Entrevista: Empiric

 


The Seven Laws é o segundo álbum dos Empiric e tem como base de inspiração o livro de Deepak Chopra As Sete Leis Espirituais. No entanto, em bom rigor, The Seven Laws não é um álbum muito espiritual. Pelo contrário, este conjunto de oito temas são curtos, diretos, compactos e cheios de força. O mentor do projeto, JP que aqui lidera um conjunto de músicos notáveis, conta-nos tudo nesta entrevista.

 

Olá, JP, é um prazer ter-te aqui hoje. Vamos começar com uma pergunta básica para aqueles que talvez ainda não conheçam a banda. Como é que surgiu a ideia de formar os Empiric?

Comecei estes Empiric como uma ferramenta para me exprimir musicalmente. Depois de ter estado em muitas bandas, decidi criar a minha própria banda, onde pudesse decidir o que fazer e como o fazer e foi assim que nasceu Empiric. Fizemos algumas demos e demos alguns concertos, mas só em 2018 é que lançámos o primeiro álbum dos Empiric.

 

De que forma achas que The Seven Laws difere do vosso álbum de estreia?

Em primeiro lugar a língua, o primeiro álbum foi gravado em espanhol e este foi gravado em inglês. Eu queria adotar uma abordagem mais internacional, por isso fazê-lo em inglês foi a escolha óbvia. Musicalmente, este álbum incorpora muito mais influências e uma variedade de estilos e instrumentos que não estavam presentes no primeiro álbum. Este segundo álbum, na minha opinião, é um álbum mais maduro com uma melhor produção e canções mais bem elaboradas.

 

Seis anos se passaram desde o Empiric. Todo esse tempo foi usado para a criação do The Seven Laws?

Não, não foi. Demorei 3 anos a fazer este álbum e o resto do tempo foi passado a fazer promoção e a fazer alguns espetáculos para promover o primeiro álbum.

 

E, durante este período de composição, quais foram as principais diretrizes que tentaste seguir?

A única diretriz que segui foi que queria que os ritmos das músicas fossem dançáveis. Ritmos que fizessem o teu corpo mexer e não apenas a tua cabeça e essa foi a base para criar estas canções. Para além disso, não me impus limites, apenas escrevi o que me veio à cabeça sem pensar em estilos ou instrumentos ou qualquer coisa que pudesse limitar a minha criatividade.

 

O álbum é inspirado no livro Las Sete Leyes Espirituales, de Deepak Chopra. Que inspiração encontraste nele?

É um livro que teve um grande impacto em mim e na minha vida. Ajudou-me a ultrapassar algumas circunstâncias difíceis e a passar por um mau período na minha vida e foi tão importante que decidi basear o meu próximo álbum nesse livro, para tentar espalhar a palavra sobre a sua mensagem e se, pelo caminho, pudesse ajudar alguém da mesma forma que me ajudou, então consideraria uma missão cumprida

 

E como é que cruzas a escrita de Chopra com as tuas composições?

Cada canção fala de uma das leis, tentando exprimi-las da forma mais direta possível e, ao mesmo tempo, adaptando-as ao tempo, à melodia e à duração da canção, pelo que não foi fácil, mas estou muito orgulhoso da forma como ficou e muito satisfeito com o resultado final.

 

Vamos falar sobre o processo criativo. Como é que compõem as vossas canções? É um esforço coletivo ou cada membro tem um papel específico?

Eu escrevo tudo sozinho e depois rodeio-me dos melhores músicos possíveis para gravar as canções e tocá-las ao vivo. Gravo ideias no meu telemóvel constantemente e depois traduzo-as para a guitarra ou para qualquer instrumento que precise e depois gravo demos no meu portátil e adiciono todos os outros instrumentos, os arranjos, etc.

 

Tens aqui um número incrível de convidados. Como é que isso foi possível?

