Entrevista: Shakai

O álbum Fragments dos Shakai, é um trabalho que se destaca no panorama do jazz contemporâneo, marcando a maturidade do quinteto norueguês. Composto por sete faixas, Fragments demonstra a capacidade do grupo em conjugar elementos tradicionais do jazz com uma abordagem moderna e experimental, resultando numa sonoridade única e cativante. Motivos para irmos conversar com a simpática líder do projeto, Eline Rafteseth.

 

Olá, Eline, como estás? Obrigado pela tua disponibilidade. Antes de mais, importa-se de apresentar os Shakai?

Olá, obrigada por me convidarem para falar convosco! Os Shakai são uma banda norueguesa de jazz que assinou contrato com a fantástica editora Is It Jazz? Records. Perguntam-me muitas vezes a que género pertencemos, mas é-me impossível responder de forma definitiva. Para ajudar a apresentar-nos aos locais, chamo-lhe indie-jazz. Mas isso vem do significado original de indie, não do som do indie-pop, que se tornou muito caraterístico, especialmente em Bergen. O quinteto é composto por mim no contrabaixo, Gabriela Lie Garrubo na voz e percussão, Elisabeth Lid Trøen nos saxofones, Simen Walle na guitarra e Kenneth Kapstad na bateria.

 

A formação dos Shakai conta com membros de diversas origens e experiências. Como é que essas histórias individuais contribuem para a dinâmica geral e para o processo criativo da banda?

Os músicos da banda foram escolhidos a dedo especificamente por causa das suas origens e dos seus sons únicos. Todos são incrivelmente talentosos e profissionais, para além de serem pessoas muito simpáticas, o que faz com que o processo criativo seja muito natural e fácil. A Gabriela tem uma das vozes mais bonitas que conheço, pega nas minhas melodias e fá-las soar tão bem. A sua voz e os saxofones da Elisabeth combinam muito bem e são uma equipa poderosa quando se trata de criar segundas vozes e harmonias divertidas. Adoro tocar com o Kenneth, ele tem uma grande variedade de expressões e adoro a forma como ele faz soar qualquer bateria. Ele faz com que seja tão fácil tocar baixo. Uma atenção especial tem de ser dada ao nosso guitarrista, Simen, que desempenha um papel significativo na formação do nosso som. Ele pega nas minhas sugestões de acordes muito simples e eleva as músicas a um nível completamente diferente. A banda não seria o que é sem as contribuições únicas que cada membro traz para as músicas que eu crio.

 

O nome Shakai é intrigante e está enraizado no conceito japonês de sociedade. Como é que esta influência social molda a música e os temas líricos de Fragments?

Não molda (risos)! O significado do nome foi apenas uma feliz coincidência. O nome surgiu por volta de 2015, quando a banda era um grupo de estudantes composto por mim, Gabriela e outros estudantes de jazz da universidade. Eu estava a preencher uma candidatura a uma bolsa, claro, mesmo antes do prazo final, e precisava de um nome para a banda - que até então tinha o título provisório muito ingénuo (leia-se fofo e estúpido) de Fint Band (banda simpática). Ninguém da banda respondeu quando liguei, por isso procurei desesperadamente em todas as minhas gavetas e armários por inspiração e encontrei uma coisa de ervas chamada Shacai. Achei que era fixe, mas mudei o “c” para um “k”. Desde então, o nome da banda tem-se mantido com as canções que escrevi e tornou-se na banda que é hoje.

 

A tua música mistura vários géneros e desafia as definições convencionais. Podes explicar melhor o processo de integração destas diversas influências musicais no teu som único?

Não sei se tenho muito a acrescentar ou a explicar, na verdade. Só faço coisas que acho que soam bem ou que são divertidas de tocar. Já ouvi muita música diferente e provavelmente tenho muitas referências no meu subconsciente, mas não penso muito no que estou a fazer. Surge assim do nada.

 

Fragments é descrito como belo e cru, divertido e estranho. Podes falar de algumas faixas específicas em que estes elementos contrastantes são mais evidentes e como conseguiste este equilíbrio?

Essas palavras soam muito melhor em norueguês (risos). Acho que as faixas onde estes contrastes são mais pronunciados são Lullaby e Changes. Sempre me inspirei muito no David Lynch, especialmente em Twin Peaks, e acho que essa influência se refletiu fortemente em Lullaby. Tem aquela sensação de algo ser bonito e idílico à superfície, mas com algo inquietante a espreitar por baixo. Jørgen Træen foi absolutamente essencial para dar vida a esta canção da forma como acabou por ficar. Estou muito satisfeito com a forma como foi misturada - adoro a forma como as vozes parecem estar a cantar mesmo na nossa cara, como os outros instrumentos estão colocados na paisagem sonora e a utilização de vários efeitos que unem tudo. A letra também é bastante triste e vulnerável, o que Gabriela transmite lindamente. Em contraste, Changes é uma história completamente diferente. Essa música é realmente tonta, e nós divertimo-nos muito quando a tocamos. Mas não quer dizer nada; é apenas uma história pateta sobre uma pessoa muito louca e controladora que se muda para cá e começa uma relação sem convite, contada de uma forma algo cómica. Não sei se isto faz sentido, mas é uma espécie de resposta, pelo menos!

