Entrevista: Flavien


 

Flavien é o projeto do francês Flavien Peteul, um artista francês capaz de transformar este mundo em algo místico, épico, celta e medieval. Tudo a partir da sua música que se reflete num Alcara arrojado e inovador. Por trás deste elfo de Angers está um dotado criativo que se muniu dos melhores companheiros para criar esta viagem única de misticismo. Eis as suas palavras…

 

Olá, Flavien, tudo bem? Obrigado pela disponibilidade para esta entrevista. Em primeiro lugar, podes apresentar o teu projeto aos nossos leitores?

Olá, a primavera voltou com o sol, está tudo bem! O projeto Alcara foi lançado em formato digital no dia 24 de fevereiro. É uma mistura de música de fantasia épica, celta e medieval. É composto por 8 músicas com diferentes energias e moods, dos contos, da guerra, dos heróis à meditação e contemplação.

 

Este teu projeto é algo muito inovador. Quando te surgiu a ideia de fazer algo assim?

Esta ideia nasceu há alguns anos, quando quis criar o meu primeiro álbum e as minhas primeiras músicas. Demorei algum tempo a encontrar a equipa artística adequada e a organizar-me para explorar profissionalmente o projeto, tornando-me editor e produtor também através da minha estrutura Artanos. Sempre quis criar obras de arte e levar o público numa viagem pelo meu mundo de fantasia medieval.

 

Quais foram os teus principais objetivos para este projeto? Que inovações tentaste introduzir?

Os meus principais objetivos são construir o meu público. Como sou novo no ramo, tenho que criar tudo do zero. Gostaria de atingir um público de 10.000 ouvintes por mês no total nas diversas plataformas de streaming e ultrapassar um milhão de streams, isso seria ótimo! Estou a um quarto do caminho, o que é viável com uma visão de longo prazo. A renda gerada permitiria preparar novas músicas também bem produzidas! Quanto à inovação, a introdução de uma linguagem imaginária nos vocais é bastante inusitada, com sons que misturam celta, misticismo, épico, fantasia, medieval e new age.

 

Mas o teu início musical foi mais voltado para o rock ‘n’ roll. O que te fez mudar de direção artística?

A liberdade! O problema do rock é que ele se tornou muito codificado. Se a tua guitarra estiver muito brilhante e não suficientemente saturada, és informado de que não é realmente rock... Esse tipo de caixa que és obrigado a marcar para pertencer a um estilo específico, é muito estúpido! Além disso, eu era apenas um artista, não um produtor ou editor, portanto tive que fazer o que me mandaram, sem qualquer liberdade artística ou humana... Agora que sou artista, produtor e editor, posso criar os projetos artísticos que quiser sem me fazerem perguntas. Continuo a ser um artista e um homem livre, o que me convém e me permite realizar os meus projetos.

 

O projeto traz o teu nome, mas não estás sozinho. Quem está contigo em Alcara e como foi feita essa seleção de músicos?

Na verdade, no álbum Alcara existem vários criadores e colaboradores. Descobri o trabalho de alta qualidade de Adrien Thore como engenheiro de som e de Christophe Voisin-Boisvinet como programador e compositor em álbuns de Luc Arbogast, SKALD e outros artistas franceses conhecidos. Entrei em contacto com eles para criar esse projeto, e para minha grande surpresa eles concordaram. Eu a surgir do nada e essas pessoas que trabalharam em discos de ouro e platina aceitarem, foi uma loucura para mim! Christophe compôs e arranjou as músicas. Adrien fez a gravação de som, mistura e masterização. Depois, Christophe sugeriu adicionar os músicos talentosos que conhecia, Aliocha Regnard e a sua nyckelharpa, Jauffré Darroux na harpa e lira e Marti Ilmar UIbo na percussão e outros instrumentos. E aqui estou eu, a cantar e a escrever a letra.

 

Durante o desenvolvimento do projeto quais foram as principais dificuldades que encontraste?

As principais dificuldades encontradas foram, e ainda são, a divulgação do projeto e a divulgação das músicas. É quando estás a desenvolver o teu próprio projeto que percebes a importância do orçamento promocional. Além do mais, como este é o meu primeiro projeto, cada erro custa caro, portanto é preciso ter cuidado. Ao mesmo tempo, deves estar na ofensiva, experimentando diferentes redes sociais e técnicas promocionais para encontrar a melhor promoção possível. Os meus melhores resultados vêm de trazer o público das redes sociais para as plataformas de streaming, de forma simples. Depois disso, é preciso reservar algum tempo para calcular o retorno do investimento e reinvestir o valor arrecadado no projeto.

 

A respeito do processo criativo, foi um trabalho individual teu ou um esforço coletivo?

Toda a criação musical é o resultado de um esforço artístico coletivo, desde o compositor aos músicos e ao engenheiro de som, cada um dos quais contribuiu com o seu talento para a música. Quanto ao videoclipe da música Indil Malta, fomos três a trabalhar nele para o preparar, organizar e filmar: Corentin Tirot, Valentin Chausson e eu. Também houve os extras no clipe. Onde só trabalho eu, é na comunicação do dia a dia, fotos, letras de vídeos, promoção, anúncios, gestão administrativa, vendas... eu trato de tudo.

 

Uma das coisas mais estranhas deste projeto é a escolha do idioma. Que linguagem usas no álbum?

A linguagem usada é o élfico (Quenya) de Tolkien. Com algumas frases em francês ou inglês. Eu escolhi cantar em Élfico porque gosto muito do toque latino das pronúncias e palavras, e gosto muito do conceito de que os ouvintes não entendem as palavras, e que isso os leva a uma jornada para outro mundo e universo. Eles podem fazer as suas próprias interpretações das letras, e alguns deles podem encontrar parte da sua própria imaginação. Além do mais, em termos de caráter, tenho muito em comum com os elfos: calma, serenidade, amor pela arte, admiração pela natureza e pelos animais... Além do mais, todos os dias as pessoas me dizem que pareço um elfo, com os meus longos cabelos loiros, olhos azuis e corpo esguio! Afinal, ser elfo é o que sou todos os dias!

 

Haverá alguma possibilidade de levar este projeto para palco e tocar ao vivo? O que tens planeado para esses fins?

Vou gostar muito! Até é o próximo passo lógico do projeto. Com a projeção do clipe e dos vídeos com letras nas telas, vai ficar ótimo! Este projeto também teria o seu lugar com concertos em castelos, igrejas, catedrais, florestas etc... haveria muito o que fazer! Se conheces algum torneiro, posso estar interessado (risos).

 

Obrigado Flavien, mais uma vez, foi uma honra. Queres enviar alguma mensagem para os teus fãs?

Apoiem os vossos verdadeiros artistas humanos, porque amanhã a arte criada pela IA poderá chegar à vossa casa sem saberem… Sei que estão espalhados por todo o mundo, diverte-me enormemente saber que as nossas criações musicais são universais e dão a volta ao mundo! Obrigado, Pedro, tem um bom dia!


Comentários

DISCO DA SEMANA #36 VN2000: Rysen Symbol (AXEL RUDI PELL) (Steamhammer/SPV)

MÚSICA DA SEMANA #36 VN2000: I Wanna Be Your Bitch (THE DEAD DAISIES) (Steamhammer/SPV)

GRUPO DO MÊS #09 VN2000: Web (Firecum Records)