Já trabalho no mundo da música há muito tempo, por isso conheci muitas pessoas ao longo dos anos. Conheço alguns dos convidados do álbum há anos. Com alguns outros tive contacto através das redes sociais e outros foram apenas coincidências felizes. Já tinha gravado as demos das canções e enviei-as a todos eles e todos gostaram do material e estavam dispostos a participar no projeto, por isso sinto-me muito sortudo, muito honrado e grato por ter músicos tão fantásticos a tocar as minhas canções. Alguns deles são heróis da juventude para mim, por isso tê-los no meu álbum é como um sonho tornado realidade, é como um círculo completo.

 

Que contributo deram para as tuas composições?

Não lhes dei quaisquer diretrizes nem nada, apenas lhes disse onde deviam tocar e deixei-os fazer o resto. Todos eles têm o talento, a técnica e a experiência, por isso confiei plenamente que iriam gravar as melhores partes possíveis e todos eles excederam as minhas expetativas. Sinto-me muito sortudo, satisfeito e agradecido pela sua contribuição.

 

Merece especial destaque a utilização de trompete e trombone em duas músicas, o que deu ao álbum uma sensação mais rica. Como é que essa ideia surgiu?

Gosto muito do som dos instrumentos de sopro em todos os géneros musicais, mas gosto especialmente da forma como soam em conjunto com guitarras pesadas. Também sou um grande fã de salsa e de outros géneros latinos, por isso a ideia surgiu naturalmente. Não foi algo forçado, não estava a planear nada, apenas senti que a canção precisava disso e fui em frente. Tive o privilégio de trabalhar com alguns músicos do Chile que tocaram com artistas muito conhecidos, como o Ricky Martin, e o resultado é obviamente muito bom. Gosto muito e as pessoas também parecem gostar, por isso acho que foi a escolha certa. Estou contente por ter apresentado algo novo e diferente daquilo que as pessoas estavam à espera. Gosto de surpreender as pessoas.

 

Fredrik Nordström foi o homem por detrás dos processos de mistura e masterização. Como foi trabalhar com um nome tão importante?

Foi muito fácil trabalhar com ele. É um tipo muito simpático, uma pessoa muito humilde, educada e profissional. Trabalhou muito rapidamente e fez com que as músicas atingissem outro nível sonoro com a sua competência e magia. Ele é uma verdadeira lenda e foi uma honra e um prazer trabalhar com ele. O som que ele conseguiu é poderoso, mas ao mesmo tempo puro, por isso estou extremamente feliz com o trabalho dele, que é o que se espera de um produtor do seu calibre.

 

Quais são os próximos passos dos Empiric? Há planos para tournées ou novos projetos?

Eu adoraria tocar ao vivo. Já tenho uma banda e estou a falar com agências e locais para ver se podemos fazer alguns espetáculos ao vivo. Ao mesmo tempo, também estou a escrever material novo, já tenho algumas músicas prontas para gravar, por isso acho que não vai demorar muito até que possam ter algum material novo dos Empiric.

 

Obrigado, JP. Foi uma honra. Queres enviar alguma mensagem aos nossos leitores e aos teus fãs?

Antes de mais, muito obrigado, Pedro, pelo apoio e pelo espaço. É um álbum curto, tem apenas 30 minutos, mas recomendo que o ouçam do princípio ao fim, a um bom volume, com auscultadores ou um bom equipamento de som e que mergulhem de mente aberta e desfrutem. Se quiserem ter mais informações, podem ir a empiricband.com onde podem encontrar todos os links para as nossas redes sociais e tudo o que precisam de saber sobre a banda. Muito obrigado, espero ver-vos em breve.


Comentários

DISCO DA SEMANA #36 VN2000: Rysen Symbol (AXEL RUDI PELL) (Steamhammer/SPV)

MÚSICA DA SEMANA #38 VN2000: Today Tonight Tomorrow (MEER) (Karisma Records)

GRUPO DO MÊS #09 VN2000: Web (Firecum Records)