 

A produção do álbum envolveu a colaboração de Iver Sandøy e Jørgen Træen. O que é que eles trouxeram para a mesa que ajudou a moldar o som final de Fragments?

Eles fizeram tanto para dar forma ao álbum! Antes de mais, adoro-os - é maravilhoso trabalhar com eles e recomendo-os vivamente a toda a gente. Num processo criativo, posso rapidamente começar a duvidar de mim própria e da música que crio, e o Iver encontra sempre o equilíbrio perfeito entre palavras de apoio e críticas bem-intencionadas. Sinto-me muito segura quando gravo música com ele, o que é muito importante quando gravo música que me é cara. O Iver também é um baterista fantástico, o que, para além do toque fantástico do Kenneth, claro, tem um papel importante no facto de a bateria soar tão incrível. As misturas em bruto já soavam lindamente antes mesmo de começarmos o processo de mistura. O Jørgen é um mágico por detrás dos controlos. Ele ouve pormenores em que eu nunca tinha reparado, realça elementos na mistura que podem transformar completamente o som e edita as coisas de forma tão perfeita que é como se nunca tivéssemos cometido um erro. Adoro a forma como ele usa efeitos diferentes, como acrescenta uma nova profundidade à música e a faz soar incrivelmente excitante. Estou convencido de que o Jørgen consegue fazer com que quase tudo soe bem.

 

Os vossos singles digitais Dandelion Child e Kanskje foram lançados antes do álbum. Como é que estas faixas foram recebidas e o que é que elas representam no contexto do álbum completo?

Na verdade, não recebi muito feedback sobre os singles, para além dos amigos e da família. No entanto, o álbum tem recebido críticas extremamente positivas. Kanskje é uma das canções mais antigas do álbum. Na verdade, foi escrita em 2017, mas ficou na prateleira até finalmente encontrar o seu lugar neste álbum. Foi um esforço de colaboração entre mim, Gabriela Garrubo, e dois dos meus colegas de banda dos nossos tempos de faculdade, Sondre Berg Abrahamsen e Martin Wright Thorsen. A letra e o conteúdo podem ser interpretados de várias maneiras. Para mim, recentemente, tornou-se quase como uma reflexão ou contemplação sobre o amor jovem. Reflete sobre a forma como eu costumava pensar e analisar em demasia, ansiando por ser compreendida, mas com dificuldade em articular as minhas emoções. É uma espécie de canção suave de “amor azedado”, mas de uma perspetiva algo ingénua e esperançosa. Dandelion Child é uma canção contra a injustiça, escrita em desespero durante o rescaldo do ataque terrorista de 2022 contra o Orgulho em Oslo. A letra fala de nos mantermos mais fortes juntos e de como o amor deve sempre vencer. Penso que esta canção exprime alguns dos meus sentimentos em relação a todas as coisas terríveis que estão a acontecer no mundo e à forma como os nossos líderes estão cheios de palavras vazias, mas não agem.

 

Quais são os planos futuros para os Shakai após o lançamento de Fragments? Há alguns projetos ou colaborações futuras que devamos aguardar com expetativa?

Fizemos um pequeno concerto de lançamento em Bergen no início de junho. Este outono, vamos dar três concertos em Oslo, Trondheim e Voss e depois vamos fazer uma digressão mais longa em janeiro. O sonho é entrar em contacto com uma agência de booking ou de management que me possa ajudar a levar a banda para a frente. É um grande desafio gerir tudo sozinha, especialmente enquanto estou ativa em várias outras bandas, trabalho e estudo. Eis como podes apresentar a mensagem final de Eline.

 

Obrigado, Eline, mais uma vez. Queres enviar alguma mensagem aos nossos leitores ou aos teus fãs?

Muito obrigada por terem dispensado algum tempo para falar comigo! Não sei se temos fãs (risos). Mas estou incrivelmente grata a toda a gente que dedica tempo a ouvir a nossa música. Espero ter a oportunidade de tocar para vocês num futuro não muito distante.


Comentários

DISCO DA SEMANA #36 VN2000: Rysen Symbol (AXEL RUDI PELL) (Steamhammer/SPV)

MÚSICA DA SEMANA #38 VN2000: Today Tonight Tomorrow (MEER) (Karisma Records)

GRUPO DO MÊS #09 VN2000: Web (Firecum Records)