Entrevista: Colin Carter


 

Qualquer oportunidade é boa para conversarmos com Colin Carter. Então, quando o artista tem um álbum novo, melhor ainda. O registo chama-se Tracks In Space e mostra o lendário membro dos Flash acompanhado de George Keller. O sucessor de One é mais áspero, mais rockeiro, mas apenas porque o autor foi mais agressivo e menos passiva, afirma. Numa longa conversa que, naturalmente, tinha que passar pelos Flash, fomos conhecer melhor este Tracks In Space através da visão do seu criador.

 

Viva, Colin, como estás? O que tens feito desde a última vez que conversámos em 2018?

Olá, Pedro! Obrigado pelas tuas perguntas. Tenho estado ocupado. Estive a escrever, a fazer arranjos e a gravar o novo material, para o disco Tracks In Space. Sou muito específico nos detalhes e em como gostaria que soasse, portanto não foi um trabalho rápido.

 

Precisamente, Track In Space é o teu álbum mais recente. Durante quanto tempo trabalhaste nele?

Em relação ao tempo. A gravação real foi feita principalmente durante os meses de confinamento da covid, embora isso tenha sido uma coincidência. Assim que começo o processo de composição e gravação, entro na zona criativa, e o mundo exterior fica em segundo plano e o tempo não significa nada. Deixa-me acrescentar algo aqui. O processo de gravação do primeiro álbum, One, foi um pouco limitado pela minha falta de acesso a certos equipamentos técnicos de gravação. Atualizei certas partes da configuração do meu estúdio e consegui ter mais controle e eficiência do que antes. A nova configuração permitiu-me uma melhor capacidade de controlar os takes gravados e as performances com mais liberdade criativa desta vez.

 

Este novo álbum traz uma abordagem que não vimos em One, mais áspera e orientada para o rock. Também olhas para este álbum desta maneira? Foi intencional ou simplesmente aconteceu?

A abordagem áspera e mais orientada para o rock foi porque tentei ser menos passivo e mais agressivo. Na verdade, isto não é um rock cliché, pesado e exagerado, mas apenas eu a ser mais dirigido e energético na performance. Algo que fiz naturalmente, na época dos Flash. Perguntas-me sobre as minhas intenções com estas novas gravações. Eu só tive uma: que cada música tivesse um pulso subjacente, fosse mais rápida ou mais lenta.

 

Dito isso, como descrever a evolução do teu som e temáticas quando comparada com o álbum anterior?

Há uma certa quantidade de romance subjacente em muitas destas músicas e, em outras, pinto imagens abstratas, para transportar o ouvinte, criando cenários e construindo imagens de tempos e lugares com os quais espero que eles se possam identificar. Em relação a sons e temáticas, estou sempre em guerra com o que imaginei e com o que acabou por sair, não importa o quanto eu tente. Acho que não é incomum que músicos e artistas se sintam assim. Eu não direi que direção estou à procura agora enquanto me dirijo para o futuro. Terás de esperar pelo próximo lote de material para descobrir. Quanto às músicas:

Faixa 1: Running Through The Smoke é a minha homenagem a Londres, onde tantas coisas aconteceram para mim. The Smoke é um antigo apelido para Londres, devido à sua conhecida história de neblina e poluição atmosférica. Aqui nomeio várias áreas da cidade enquanto o casal da história atravessa o rio Tamisa desde a antiga cidade até ao South Bank, onde a cidade recentemente reconstruiu antigos edifícios industriais em nova arte, museus e espaços de performance. Toneladas de vida noturna. Depois mais de Londres, andando no The Tube para Soho e Wardour Street, onde o famoso clube Marquee trouxe música ao mundo. Os canais para Camden Roundhouse, onde são encontradas novas tendências em música, roupas e estilo de vida. Mas, ao mesmo tempo, é uma história romântica, com o casal a correr de mãos dadas pelas ruas, ziguezagueando pelo trânsito, num mundo próprio. Smoke é uma música acelerada, com um ótimo solo do guitarrista George Keller, uivando até o último verso.

