Entrevista: Ben Blutzukker

 


Ben Blutzukker é um one-man-project da Alemanha já conhecido por ser o “tipo do Lego-Metal”. Os vídeos em stop-motion utilizando peças da famosa marca nórdica estão na origem dessa descrição. Todavia, para além disso, existe um criativo artista, a solo ativo desde 2015, mas onde Build Your Idols é apenas o seu primeiro longa duração. E foi para nos falar dele que estivemos a conversa com o multi-instrumentista.

 

Olá, Ben, como estás? Obrigado pela tua disponibilidade. Podes apresentar o teu projeto aos metalheads portugueses?

Olá, Pedro! Claro, eu sou o Ben Blutzukker da Alemanha. Comecei como um one-man-project de metal só e pouco tempo depois comecei a criar vídeos em stop-motion. Por isso, sou atualmente conhecido como "o tipo do Lego-metal".

 

Tens estado ativo desde 2015 com alguns lançamentos menores. Porque é que demoraste tanto tempo a lançar um álbum completo?

Como artista a solo, não tenho planos de fazer espetáculos ao vivo. Portanto, não era importante ter produtos físicos como CDs à mão. Por isso preferi ter períodos mais curtos entre lançamentos menores.

 

Build Your Idols é esse álbum, que é muito diversificado. Podes falar sobre as tuas influências nestas canções?

Há muitos estilos na minha música. Algumas músicas são heavy metal clássico (mas com vocais profundos e guturais), outras são hard rock, e até uma é metal industrial. Eu gosto de todos esses estilos.

 

O álbum foi composto ao longo dos últimos anos ou todas as músicas são recentes?

A maior parte do material das músicas foi criado recentemente; apenas alguns riffs são do final de 2022, quando lancei o EP anterior Son Of A Gun.

 

O álbum é composto por seis faixas bónus. Que músicas são essas?

A versão digital tem 11 músicas novas, enquanto a versão em CD inclui 17 faixas. Cinco delas são músicas minhas que nunca foram lançadas em CD antes. A última faixa é uma versão ao vivo muito antiga da minha canção Queen Of The Nite, interpretada pela minha primeira banda Teufelskreis.

 

Então a última faixa, Queen Of The Nite, não foi criada para os Jormundgard?

Foi criada para os Teufelskreis por volta de 1998/1999, mas separámo-nos no outono de 2000. Pouco tempo depois, juntei-me aos Jormundgard. Tentámos gravar uma versão de Queen Of The Nite, mas não se enquadrava no estilo da banda.

 

Já agora, os Jormundgard estão num hiato, certo? Tens alguma ideia de reativar a banda?

Eu deixei a banda antes de eles entrarem em hiato. Não me parece que tenham planos para se voltarem a juntar, na minha perspetiva.

 

De regresso a Build Your Idols, álbum onde fizeste quase tudo sozinho. Por que seguiste este caminho?

É assim que consigo trabalhar em coisas criativas - sem compromissos, tudo ao meu próprio ritmo e de acordo com a minha disposição.

 

As exceções são algumas ajudas na composição de algumas canções e dois convidados para a voz em Scream. O que é que estavas a tentar trazer para essa canção ao convidá-los?

Eu escrevi todas as canções sozinho, exceto as duas covers (Intro & Outro) do álbum. A Vivs e a Flo dos FlowerLeaf também são de Düsseldorf, por isso, a certa altura, disse: "Quero que cantem no meu próximo álbum".

 

Já tiveste a oportunidade de tocar estas canções ao vivo? Que mais tens programado para o futuro?

Não tenho planos para atuações ao vivo, mas o próximo álbum já está a ser trabalhado.

 

Obrigado, Ben, mais uma vez. Queres enviar alguma mensagem aos nossos leitores ou aos teus fãs?

Se sentem que falta alguma coisa, vão e criem-na!


Comentários

DISCO DA SEMANA #47 VN2000: Act III: Pareidolia Of Depravity (ADAMANTRA) (Inverse Records)

MÚSICA DA SEMANA #47 VN2000: White Lies (INFRINGEMENT) (Crime Records/We Låve Records)

GRUPO DO MÊS #11 VN2000: Earth Drive (Raging Planet Records)