Entrevista: Madder Mortem

 


Depois de lançar Marrow tudo parecia bem encaminhado para os Madder Mortem. Mas, de repente, tudo mudou. Primeiro uma pandemia, depois doenças e, finalmente, o falecimento do pai de BP M. Kirkevaag e de Agnete M. Kirkevaag. Um mundo a desmoronar-se que afetou a banda, mas, mesmo assim, não foi impeditivo de o coletivo norueguês lançar o seu mais impressionante registo, Old Eyes, New Heart. E, em tons de homenagem, com pinturas do pai dos dois músicos citados. Para uma interessante e profunda conversa, contactámos BP M. Kirkevaag.

 

Olá, Birger, obrigado por esta oportunidade! Marrow foi lançado há cinco anos e durante esse período passaram por alguns períodos difíceis. De que forma isso influenciou a criação deste novo álbum?

Obrigado pelo convite! Acho que definitivamente fez uma grande diferença na forma como o álbum saiu. Depois de lançar Marrow, também tivemos alguns destaques. Fizemos a nossa primeira pequena tournée como cabeças-de-cartaz pela Europa, com Vulture Industries e Helheim. Também tivemos um feedback incrível para o álbum Marrow. Por isso, durante algum tempo, as coisas pareciam muito boas e positivas. Também regravámos faixas para a reedição do nosso álbum de estreia, Mercury, e fizemos um documentário, Howl Of The Underdogs. Ou seja, até 2020 as coisas iam muito bem. Depois veio a pandemia e, como em todo o mundo, as coisas ficaram difíceis. Acho que tivemos apenas alguns ensaios juntos como banda completa para escrever o material para Old Eyes, New Heart. O processo de gravação foi bastante fraturado por conta da Covid e demorou muito. Durante esse período, vários de nós tivemos muita tensão e dificuldades nas nossas vidas pessoais e muitas vezes parecia que, de alguma forma, o álbum tinha sido amaldiçoado. A gravação foi finalizada em 2022, mas naquele mesmo ano a minha vida como que desmoronou. Agnete e o meu pai estavam a ficar muito, muito doentes e o meu relacionamento de longo prazo terminou. Não me consegui concentrar na mistura do álbum e finalmente desisti, o que não é o meu feitio. Tentamos enviá-lo para um misturador externo para o finalizar, mas também não resultou. No final e depois de recuperar alguma forma de normalidade consegui finalmente terminar a mistura do álbum em agosto do ano passado.

 

Old Eyes, New Heart também pode ser visto como uma homenagem ao teu pai Jakob?

Sim, definitivamente. São as pinturas dele que podes ver na capa do álbum, algo que sei que ele ficaria muito orgulhoso. Assim como eu. A maior parte do material foi escrito antes de ele ficar doente, por isso não escrevemos o álbum com isso em mente. Mas o título do álbum conecta-se com ele como pessoa em muitos níveis. De um lado, tão velho e frágil ao mesmo tempo tão cheio de vida e lucidez como se pode ver na sua arte. Para mim, os sons de guitarra parecidos com órgão em algumas partes do álbum estão muito ligados a ele e à minha infância. Ele adorava música com órgão de igreja no máximo e isso sempre foi uma grande parte da minha vida e também uma importante influência musical. A única coisa que provavelmente me irá assombrar até o dia em que eu sair da vida é que ele não conseguiu ver as suas pinturas no produto final, nem ouvir o resultado final.

 

E ainda teve a oportunidade de contribuir para este álbum? Em que aspetos?

Ele contribuiu, como mencionado anteriormente, com as suas pinturas para a capa. Também por estar sempre ao meu lado e da minha irmã como o nosso maior suporte e nos apoiar em tudo o que fizemos. Sempre nos incentivou a fazer o que fazemos de melhor, ajudando no que pudesse.

 

Tendo tudo isto em conta, como foi a preparação para este álbum e quais foram os principais objectivos a cumprir?

Sabíamos que queríamos que fosse um pouco diferente de Marrow. Um pouco mais frio, um pouco mais agressivo. Por mim, queria incutir um pouco da agressividade e da loucura encontradas no nosso álbum All Flesh Is Grass de 2001, especialmente a pensar no trabalho de guitarra. Para quem nos acompanha há muito tempo, acho que isso transparece em músicas como Coming From The Dark, Master Tongue e Things I’ll Never Do. Mas, também a tentar deixar as partes mais suaves e as músicas ainda mais puras ao estilo deles - ou, ao nosso estilo. Devido à pandemia, os preparativos não foram de forma alguma ideais, mas tínhamos uma visão bastante clara sobre o que queríamos alcançar. O álbum foi ganhando rumos à medida que gravávamos e no final sinto que chegamos muito perto do que queríamos alcançar.

 

O álbum é composto por uma enorme diversidade musical. Não puseram nenhum tipo de filtro no processo criativo?

Acho que esta é a nossa casa na música. Como soamos. Para mim é tudo uma questão de emoção e se a música me atinge onde deveria. A coragem na nossa música é mais importante que o estilo, se isso faz sentido. O coração é mais importante do que qualquer nota. Amamos tudo, desde metal até clássico, pop, country, jazz. Tudo! Na verdade, não é um exercício intelectual de forma alguma o modo como escrevemos a nossa música, como se pode ter a impressão. Simplesmente seguimos as melhores ideias disponíveis e tentamos deixar que elas ditem aonde nos levam. Portanto, não. Sem filtros, na verdade. Mas melhoramos muito em manter a essência da ideia e em tentar garantir que isso seja transmitido ao ouvinte. Talvez especialmente para mim como engenheiro de som e misturador. É fácil seguir em muitas direções diferentes, mas às vezes perdes de vista qual era o cerne da ideia original. Acho que isso é algo que tentamos constantemente a melhorar.