Faixa 2: Love On The Move parece agradar às pessoas. Tem pulso. Podes aumentar o volume e dançar pela cozinha com a tua parceira enquanto lavas a louça! É a minha versão de outro encontro real com alguém que me chamou a atenção. Não há muita possibilidade de sucesso, mas nunca saberás se não tentares. Desde a gravação, adicionei uma frase curta ao refrão, quando canto ao vivo. Arruma um pouco mais e termina com uma nota positiva. “As coisas podem muda, para melhor agora!”. Mid-tempo e deliberadamente direto.

Faixa 3: Sea Of Dreams foi um novo terreno para mim. Imagina o Norte de África, não muito longe de ti. O Mediterrâneo, Marrocos, decadência urbana e intriga. Uma dica da mitologia grega, levado à praia… o calor, a escuridão, a mulher misteriosa com os quadris a balançar, a bateria e a música estranha. Acho que esta chegou muito perto do meu cenário original imaginado. A minha faixa favorita. Muita bateria e contra-ritmos. Deixei espaço para um solo instrumental, George Keller entendeu as minhas intenções e praticamente estabeleci o que eu queria ao primeiro take. Há mais “murmúrios” adicionados de guitarra ao longo da música que a tira do comum, e um solo altíssimo que te faz esquecer que é uma guitarra elétrica. Em seguida, improvisamos uma coda longa e desbotada que eventualmente deriva para o nada. Nada é perfeito, mas está perto.

Faixa 4: Night Vision já tinha sido gravada antes, mas não para minha satisfação. Consequentemente – Night Vision # 2. Não é incomum que músicos revisitem as suas músicas e as apresentem de forma modificada. Portanto, entrei nessas fileiras. Ainda a tentar pintar aquele quadro de estar na janela numa noite muito chuvosa, numa cidade grande como Nova York. A observar o mundo que passa. É uma experiência universal. Observação. Todas essas músicas vivem na minha mente como entidades visuais e também musicais.

Faixa 5: Back To Life. Esta foi uma música que esbocei há algum tempo, mas nunca gravei. Mais uma vez, um ritmo pulsante. Poderia ser considerada como a saudade de um viajante espacial, finalmente de regresso a depois de sua viagem sem graça, mas, como muitas das minhas músicas, é uma letra universal com a qual quase qualquer pessoa se pode identificar. Indo para casa. Além disso tem, novamente, um ângulo romântico. Ser abraçado por um ente querido, sem querer que o abraço acabe, depois de meses ou anos sozinho e separado. Também poderia ser sobre mim, ainda a trabalhar na música. Sempre de volta a isso. Depois de todos esses anos, nunca acaba. Há sempre novos sonhos e novos lugares onde quero ir.

 

 

Os processos de escrita e composição foram feitos em solitário, ou tiveste a ajuda de outros músicos?

Todos os processos de escrita e composição foram feitos por mim. Culpado conforme acusado. Portanto, se não gostas de alguma coisa, já sabes quem é o culpado!! Toquei e cantei tudo, exceto as excelentes contribuições de guitarra em muitas faixas de George Keller. George e eu conhecemo-nos on-line, embora apenas uma vez pessoalmente, e descobrimos que tínhamos muito em comum em relação ao gosto e perspetiva musical. Vi-o tocar uma grande variedade de estilos nos seus vídeos online. Aproximei-me dele sobre a gravação de algumas faixas. Ele estava pronto para isso, portanto eu fiz muito pouco, mas enviava-lhe a estrutura de qualquer música em que estivesse a trabalhar e ele apresentaria o seu input. Em seguida, combinamos as peças e na maioria das vezes foi um bom ajuste. Mas a Covid surgiu e moramos a 1.300km de distância. Portanto, fizemos tudo por telefone e por troca de ficheiros de música online. Tornamo-nos grandes amigos e tenho certeza que voltaremos a trabalhar juntos no futuro. Quando as gravações das faixas ficaram concluídas, George também trabalhou na masterização das músicas. Ele teve acesso aos programas que precisávamos, e conseguimos fazer tudo à distância, trocando samples de faixas masterizadas até encontrarmos uma que funcionasse para a música e soasse melhor.

 

Porque escolheste este título para o álbum? O que significa?

Ah sim. O título do álbum. Na capa interna do CD, no painel central, está um poema. Começa com The Space e termina com The Tracks In Space.

