Entrevista: Sig:Ar:Tyr

 


Após um hiato de oito anos, os Sig:Ar:Tyr, o projeto solo do talentoso multi-instrumentista Nigel Kay, aka Daemonskald, retorna com o aguardado álbum Citadel Of Stars. Nesta entrevista, Nigel compartilha detalhes fascinantes sobre o processo criativo por trás de Citadel Of Stars, as dificuldades enfrentadas durante a produção e as motivações que o levaram a revisitar as raízes de sua inspiração. Além disso, reflete sobre os desafios de trabalhar sozinho e a decisão de incluir duas faixas instrumentais no álbum, proporcionando uma experiência auditiva única que transcende o tempo e o espaço. Preparem-se para mergulhar na mente de um verdadeiro visionário do black metal enquanto exploram os mistérios e as maravilhas do universo com Sig:Ar:Tyr.

 

Olá, Nigel, como estás? Obrigado pela disponibilidade para esta entrevista. Sig:Ar:Tyr está de volta aos álbuns, oito anos depois do excelente Northen. Por que demoraste tanto para lançar um novo álbum?

Estou bem, obrigado, muito feliz por ter o novo álbum finalmente lançado. Cada álbum tem vida própria e nunca sabes que caminhos ou obstáculos irás encontrar. Eu não tinha a certeza que rumo tomar depois de Northen, e durante algum tempo até pensei que estava pronto para encerrar o projeto e seguir para algo completamente novo. Mas depois de um exame de consciência, senti que precisava descobrir novamente por que comecei tudo isso e voltar ao poço da inspiração. Tive que voltar ao passado do álbum e sabia que queria voltar para um som mais atmosférico, já que Northen era um metal mais direto. Foi quando surgiu a pandemia e isso também desacelerou as coisas. Mas eu queria mesmo que cada música fosse importante e gastei muito tempo em cada uma delas. Queria que cada peça fosse tão forte e memorável quanto possível e contribuísse para o álbum como um todo. Não tinha nenhum prazo além daqueles impostos a mim mesmo, portanto foi frustrante depois de um tempo por estar a demorar tanto.

 

Passaste todos estes oito anos a trabalhar em Citadel Of Stars?

Eu tinha todo o tipo de ideias a surgir, mas acho que só comecei a gravar seriamente no final de 2018. E depois passei muito tempo a descobrir todos os timbres de guitarra, sintetizadores, baixo e até aluguei um kit de bateria eletrónica para tocar quantas partes de bateria eu pudesse, mas também programar aquelas que eu não conseguia. Como uma one-man-band, preciso desbastar cada parte até que esteja pronta, e isso leva uma quantidade extraordinária de tempo para encaixar no pouco tempo livre que tenho numa vida normal ocupada.

 

O título do álbum é Citadel Of Stars e podemos ver referências estelares nos títulos das músicas. É um álbum conceptual sobre essas questões?

Existem alguns temas que perpassam o álbum, mas não há nenhum conceito abrangente além de uma sensação geral de admiração e mistério dos céus que assombram a humanidade desde o início dos tempos. Temas de deixar um mundo moribundo para se reunir aos deuses nas estrelas e continuar a civilização noutro lugar. Dei ao álbum o nome da antiga cidade de Gondor do Senhor dos Anéis, chamada Osgiliath, que é “A cidadela do exército de estrelas” em élfico. O álbum não tem nada a ver com O Senhor dos Anéis, mas com o nome e a arte da capa, imaginei uma torre no meio de uma cidade em ruínas onde os últimos remanescentes da humanidade se reúnem para ascender espiritualmente às estrelas.

 

E como é que essas questões astronómicas se cruzam com as tuas influências nórdicas, tanto conceptuais como líricas?

A humanidade sempre olhou para as estrelas em busca de inspiração e significado, não está especificamente ligada ao Norte. Muito do que aprendemos sobre o céu noturno vem da antiga Mesopotâmia, do Egito e de muitas outras civilizações. Tenho alguns mitos nórdicos e referências históricas em vários lugares do álbum, mas diria que o álbum, no geral, tem uma visão mais mundial. Olhamos para as estrelas em busca da fonte das nossas origens na nossa história mais profunda e da nossa conexão espiritual com os nossos deuses. E trata-se também de uma existência cíclica e do nosso sentido de olhar para trás, para o passado, e também para o futuro, para regressar às estrelas.

 

No álbum anterior, Northen, trabalhaste com banda. Agora estás sozinho. O que aconteceu?

Eu tinha alguns amigos de outras bandas locais (Battlesoul e Vesperia) que me ajudaram a fazer alguns espetáculos ao vivo por volta de 2012-2013, e pela primeira vez pensei que seria ótimo gravar o próximo álbum como banda e aliviar a pressão de ser eu a tocar tudo. Desde esse álbum, todos nós ficamos geograficamente distantes, e também houve a pandemia, e fez sentido continuar como eu tinha feito antes e fazer tudo sozinho. Gosto do desafio e da responsabilidade de fazer isto, e isso garante que tudo corresponda exclusivamente à minha visão e trabalho árduo.