 

Como conseguem mesclar tamanha diversidade de influências nas vossas composições?

(Risos). Acho que é natural para nós agora. É a soma de tudo que ouvimos, lemos, vimos e vivenciamos na vida - e já não somos muito jovens (risos). Além disso, melhoramos no que fazemos com o passar dos anos. Seria constrangedor para nós não fazer isso. É sobre trabalhar em qualquer que seja a ideia para a fazer funcionar como um todo no contexto da banda e fazê-la cantar e atingir o nervo certo.

 

Este é, sem dúvida, um álbum cheio de surpresas. Mas é, definitivamente um álbum Madder Mortem, não concordas?

Definitivamente, é um álbum Madder Mortem. E é isso, pelo menos na minha opinião, o que procuro. Trabalhamos para nos aproximarmos da essência do que somos, musicalmente. Provavelmente sempre seremos considerados uma banda “diferente”, mas tenho orgulho disso. Tenho orgulho de soarmos como nós e nada mais. É muito bom ouvir isso de uma perspetiva externa em relação às surpresas. Não ouço assim necessariamente, já que as horas gastas a escrever, gravar e misturar este álbum estão na casa dos milhares. Mas acho que sei o que queres dizer. Tem muitas reviravoltas, isso é certo. Altos e baixos, como a própria vida. Acho que gravitamos naturalmente em torno desse tipo de contraste na música. Por exemplo, algo pesado tem mais impacto se tiver uma contraparte mais suave. Escuro versus claro e assim por diante. Além disso, ficamos entediados muito rapidamente (risos).

 

Por que escolheram este título enigmático, Old Eyes, New Heart? Qual é o seu significado e como surge?

Para quem nos acompanha há algum tempo não é surpresa que o título comece com a letra O. E também é uma citação de uma letra do nosso álbum Red In Tooth And Claw. Gostamos de unir as coisas com o nosso passado assim. Para mim, o título agora também fala muito do meu pai. Mais do que supunha a ideia original. O significado por trás disso, a meu ver, é que os velhos olhos representam experiências de vida - boas e más, envelhecimento, crescimento, retrospetiva, compreensão e também dificuldades; enquanto o novo coração aponta para a esperança, abraçar a vida, a diversão, a mudança, aproveitando ao máximo de cada segundo que temos aqui no planeta Terra. Também musicalmente, a ideia era que o lado A do álbum, Old Eyes, remetesse fortemente para o nosso passado com agressividade e desolação, enquanto o lado B, New Eyes, olhasse para frente, é um pouco mais otimista na sua natureza e um pouco menos introspetivo.

 

Liricamente, de que trata este álbum?

Agnete escreve todas as letras, portanto acho que seria ela quem daria a devida justiça a esta resposta. Eu sei que ela passou por uma fase muito difícil na vida ao escrever as palavras e até certo ponto, as letras refletem isso. Sinto que lidam com raiva, turbulência interior, amor, resignação, perda de esperança e sonhos e, por outro lado, com a esperança de mudança e a esperança de que uma vontade forte possa superar e prevalecer até mesmo nas horas mais sombrias. As letras parecem universais para mim, palavras com as quais a maioria de nós se pode identificar intimamente. Tenho muito orgulho das letras da Agnete porque acho que são extremamente bem escritas, importantes e dão outra dimensão à música.

 

Já tiveram oportunidade de tocar Old Eyes, New Heart ao vivo?

Fizemos uma festa de lançamento do novo álbum em Oslo no dia 3 de fevereiro, onde apresentámos o álbum na íntegra. Foi um grande desafio, devo dizer, mas foi incrível finalmente obter reações às músicas diretamente do público. Neste momento estamos a trabalhar para garantir que este álbum soe matador no formato ao vivo.

 

Entretanto, estão já confirmados para o Inferno Festival 2024. O que estão a preparar para esse evento?

Sim! Vai ser muito bom! Na verdade, é um pouco paralelo ao festival, mais como uma montra para a nossa editora Dark Essence Records, com os colegas signatários Dwaal. Pretendemos arrasar e dar ao público um espetáculo muito intenso da música Madder.

 

E que mais têm planeado para este novo ano? Portugal estará incluído?

Tocaremos no festival ProgPower na Holanda no outono, isso está confirmado. Além disso, esperamos tocar muito mais ao vivo e adoraríamos voltar a Portugal. Adoramos ter ido aí! Ainda não há planos específicos de tournées ou algo assim, mas há grandes esperanças de que possamos fazer acontecer algo.

 

Obrigado, Birger, foi uma honra. Queres enviar alguma mensagem para os nossos leitores e para os vossos fãs?

Esperamos que deem ouvidos ao nosso novo álbum Old Eyes, New Heart e um enorme obrigado por estarem connosco. Como disse, adoramos Portugal e espero sinceramente que possamos voltar muito em breve e partilhar a nossa música convosco ao vivo. Muito obrigado pela entrevista!


Comentários