa histórica?

LS: Algumas músicas são baseadas em factos reais, como The Longest Night, Little Ships, etc. Para outras usei a minha imaginação para criar personagens como em Just A Man. Adoro desafios criativos e os tópicos gerais deram-me escopo para fazer exatamente isso da melhor maneira possível.

 

Sendo um álbum sobre a guerra também é uma declaração antiguerra, não é verdade? É por isso que terminam o álbum com uma oração pela paz mundial?

LS: Com certeza, essa sempre foi a mensagem desde o início. Sem ser político, deu-nos voz para mostrar como nos sentimos.

 

Mas a guerra está sistematicamente presente nas nossas vidas, agora mais do que nunca. Sentiram-se ou sentem-se afetados nas vossas atividades artísticas com as guerras que estão em curso neste momento?

LS: Quando começamos a escrever isto, nenhum dos conflitos atuais estava a acontecer, portanto, ironicamente, é mais comovente do que nunca.

 

The Reality Of Miracles foi um grande sucesso. Pensaram nisso quando começaram a trabalhar em The Grace Of A Dragonfly?

LS: Eu não acho que nenhum de nós olhe para os discos anteriores que Lionheart fez. Cada álbum parece evoluir naturalmente, temos um som que é identificável, as twin guitars, os padrões de acordes quase clássicos de Steve às vezes, isso é o som central que sempre construímos.

SM: O que gostamos é da melodia, das ótimas músicas e letras e, claro, das harmonias de guitarra e vocais. Em Lionheart estamos todos focados nisso, por isso não tentamos ligar-nos a nenhuma fórmula mágica ou a qualquer género em particular. Apenas gravamos o que gostamos. A única retrospetiva que tive de The Reality Of Miracles foi ter consciência de que esse novo disco deveria ser ainda melhor.

 

Falando nestas novas músicas, vocês têm aqui material muito forte e épico. Como olham para este álbum? É provavelmente o vosso melhor álbum de sempre? É assim que o vêm?

LS: Pessoalmente, sim, acho que sim, foram, definitivamente, as letras que tive mais orgulho de escrever, com certeza. Se há alguma coisa que irei relembrar ao longo do tempo e dizer, eu ajudei a criar isso, foi isto.

SM: Eu concordo. Pode ser difícil quando acabas de terminar um novo trabalho vê-lo objetivamente – pensas sempre que acabaste de gravar o teu melhor álbum, mas este álbum é diferente, sabemos que criamos algo muito especial, e as pessoas que ouviram o álbum estão a concordar connosco.

 

Um dos aspetos que noto é muitas músicas provavelmente funcionarão muito bem ao vivo. Têm a mesma perceção? Eventualmente, já as testaram ao vivo?

LS: Estranhamente, temos falado recentemente sobre um set ao vivo, agora temos 4 discos para escolher um set ao vivo, que nos representam melhor como banda, algumas músicas escolhem-se sozinhas, acho eu.

SM: Do ponto de vista da produção, não me preocupo em como poderíamos reproduzir as músicas ao vivo, mas como Lee disse dos 4 álbuns tocaremos aquelas que funcionam melhor ao vivo.

 

O que tentam mostrar, musicalmente falando, em The Grace Of A Dragonfly? O tradicional som Lionheart ou tentaram incluir algumas inovações?

LS: Começamos com uma tela em branco, nenhum de nós sabia onde o álbum iria começar, portanto foi evidente que este disco teria um tema forte a correr nas suas veias. Uma vez estabelecido, as músicas continuaram a chegar e continuaram a encaixar-se. Todas pareciam ter um som mais épico, e para mim é assim que vejo isso, honestamente, não acho que nada parecido tenha sido feito antes, acho que é muito poderoso e um álbum muito importante historicamente, quase como uma cápsula do tempo na música e no canto, é muito mais que um disco de Rock. Recomendo a todos que se sentem com a incrível capa do álbum (criada por Tristian Greatrex), ouçam a música e leiam as letras, estamos orgulhosos do que fizemos aqui.

 

Como foi o trabalho de estúdio para este álbum?

SM: Fomos forçados a gravar The Reality Of Miracles pela internet porque isso aconteceu em plena pandemia de Covid, quando estávamos todos presos. É claro que uma vantagem disso foi que economizamos em custos de viagem e hotel! Mas também descobrimos que funcionou muito bem para nós. Nunca é a mesma coisa que reunir uma banda em estúdio, mas é um excelente segundo melhor e tem muitas outras vantagens. Portanto, quando se tratou de fazer The Grace Of A Dragonfly, decidimos seguir o que funcionou anteriormente. Para mim, como o meu estúdio está embutido na minha casa, pude trabalhar sempre que tivesse vontade criativa, não precisava esperar e reservar um estúdio. Definitivamente, isso teve um efeito enorme na qualidade deste álbum.

 

Quais são os vossos planos para promover este álbum em palco? Portugal será incluído?

LS: Esperamos adicionar mais datas ao vivo para promover o álbum, já que não tocamos ao vivo como banda desde 2017. Adoraríamos fazer mais espetáculos na Europa, incluindo Portugal, se possível.

SM: Nunca estive em Portugal, mas já ouvi tantas coisas boas sobre o país, por isso para mim tocar aí seria um grande sinal positivo!

 

Todos vocês têm carreiras longas e ricas. Que objetivos e sonhos ainda gostariam de realizar?

LM: Um regresso ao Japão com Lionheart seria muito bom, e também alguns bons festivais.

SM: Para mim, o meu objetivo é continuar a aprimorar-me em escrever, gravar e tocar música. Quanto aos meus sonhos – no topo da minha lista está tocar pelo menos uma vez na minha vida com um Beatle. Restam apenas dois agora, e acho que se eu pudesse escolher, seria Paul McCartney. Paul - se estiveres a ler isto, entra em contacto!!

 

Obrigado, Lee e Steve, mais uma vez, foi uma honra. Querem enviar alguma mensagem aos vossos fãs?

LS: De nada Pedro, foi um prazer falar contigo.

SM: Foi bom conversar contigo, Pedro. Gostaríamos de agradecer a todos os nossos fãs por permanecerem connosco nos últimos 40 anos e também àqueles que acabaram de nos descobrir - bem-vindos à toca! Por favor, comprem The Grace Of A Dragonfly. Ouçam via streaming se quiserem, mas comprem também o CD ou o vinil prateado. Desta forma, obterão a impressionante arte do incrível Tristan Greatrex, que por si só vale o preço do álbum!


Comentários