 

Mas, para este novo álbum, todo o processo criativo foi um trabalho individual ou tiveste alguma ajuda?

Sim, Citadel Of Stars foi tudo eu musicalmente! O único trabalho externo foi a arte e o design da capa.

 

Durante o desenvolvimento do projeto quais foram as principais dificuldades que encontraste?

Uma das coisas mais difíceis é encontrar aquele “som na tua cabeça”. Imaginas algo e podes ouvi-lo na tua mente, mas nem sempre isso se traduz em realidade. Portanto, houve muita experimentação com sons diferentes, equipamentos diferentes, tantas coisas chatas que tens que acertar antes mesmo de começar a gravar. Pode ser muito frustrante quando as coisas não estão a funcionar e interfere no fluxo criativo. Além disso, também ser capaz de lutar contra as dúvidas internas sobre o que estás a criar. Isto é na verdade o melhor que podes fazer? Será que isso enfrentará o que criaste antes e resistirá ao teste do tempo? Será tudo em vão? Tive muitas lutas criativas pessoais nas quais definitivamente perdi a confiança no que estava a fazer e em quanto tempo estava a demorar.

 

Duas das músicas do álbum são instrumentais e ambientais, incluindo o tema-título. O que procuraste com estas abordagens?

Northen foi o único álbum em que decidi que não queria ter nenhum instrumental. Todos os meus álbuns anteriores tinham pelo menos alguns instrumentais e é algo que eu realmente gosto de fazer, além de adicionar dinâmica e espaço para respirar às seções de um álbum. Portanto, definitivamente queria voltar aos instrumentais com Citadel Of Stars. Foi a primeira vez que escrevi um instrumental desde a música Sonatorrek do Godsaga, mas normalmente não começaa a dizer: “Ok, quero escrever um instrumental”, isso acontece naturalmente enquanto escreves e o que te está a inspirar e como elas interagem com as outras músicas do álbum. Sempre adorei os instrumentais de Yngwie Malmsteen e a minha primeira demo, The Stranger, era praticamente toda instrumental acústica com algumas palavras faladas aqui e ali. Podes dizer muito num música sem ter palavras. A guitarra é como eu me expresso, portanto é natural que às vezes eu a use como a minha única voz.

 

As críticas têm sido ótimas, mas como reagiste quando alguém diz que a classificação do álbum é menor devido ao uso excessivo de solos de guitarra?

Oh (risos), esse foi um dos melhores comentários que já recebi! Eu não considerei isso de forma negativa. É muito preciso, pois não há muitas pessoas a fazer solos de guitarra no black metal, e algumas pessoas não gostam deles ou acham um cliché dos anos 80, mas, como mencionei anteriormente, a guitarra é como eu me expresso... Não sou um bom vocalista, nem baterista, nem baixista, portanto esse é o meu instrumento principal. Solos são partes integrantes das minhas músicas, e quero que eles sejam lembrados como qualquer outra parte de uma música. Os solos têm que elevar a música a alturas ainda maiores e ser intencionais e memoráveis, não apenas teatrais. Concluindo, novamente, não foi algo que considerei negativo para mim, eu uso isso como uma medalha de honra!

 

O álbum traz um CD extra com o primeiro EP, The Stranger, de 2003. Promoveste algum tipo de trabalho nessas músicas, como regravação, remasterização ou algo assim?

Não, é exatamente igual ao original, que só foi lançado em 100 cópias em CDR. Portanto, nunca teve um lançamento adequado antes.

 

Como surgiu essa possibilidade e ideia e qual foi a tua intenção?

Era o 20º aniversário dos Sig:Ar:Tyr, e parecia um momento apropriado, e como mencionei anteriormente, eu tive que me aprofundar na minha inspiração original ao criar Citadel of Stars e nas faixas da demo. Como Orion Awaits, Beyond the Dying Sun e At The Gates também cobriram temas semelhantes de ascensão estelar/espiritual, foi uma ótima maneira de unir o passado e o futuro.

 

Haverá possibilidades de levar estas músicas para palco e tocá-las ao vivo? Em caso afirmativo, que membros te acompanhariam?

De momento, não há planos. Se houver uma oportunidade de tocar novamente com o pessoal com quem toquei anteriormente e fazer alguns espetáculos aqui e ali, seria ótimo.

 

Obrigado, Nigel, mais uma vez, foi uma honra. Queres enviar alguma mensagem aos nossos leitores e aos teus fãs?

Obrigado pelo apoio e comentários de todos sobre o novo álbum. Estou feliz que algo em que trabalhei tanto tempo e com tanto afinco tenha significado para outras pessoas e que possamos finalmente compartilhar a jornada até as estrelas.


Comentários

DISCO DA SEMANA #36 VN2000: Rysen Symbol (AXEL RUDI PELL) (Steamhammer/SPV)

MÚSICA DA SEMANA #36 VN2000: I Wanna Be Your Bitch (THE DEAD DAISIES) (Steamhammer/SPV)

GRUPO DO MÊS #09 VN2000: Web (Firecum Records)