The space

The silence

The stillness

The isolation

The solitude

The drifting

The mind unfettered

The thoughts untethered

The path invisible

The nothing

The trance

The imagined

The surreal

The idea

The meaning

The sound

The song

The heart

The pulse

The metre

The drums

The dance

The fantasy

The reality

The tracks in space.

É a evolução de uma música. Ou das minhas músicas, pelo menos. Primeiro não há nada. Silêncio. Depois, a nossa imaginação começa a funcionar. Preenchemos o silêncio e os sons chegam aos ouvidos dos outros. Esperançosamente, colocando os seus pensamentos e corpos em ação. Há silêncio num CD virgem. Depois há música. Uma pista. Depois, silêncio novamente. Ligado e desligado. Como carris numa linha férrea. Mais música, depois mais silêncio, etc. Cada vez que uma nova faixa nasce, preenche aquele espaço silencioso. Trilhas no espaço. Talvez não haja rastos no espaço, depois de passarmos. Sem pegadas, com certeza. A ideia e produção da capa do CD. Durante algum tempo, a minha mente carregava duas linhas vermelhas brilhantes convergentes. Como caligrafia chinesa. Sem significado. Apenas aquelas linhas vermelhas convergentes. Quando criei o título Tracks In Space, a ideia óbvia de carris, em direção ao infinito, surgiu na mente. Tirei uma foto, converti a cor dos trilhos nas minhas imaginadas linhas de caligrafia vermelhas brilhantes e tudo se encaixou. Adicionei algum espaço para os carris irem, e foi isso!

 

Em termos líricos, quais são os principais temas que abordas neste álbum?

Não tenho a certeza se estou a lidar com problemas importantes com as letras. Há amor, perda, solidão, sexo e muitas outras coisas que todos nós observamos, que nos podem levar a agir. Mas são todos temas universais e são situações com as quais as pessoas se podem identificar, não importa onde vivam.

 

E a respeito dos Flash? Tens alguma notícia que queiras partilhar com a sua vasta legião de fãs e connosco?

Flash era uma banda maravilhosa de se pertencer e divertida de ver ao vivo, mas como todos sabemos, não podemos voltar com o relógio atrás. Depois Pete Banks fez vários trabalhos musicais com fragmentos de músicas dos Flash e Ray Bennett e eu construímos um CD de Flash, mas por melhor que tenha sido, do meu ponto de vista, a magia do original nunca poderia ser substituída. Músicas, álbuns e gravações cruas de espetáculos ao vivo continuam a surgir. Mas os elementos restantes da banda deveriam estar convencidos de que aconteceu como aconteceu. E todos os desejos não podem nem devem mudar nada. Uma coisa que eu gostaria de dizer é um grande obrigado a quem viu a banda ao vivo, ouviu na rádio, ou comprou os discos, e que ainda continuam a nos contactar a dizer o quanto a banda significou para eles. Uma lembrança importante que tenho foi durante uma das nossas primeiras tournées pelos EUA. Um jovem veterano do Vietnam veio ter connosco depois do espetáculo e agradeceu-me seriamente por fazer a música que o ajudou a manter a sanidade enquanto esteve lá. Ele mencionou Small Beginnings e The Time It Takes. Nunca sabes até onde as tuas palavras podem viajar e o que elas podem significar para outras pessoas que nunca conhecerás.

 

Já tiveste a oportunidade de tocar este álbum ao vivo? Tens mais alguma coisa planeada?

Sobre tocar Tracks In Space, ao vivo. Espero reunir alguns músicos para ver se conseguimos dar vida à música, ou pelo menos fazer um vídeo de performance semelhante a uma sessão das músicas ao vivo, mesmo que nunca saia para a estrada dessa forma.

 

Obrigado, Colin. Queres enviar alguma mensagem para os nossos leitores e para os teus fãs?

Mais uma vez obrigado, Pedro, por esta oportunidade de divulgar um pouco, e para todos os fãs dos Flash por aí que continuam a dizer coisas sobre a banda – muito apreciado, meus amigos. Paz e amor para todos vocês.


Comentários

DISCO DA SEMANA #42 VN2000: Heathen Cross (CLOVEN HOOF) (High Roller Records)

MÚSICA DA SEMANA #42 VN2000: In The Name Of The Children (CULT OF SCARECROW) (Empire Records)

GRUPO DO MÊS #10 VN2000: Forgotten Winter (Loudriver Records)